quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Por que aprender uma segunda língua?


As formas de comunicação entre os indivíduos são variadas e dependem da utilização que o homem faz delas. Enquanto fenômeno humano a comunicação entre dois ou mais indivíduos através da utilização da linguagem pode ser considerado um ato fundador da vida em sociedade, ou seja, foi o desenvolvimento de formas de comunicação desde seus aspectos mais primitivos, como no caso das pinturas rupestres, até o desenvolvimento de uma língua comum a determinado território que tornaram possível a vida em sociedade.
No mundo atual, entretanto, a capacidade de se comunicar em uma segunda língua, que não a língua materna, torna-se primordial para uma atuação significativa em sociedade. Com o desenvolvimento das redes de comunicação e fortalecimento dos processos de globalização da economia, intensificando o fluxo e a circulação de bens, serviços e pessoas ao redor do mundo, a relação entre os povos está cada vez mais próxima e vivida de forma cada vez mais intensa.
Em meio às novas exigências do mercado globalizado, o domínio de idiomas se tornou sinônimo de crescimento. Com o avanço da globalização, que abriu as portas do mercado nacional para mundo, a exigência de habilidades comunicativas foi ampliada. Hoje, para se inserir no mercado – ou mesmo manter-se nele – é necessário ir além do domínio do idioma nativo. Nesta nova realidade, o conhecimento de uma segunda língua deixou de ser um trunfo e já é considerado requisito básico em diversas empresas.
A importância da aprendizagem de uma segunda língua representa não apenas a possibilidade de obter fluência em outro idioma, mas favorece em ampla escala a aquisição de competências interculturais, alterando percepções sobre formas de vida e as maneiras de se relacionar e/ ou estabelecer vínculos com pessoas de nacionalidades distintas e visões de mundo diversas.


Professora: tatiane Smarçaro Caliman
3ª série - Ensino Médio.
A partir da leitura do texto motivador acima e de acordo com a sua visão sobre o assunto abordado, discorra sobre quais são os benefícios advindos em se aprender uma segunda língua.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Voto Consciente: um forte instrumento de mudança política e social


Resultado de imagem para voto consciente 
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. 
Quando se fala em voto consciente, faz-se referência à importância de um voto tomado a partir de informações adequadas, que apontem ao eleitor que o votado é quem está mais apto a atender às demandas da população. Em certo nível, trata-se também de um voto “desapegado”: antes de pensar em vantagens pessoais, o eleitor deve pensar na coletividade, nas pessoas que o rodeiam.
Um voto consciente é feito com a consciência de que foi feita uma escolha adequada. Você deve ser capaz de dizer: com um conhecimento adequado sobre os candidatos em questão, escolhi aquele que acredito estar mais apto a gerir o patrimônio e o interesse públicos.


Ouvimos sempre na época de eleições a frase faça um voto consciente, mas a verdade é que votar consciente é muito mais fácil falado do que feito. Qual seria então a fórmula para votar consciente? Que passos você deve seguir para ter certeza de que você está fazendo uma boa escolha? 
 

https://www.google.com/search?q=voto+consciente&client=firefox-b-ab&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwii5pSC7-zdAhUFCpAKHRKlBLAQ_AUICigB#imgrc=emPZx6H6E4QQ2M:


https://www.suapesquisa.com/religiaosociais/eleicoes_voto.htm

3ª série do Ensino Médio.
Professora: Tatiane Smarçaro Caliman