A família é um
fenômeno social presente em todas as sociedades e um dos primeiros ambientes de
socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões,
modelos e influências culturais; se define em um conjunto de normas, práticas e
valores que têm seu lugar, seu tempo e uma história.
Especialistas e
intelectuais afirmam que não há um conceito único de família e que ele
permanece aberto, em construção, e deve acompanhar as mudanças de
comportamento, religiosas, econômicas e socioculturais da sociedade. Alas mais
conservadoras da sociedade e de diferentes religiões não compartilham dessa
visão e mantém o entendimento de que o fator gerador da família é o casamento
entre homem e mulher, os filhos gerados dessa união e seus demais parentes.
Mas, com o passar do
tempo, novas combinações e formas de interação entre os indivíduos passaram a
constituir diferentes tipos de famílias contemporâneas: a nuclear tradicional
(um casal de homem e mulher com um ou dois filhos, sendo a relação matrimonial
ou não); matrimonial; informal (fruto da união estável); homoafetiva; adotiva;
anaparental (sem a presença de um ascendente); monoparental (quando apenas um
dos pais se responsabiliza pela criação dos filhos); mosaico ou pluriparental
(o casal ou um dos dois têm filhos provenientes de um casamento ou relação
anterior); extensa ou ampliada (tem parentes próximos com os quais o casal e/ou
filhos convivem e mantém vínculo forte); poliafetiva (na qual três ou mais
pessoas relacionam-se de maneira simultânea); paralela ou simultânea
(concomitância de duas entidades familiares), eudomonista (aquela que busca a
felicidade individual), entre outras. O principal desafio é reconhecer a
legitimidade desses novos tipos de famílias, que precisam dessa oficialização
para ter seus direito jurídicos, previdenciários, entre outros, garantidos.
(fonte: UOL,
atualidades)
Qual é a definição
correta de família? Existe um conceito correto? As definições antigas dão conta
da diversidade que a sociedade contemporânea vivencia em suas relações? Para
muitos essas são questões polêmicas, e para você?
Professora: Tatiane S. Caliman
O texto mostra exatamente a realidade de hoje ,havendo uma ressalva de questões modernas que compõe as famílias.
ResponderExcluirFamília é um conjunto de pessoas que se encontram unidos independentemente da maneira que se "aliaram".
Para mim, não ha nada concretizador sobre o que é família .
No passado o "termo" família era visto na composiçaõ de homem e mulher ,mas no mundo contemporâneo tudo é diferente espaços se abriram para novos tipos de uniaõ .O principal desafio é reconhecer a legitimidade dessas famílias sem preconceito .
Para mim ,não ha nenhum" tom " de ser polêmico esse novo meio formador da sociedade .
Alias, a democracia existe a qualquer ocasião social .
Renan Macedo Carcabini (3° ano )
Segundo os especialista não há uma não há um definição única de família.
ResponderExcluirOnde cada individuo constitui uma família da maneira que ele achar melhor,portanto eu acredito que não existe um conceito correto de família.
Segundo a sociedade o entendimento de que o fator gerador da família e o casamento entre Homem e Mulher,gerando os filhos. Mas com ao passar de tempo essa sociedade esta sendo constituída de formas deferente, onde a sociedade não dar conta da diversidade.
Onde muitas pessoa ver essas questões como polemica, Eu não vejo,por que as pessoa constitui a família de maneira que lhe convêm. Maria Aparecida 2º ano
Atualmente o conceito de família esta muito perdido devido a mudanças no estilo de vida de algumas pessoas, que esta mais ligado a status, ao luxo, enfim ao modernismo no geral. Por isso, qualquer forma de envolvimento amoroso gerado entre pessoas, independente do sexo, religião, é valida. Afinal, como o próprio texto nos traz, não existe um conceito único de família.
ResponderExcluirErica Oliveira Carvalho 3°v01
A família é um fenômeno social presente em todas as sociedades é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais; se define em um conjunto de normas, práticas e valores que têm seu lugar, seu tempo e uma história.
ResponderExcluirPorém, nos dias atuais, os valores morais de antigamente estão se perdendo, alguns querem apenas dar valor aos bens materiais, ao comodismo, ao dinheiro rápido, ao luxo e etc, então cada qual vive no jeito em que acha melhor.
A familia é um meio social em que aprendemos a a nos relacionar com a sociedade,se define em um conjunto de normas em que tem seu tempo e história.
ResponderExcluirnão há um conceito único de família. hoje em dia os tipos de familias que estão sendo construido é bem diferente do que no passado, muitos estão tendo tipo de uniões diferentes.
para mim esses tipos de novas familias não é uma questão tão polêmica, pois cada um tem que viver com o que achar melhor.
Lucineide venturini ( 2º V01 )
não há um conceito único de família, pois cada pessoa constitui a família que achar melhor.
ResponderExcluirBrenda Ardiçon Giuriatto.
Atualmente, o conceito de família esta bem difundido do que existia antigamente. É a coisa mais comum ver famílias compostas de dois homens ou duas mulheres, filhos de pais diferentes vivendo como irmão, etc. Isso talvez por que as pessoas se cansaram de seguir determinados padrões que a sociedade impõe.
ResponderExcluirPenso que eles não estão errados, dado que cada pessoa tem a liberdade de escolher a que caminho deseja seguir.
Graziele Riguetto Venturin
Não existe um conceito único de família, no princípio o conceito principal era do casamento entre homem e mulher que formariam filhos gerando assim parentesco e futuros descendentes, mas com o passar do tempo esses conceitos foram mudando e diferentes tipos de famílias foram se constituindo. Cabe a nós sociedade sermos democratas e entender que existem diferentes constituições de familia e respeitar a opinião de cada um.
ResponderExcluirJulia Gabriela Sesana Seith
Não ha um conceito sobre familia mas para mim familia é entre Homem, Mulher e filhos outro tipo de familia é muito estranho eu acho. Não sei se todos concordão comigo mas esse negocio de mulher com mulher e homem com homem eu não aceito simplismente.
ResponderExcluirSamara Foeger
Se formos analisar pela lei de Deus a definição de família seria de homem, mulher e filhos, mas já na definição de atual vemos famílias completamente diferentes, onde é constituídas por dois pais ou duas mães, são situações que hoje a sociedade em si já se acostumou a ter esses tipos de família.Eu não tenho nenhum preconceito contra isso por mais que seja algo muito polêmico, mas para mim família se constitui de pai, mãe e filho.
ResponderExcluirVanessa Regiani Ferraço.
Não há um conceito único de família, os próprios especialistas e intelectuais afirmaram isso .
ResponderExcluirNo passado a família certa era aquela que se casassem um homem e uma mulher e que tivessem filhos e assim se formava uma família, só que ao passar do tempo muitas coisas foram mudando, como por exemplo as união entre dois homens ou duas mulheres.
Não acho esse assunto polémico, todos merecem ser feliz do jeito que acha melhor, não prejudicando o próximo já esta ótimo.
Aluna: Tamires Martins de Souza (3° ano)
Não existe um conceito único de família, com o passar do tempo novas combinações e formas de interação entre os indivíduos passaram a constituir diferentes tipos de famílias. O principal desafio é reconhecer a legitimidades dessas novas famílias. O mais importante nesta questão é que a diversidade da vida afetiva e familiar seja abordada de maneira que seu contexto e papel sejam compreendidos antes de serem julgados e que garanta a igualdade dos indivíduos.
ResponderExcluirBianca Giuriatto
Não há uma definição correta para família nos tempos atuais,com o passar do tempo o conceito família adquiriu várias formas de relacionamento,entre sexo oposto e do mesmo sexo.Nas também os mais conservadores estão ser modernizando.Cabe a cada um ter o seu conceito família,para obter sua felicidade.
ResponderExcluirTainah Passamani
Definitivamente não há uma definição unica para o conceito de família, um dos fatos que geram a família é o casamento do homem com a mulher, mas hoje em dia as coisas estão diferentes querem construir uma família com dois pais ou duas mãe são acontecimentos que foram há frente e se acostumaram a tem esse tipo de vida. Não sou contra com esse tipo de coisa cada um faz oque achar melhor para ele, mais para mim família é construída com a união de um pai, uma mãe e filhos para que possa ser realmente considerada uma família.
ResponderExcluirFelipe Viana
Família não é somente as pessoas q você tem como parentes,mas sim todas as pessoas que você possui uma amizade no seu dia-a-dia.Nos dias atuais até pessoas do mesmo sexo podem constituir uma família,isso causa muito preconceito em várias pessoas pelo mundo todo,mas o que realmente importa é a educação que cada um recebe e o respeito para com todos, assim podemos nos tornaremos pessoas ainda mais melhores.
ResponderExcluirEdmilson Rigoni Christ.
''Família",o alicerce para a construção de uma sociedade.Não é preciso existir uma concepção exata de como se formar uma uma família,e sim uma maneira exata de como instruir uma família.Do que adianta seguir o padrão impostos por muitos que família só existe se for homem e mulher casados e não existir preceitos para a construção de uma sociedade alicerçada com bons modos,educação e respeito ao próximo.Vamos deixar de ser preconceituosos e deixar as pessoas serem felizes construindo uma família que acharem melhor para si,seja ela homem e mulher,homem e homem,mulher e mulher,mas bem alicerçada para uma sociedade melhor.
ResponderExcluirBerenice Moro Benedito_3v01
família : É aonde tudo começa , a ser uma pessoa boa ,A ser uma pessoa humana , a ser uma base do futuro da família , pois tudo e passado de pai pra filho. suas culturas suas crenças e costumes, pois não existe coisa melhor que nossa família .
ResponderExcluirErics Trevezani Schimit.
Em minha opinião cada um deve construir um conceito de família de acordo com aquilo que considera certo em sua particularidade, ou do que é proveniente da religião e da sociedade em que faz parte desde que isso o deixe feliz...
ResponderExcluirCada um deveria fazer o que acha melhor para si, buscando a sua própria felicidade sem deixá-la ser alienada pela opinião alheia. E também, os outros deveriam respeitar a opinião de cada um preservando o direito que todos tem de buscar sua própria felicidade...
Texto acima: Milena Da Silva -3V01
ResponderExcluirAtualmente a definição de família está muito variada. Não há conceito correto sobre esse assunto pois cada indivíduo decide sobre a melhor opção a respeito da família. Hoje em dia alguns grupos familiares não seguem o que os mais idosos idealizavam sobre isso,mas tendo maior liberdade de fazer suas próprias escolhas e também temos que respeitar cada escolha para vivermos melhor em sociedade.
ResponderExcluir- Cristiano Azeredo Bossato 3ºV01
Família não apenas pessoas parentes de sangue,mais sim todo mundo ao nosso redor.Nos apenas escolhemos auge que gostamos,casamos com ela e vivemos ao lado dela, vivendo barreiras e dificuldades juntos.Geanderso Marques
ResponderExcluirA definição de família antigamente era um conjunto de pessoas que possuem parentesco entre si, mas atualmente as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de diferentes estruturas familiares perdendo esse conceito e tornando uma questão polêmica. Cabe a nós respeitar as diferentes estruturas familiares e à eles, obedecer os valores fundamentais do sistema atual nas relações familiares.
ResponderExcluirFamília é o ramo de uma boa pessoa na constituição de uma sociedade... Sua definição é difícil de dizer, pois hoje em dia existem várias transformações no ser humano... Estamos perdendo várias coisas em si, a cultura é um bom exemplo, tudo por causa da tecmologia que avança mais e mais, e nos dias de hoje existem várias estruturas familiares, e isso esta tornando uma questão muito polêmica... Enfim, temos que respeitar essas diferentes estruturas familiares, porque cada um tem seu jeito de ser, de pensar, de agir, etc...
ResponderExcluirAmanda C. Vieira 2º V01
Bem a definição correta de uma familia e uma formada por um pai e uma mãe. Mas hoje em dia esta muito mudado pois as familias de hoje em dia estão sendo formada por dois pais e duas mães.I essas novas familias não interfere em nada,pois cada um vive do jeito que achar melhor.
ResponderExcluirRodrigo N. Santos
O conceito de familia em minha opinião e mulher e homem como ensina a religião cristã. como e que uma criança de uma familia de por pessoas de mesmo sexo vai dar um desenho ou uma atividade dos dias das mâes ou do dia dos pais para este casal ela ira saber que e seu pai,mâe e como sera o seu pisicologico. com essa ideia posso dizer que nâo concordo com um casal homosexual.Wlington R.R.Entringer
ResponderExcluirFamilia é a base de tudo.concordo pois não tenho preconceito contra eles mas. com principio biblico não cocordo com o casamento gay.
ResponderExcluirGleisilvane .O.de jesus
Não existe uma definição correta de família, pois cada um tem uma opinião diferente. Antigamente família era composta por pai, mãe e filhos , o que mudou bastante porque na atualidade aceitam-se casamentos gays e qualquer outro tipo de relacionamento, um dos motivos que explicam tantos conflitos sociais. Para mim esse assunto não é polêmico, concordo plenamente com o pensamento antigo , porem, respeito todos os outros pensamentos diferente.
ResponderExcluirPedro Henrique Hupp Entringer
Para mim não existe um "conceito" certo para família, pois família é a base de tudo em nossas vidas, desde que nascemos já estamos em um ambiente de amor onde somos amados e respeitados , respeito todo tipo de família , para mim existindo amor , união verdadeira e a benção de Deus é uma família.
ResponderExcluirOnde existe união, família existe amor , que não percamos o verdadeiros sentido de família em um mundo onde a tecnologia está tomando conta de tudo , que saibamos sempre os princípios de família e união .
Dara Sthela Vicentini Sesana
Não existe uma definição correta de família, pelo fato de no mundo existir vários tipos de pensamentos sobre esse assunto. Antigamente a família era composta por duas pessoas de sexo oposto , e futuramente por filhos, mais hoje em dia mudou, e não interfere na maioria das vezes a convivência social. Não tenho nada contra as outras formas que famílias surgem no mundo, cada um tem seus motivos e suas escolhas, cabe a cada um respeitar.
ResponderExcluir- Letícia Miguel
A família vem sofrendo com mudanças ocorridas nas sociedades que é um dos primeiros ambientes de socialização do individuo, no meu entender não ha conceito família. Mas definição família como o núcleo de uma união entre homem e mulher, por um casamento, formado pelo pais e seus descendentes. Karolyne M Marotto
ResponderExcluirO conceito de que a família deve ser formada por homem, mulher e filhos é histórico e, ao meu ver, tudo que é histórico pode sofrer modificações com o passar do tempo.
ResponderExcluirÉ claro que sempre vão existir os prós e os contras, mas cabe a cada um de nós respeitar o espaço e as limitações do outro. Se ele é feliz assim, porque eu vou interferir?
O post anterior, feito pela professora Tatiane, que questionava a liberdade de expressão também influencia nesse outro, porque escolher a estrutura familiar que se quer seguir é nada mais nada menos do que exercer sua própria liberdade de expressão. E eu não vejo nenhum problema nisso, desde que todos os tipos de família existentes devam seguir as mesmas normas morais e, principalmente, éticas para a formação de uma sociedade justa e ,porque não dizer, diversificada.
De fato não existe uma definição própria para o termo família,irá depender da opinião de cada um e convívio.O conceito tradicional nos da a ideia de família feliz o que nem sempre é real com a atualidade em que vivemos.Na minha opinião o assunto família não é algo polemico,porem pouco explorado e debatido por muitos.
ResponderExcluirMeriane Tessinari (2° ano)
Os conceitos de família são muitos, cada uma tem o seu dependendo de seus costumes,credo e gosto.
ResponderExcluirAs famílias atuais são bem diferentes das de antigamente, antes tinham q seguir regras impostas pela sociedade,homem e mulher,hoje tem as mais variadas ideias,cada um decide oque quer pra si,e devem ser respeitadas.
Marília Marcarini (2º ano)
Não existe um conceito para definir família. Antigamente família era um homem, a mulher e os filhos,e para as religiões esse é o certo, mas isso mudou,com o passar do tempo começaram a surgir novos tipos de famílias.Para eu, esse assunto não é polemico, cada um tem o direito de escolher sua propia família,o que te faz se sentir melhor contando, que tenha respeito um com o outro!
ResponderExcluirKatiane Marinho Foeger (2º ano)
Não existe um conceito próprio que defina a família. De uns anos para cá a família vem sofrendo alterações. Não é como antes que era composta somente por um homem, uma mulher e os filhos. Mas isso vai dá opinião de cada um. Na minha opinião, família é diferente uma da outra, mas o que importa mesmo é que esta seja feliz e que nela prevaleça o "amor" e o "respeito" entre todos.
ResponderExcluirRitiele Marinho ( 2 ano )
Não existe um conceito próprio que defina oque é família . A família em si esta sofrendo grandes alterações nos dias de hoje. Antigamente eram formadas por um pai uma mãe e filhos, hoje em dia tem diversos tipos, sendo com dois pais ou duas mães. Pra mim família tem que ter ''amor'' ''Companheirismo'' independente de como ela é composta, não tenho nada contra nas diversidades em que existe, mais isso vem com o bom senso de cada um.
ResponderExcluirLucas Calenti
Existe vario conceitos para definir família, cada um tem o seu.
ResponderExcluirAntigamente as famílias eram homem, mulher e filhos, hoje em dia isso e bem diferente com muitos tipos de famílias, que cada um escolhe pelo gosto, e devemos ter respeito com as escolhas dos outros.
Mauricio Raymundo Travezani (2º ano)
A família vem sofrendo alterações, sendo que não existe uma igual a outra, por isso família é algo que não existe um conceito próprio. Para mim família é a base de tudo, um lugar que nos sentimos bem, e que somos amados, não importa o jeito que for, tendo amor e carinho já sera um lugar bom pra se viver. Não tenho remorso sobre os tipos diferentes de família de hoje, pois cada um tem seu modo de agir e pensar.
ResponderExcluirCarlos Henrick
Não existe uma única definição de família. Qualquer forma qua ela exista, seja a moda antiga ou nos modelos atuais, o que importa é que haja amor e respeito entre os envolvidos. Uma vez não desrespeitando as normas da sociedade, não vejo problema em viver com pessoas do mesmo sexo, irmão de pais diferentes, ou coisas do tipo.
ResponderExcluirRaiane Almeida Da Silva
Família se define em um conjunto de normas, práticas e valores que têm seu lugar, seu tempo e uma história.
ResponderExcluirNão há um conceito de família, pois os costumes e crenças variam muito. Por exemplo, algumas pessoas mais idosas podem ter estranhamento e até preconceito em ver uma família composta por um casal de homens ou de mulheres. Pois essas pessoas que seguem costumes antigos estão acostumadas a um "padrão" de família, mas aos poucos esse "padrão" está sendo modificado.
Cada pessoa tem o livre árbitrio de escolher sua religião, seus costumes e , principalmente, sua opção sexual. Cabe a todos nós sabermos respeitar a escolha de cada um, mesmo se nossa opinião for diferente. Todas as pessoas tem o direito de se expressar, mas sabendo respeitar a opinião e as escolhas dos outros.
Com isso, esse assunto acaba sendo um pouco polêmico, por deixar que cada pessoa siga o que a faz bem.
As pessoas que não fazem parte desse "padrão" ainda lutam para que seu direito seja legalizado.
Como disse a Tamires: "todos merecem ser felizes do jeito que acham melhor, não prejudicando o próximo já está ótimo".
Mariana Foeger Zocatelli ( 3° ano)
Concordo com a Mariana no ponto em que pessoas mais idosas tem um certo preconceito com essas familias fora do "padrão'',porém o que importa é a familia ser feliz e que haja amor, respeito e compreensão.
ExcluirAna Claudia braz (3° ano)
Para mim o conceito de família diz respeito a homem e mulher,mas não ou contra só acho estranho.Mas cada um faz da forma com que se sinta feliz e bem com si mesmo sem ligar para as criticas .Sheyla Maria Lepaus Marques.
ResponderExcluirEm minha concepção,o padrão correto de família é ser composto por um homem e uma mulher ,mas na sociedade atual não continua assim.Não sou contra,mas também não sou a favor e acho que ser feliz é o que importa.
ResponderExcluirBÁRBARA BRAGATTO
Muitos fatores contribuem para dar forma ao que reconhecemos como família. No Brasil, o conceito de família teve diferentes abordagens. Em certo período a família era constituída pelo casamento, o conceito de família foi ampliado e passou a ser entendido como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Em minha opinião não existe um conceito correto de família.
ResponderExcluirAs mudanças ao longo da “evolução” da sociedade, a família vem apresentando modificações e novas configurações na atualidade. Podemos perceber que a família biológica ainda é predominante, mas nos deparamos cada vez mais com o surgimento de “novos” tipos familiares; novas maneiras de ver e ser família. Estes novos arranjos baseiam-se mais no afeto e nas relações de cuidado do que em laços de parentescos ou sanguíneos, então podemos perceber que a sociedade não consegue acompanhar os “novos arranjos” familiares. Em minha opinião esse assunto não é algo polemico, pois acho que cada um deve viver da forma que achar mais conveniente e da maneira que se sentir melhor.
Heloisa Agrizzi Smarzaro ( 2º ano)
Não existe uma definição e nem um conceito de família correto.Cada um tem seu olhar sobre a constituição de família,pois esta não e só a união de casal e seus filhos ,mas a afeição que os membros tem um pelo outro não sendo portanto considerada uma questão polemica.
ResponderExcluirBreno Biancardi (3ºV01)
Podemos dizer que o termo família não possui um conceito que o define especificamente.No mundo atual varias famílias são formadas , ignorando ate os requisitos de sexo e e sangue ,pois com a evolução da sociedade o homossexualismo foi se difundindo cada vez mais , formando assim novos "casais'' que estão atuando em nosso meio enfrentando preconceitos para a formação do que se pode chamar de uma nova geração de família ou uma nova afinidade .
ResponderExcluirIsadora Marchiori
Pode se dizer que não existe conceito certo sobre família.O correto de uma familia era composta de um homen e uma mulher com um ou dois filhos. Esses novos tipos de familia de hoje em dia são construídos de forma totalmente diferente de antigamente, pois cada um tem seu geito de ser feliz em familia.
ResponderExcluirThais Layber
Não podemos conceituar corretamente oque é família.As famílias criadas a algumas décadas atras os pais eram autoridade hoje já não é assim .Em algumas delas os filhos tomam conta,os país não os controlam mais.Ai que começa a perdição caem nas drogas e nunca mais conseguem sair.
ResponderExcluirLeonardo borges
Com os tempos moderno as coisas mudaram entre elas o conceito de família que se perdeu, tendo em varias formas de convivência. Mas sendo ela com respeito e amor todas são validas. para mim não ha polemica nenhuma, temos que nos preocupar em criarmos pessoas honesta e não preconceituosas.
ResponderExcluirHeloisa Bossato Pereira
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirUma base de uma família é constituída com amor e respeito entre todos, mais nos tempos modernos de hoje esta perdendo o valor de uma família, onde a sociedade vai pelo modernismo pela tecnologia e visando amor ao próximo falta-se muito na base de uma família. Para mim isso não e nenhum tipo para polemica pois cada um tem sua família e seu jeito de viver.
ResponderExcluirAmanda Sezana Giacomin
Na sociedade de hoje não existe conceito de família, cada um constrói o que bem deseja.Não podemos nós interferir pois cada um pensa diferente sobre isso e manda na sua própria vida. Eu não tenho preconceito e desejo que sejam felizes no caminho que escolheram e formem uma bela família.
ResponderExcluirPodemos seguir a linha de pensamento que é na família que acontece o início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo do indivíduo. Ou seja, é a partir de uma união entre um homem e uma mulher que isso ocorre, analisando pelo clássico da lei de Deus. Porém, devido às mudanças na sociedade atual, novos modelos de família estão sendo formados. Cabe a nós respeitar e deixar as pessoas escolherem o que é melhor para elas, isso com certeza contribuirá para uma sociedade melhor. Como já dizia Lulu Santos: “Consideramos justa toda forma de amor”.
ResponderExcluir(3ª série do ensino médio)
não podemos ter uma definição correta para família. a ideia que se tinha sobre a família antigamente e totalmente diferente da atualidade , a sociedade aceita qualquer tipo de relacionamento seja ele dois homens ou duas mulheres. na minha opinião essa questão não é polemica pois existem varias ideias diferentes.
ResponderExcluirRafael Armani
Não existe um modelo de família certo.pois pra forma uma família deve; ter amor,carinho,fidelidade,respeito em ambas parte.não em porta a sexualidade do casal.a pesar de existe preconceito ainda a esse modelo de família .Eu não só contra a essa família que esta tendo na sociedade.Karoliny Lucimar De Souza Lima.
ResponderExcluirNão há uma definição correta para a família nos tempos atuais.Não pois o conceito parte de cada indivíduo.As definições não dão conta da diversidade que a sociedade de hoje vem vivenciando,pois antigamente a maioria das pessoas seguiam os costumes de sua família o que hoje é bem difícil de ver .Para mim isso é ´´normal ´´ pois cada um segue aquilo que acha que vai te fazer feliz . Valdiceia da Silva
ResponderExcluirA definição de família se baseia num convívio social de pais e filhos se interagindo juntos.As famílias de antigamente tinha uma preocupação com o modelo de família perfeito.sendo assim não se baseia com a da atualidade, o que importa e a família feliz.Ricelia Garabelli
ResponderExcluirPor favor se possível coloque os dados, por exemplo quais especialistas?. Seus textos são ótimos, só falta isso para deixa-lo mais rico.
ResponderExcluir