A
liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais consagrados na
Constituição, surgindo como consequência da liberdade de pensamento e
instrumento inerente ao exercício das demais liberdades (liberdade de opinião,
informação, propaganda), porque todas elas necessitam da livre expressão e
intercâmbio de ideias e opiniões para se concretizarem.
Esta
é a liberdade que contribui para a legitimação democrática do Estado ao
constituir o veículo de participação política, do pluralismo político e do
pluralismo de ideias.
A
definição baseada no texto constitucional abrange ainda o direito à expressão
que se traduz no direito de acesso, em condições de igualdade, aos meios de
expressão, mormente os de comunicação social.
Devido
ao seu constante exercício pelos cidadãos, partidos políticos e candidatos, é o
direito que maiores colisões tem com o exercício dos demais direitos,
liberdades e garantias.
Pensar
o Direito é pensar a Liberdade. Fazer agir o Direito é viver a Liberdade.
Intrinsecamente ligado mister é que se faça valer o direito à liberdade dentro
dos parâmetros e paradigmas do Direito, isto é, temos o direito de nascer,
crescer, estudar, comer, morar... e morrer. Esses direitos são necessários para
se encontrar, de uma forma ou de outra, os caminhos, as metas e os objetivos de
cada indivíduo – tanto para o bem, quanto para o mal , ou seja, a liberdade
será determinada pelos seus princípios de "direito": o errar e o
acertar. A liberdade, antes de tudo, deve ser vista com responsabilidade. A
responsabilidade de nossos atos é fator sumamente importante para que possamos
fazer jus a "essa tal liberdade". A liberdade foi e continua a ser
uma das questões mais complexas da existência humana. Ela é uma capacidade, que
Deus deu ao ser humano e que lhe confere uma dignidade superior à dos outros
seres deste mundo.
Se,
de um lado, é absolutamente inaceitável praticar violência ou matar o próximo
também não é aceitável que, em nome da liberdade pessoal, se humilhe,
desrespeite e despreze o próximo. O senso comum condena a violência verbal, os
preconceitos raciais, sociais e religiosos, a ridicularização e o “bullying”;
fazer troça dos humilhados e feridos, não desperta apreço para quem o
pratica... O que dizer da perseguição, desprezo e violência por causa das
convicções religiosas, que são algo sagrado e muito interior à consciência das
pessoas?
A
questão não é colocar limites externos à liberdade, mas recuperar algo muito
simples e fundamental para a convivência: o senso do respeito na relação com as
pessoas. Trata-se de um “sensor” não ajustável com o controle remoto, mas
regulado pela fórmula bem simples e já conhecida desde tempos remotos: “não
faças aos outros o que não gostarias que fizessem a ti”. Sem esse regulador
delicado, adquirido pela educação, todas as tempestades verbais e discussões
acaloradas sobre a liberdade de expressão não há nenhuma solução boa.
E para você, deve haver limites para a liberdade de
expressão?Até onde vai essa liberdade? O limite deve ser posto pela
própria pessoa, no exercício autônomo de sua liberdade?
Professora: Tatiane S. Caliman
Em minha concepção,acho que não se deve ter limites para expormos nossas opiniões pois, vivemos em um país livre e todos tem direito de expor suas ideias sem que ninguém sofra nenhum tipo de alienação
ResponderExcluirBárbara Bragatto
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrimeiro que se houver limites Não existirá liberdade. Então devemos sim ter liberdade desde que cada um respeite a opinião do outro, e que repensemos sobre nossos atos antes de dirigir alguma crítica ou algo parecido a Alguém.
ResponderExcluirEntão tendo respeito há liberdade de expressão
Daniela Ost
Se houver limites não existirá liberdade de fato, mas o direito de se expressar livremente não inclui a possibilidade de ofender. A liberdade deve coexistir com a responsabilidade e se submeter a uma ética. Assim, deve-se utilizar o livre arbítrio para determinar o que é correto ou não com relação a liberdade, utilizando para isso, o bom senso.
ResponderExcluirTem que haver limites na liberdade de expressão, limites impostos pelas próprias pessoas que estão se expressando, sabendo que nem todas as outras irão concordar com uma mesma ideia. Pois todas as pessoas pensam de forma distinta. O limite será então o respeito pelo próximo, sem ofender ninguém. Podemos expressar nossa opinião, mais sabendo respeitar o espaço de cada um.
ResponderExcluirMariana Foeger Zocatelli
Desculpa Mariana Foeger, mas não concordo com o seu ponto de vista . É como se diz a blogueira Sandrieli " Se houver limites não existirá liberdade de fato..." .Todos nós temos que ter liberdade para falar nossas opiniões . É claro que sempre respeitando a opinião de cada um , como você mesmo disse " Podemos expressar nossa opinião, mais sabendo respeitar o espaço de cada um ".
ExcluirLiberdade e Respeito sempre !
Tamires Martins de Souza
Na minha opinião, deve haver sim um limite na liberdade de expressão, mas este deve partir do próprio individuo. É ele quem deve ter consciência de suas atitudes e descobrir, por meio do bom senso, ate onde chegar.
ResponderExcluirGraziele Riguetto Venturin
O limite da liberdade de expressão deve ser imposto por cada pessoa individualmente. Devemos nos limitar na hora de se expressar,para que,cada um tenho o direito de se expressar mas com consciência que as opiniões são distintas sem ofender e interferir na opinião das outras pessoas.
ResponderExcluirJulia Gabriela Sesana Seith
Cada indivíduo em sã consciência deve reconhecer e respeitar o espaço do próximo e para isso deve medir seus atos e palavras, já que a partir de uma certa idade se torna responsável por suas ações. Ao meu ver, esse é o único limite necessário para que uma pessoa exerça de fato sua liberdade de expressão: nunca humilhar ou desmerecer o outro.
ResponderExcluirNa minha opiniao,o direito a liberdade de expressao é de extrema importância pois por vivermos em uma democracia onde todos temos direitos e deveres,devemos nos expressar,reinvindicar,intervir nas diversas ocasioes de nossa vida..sejamos de cor,raça,religião,classe social diferentes.Assim o que verdadeiramente importa é termos nossa liberdade perante a sociedade,de forma positiva,ou seja,nao usando-a de forma a discrimar,humilhar,perseguir os outros.Fazendo uso de nossos pontos de vista conscientimente perente a sociedade em geral.
ResponderExcluirA liberdade de expressão ,seria a maneira das pessoas espor sua opiniões, de maneira livre , sem ter itervesão das outras pessoas.
ResponderExcluirErics Trevezani Schimit.
a liberdade de expressão é algo q vem d cada pessoa,cada um tem direito expressar suas opiniões mas sempre sem criticar a do outro,cada pessoa pensa de uma forma. Muitos movimentos organizados para defender seus próprios direitos mas ainda são reprimidos como aconteceu atualmente. Edmilson Rigoni Christ.
ResponderExcluirSe nossa liberdade for limitada, isso não será ser livre, porem o indivíduo deve ter consciência em de seus atos e saber ate aonde pode ir e onde deve para. Gustavo Geacomin Trevesane
ResponderExcluirA partir do momento que essa liberdade humilha ou ofende o próximo, essa ação deve ser repensada. De fato, é muito importante e é um direito poder dizer o que pensa, mas apartir do momento que se divulga sua opinião, a pessoa deve assumir a responsabilidade e ter a conciência das consequencias que a mesma pode alavancar, além do inevitavel conflito com as opiniões divergentes, que também deve ser aceita como o direito que o próximo também possui.
ResponderExcluirMILENA DA SILVA.
A liberdade de expressão varia de acordo com cada individuo,pois cada um de nos tem o agir e pensar próprios e pode decidir o que e bom ou e ruim em sua vida.
ResponderExcluiresse comentario e de geanderson marques
ExcluirDe fato, é muito importante e é um direito poder dizer o que pensa. No momento em que se expressa sua opinião deve-se ter conciencia do que se diz e como o faz. Apesar de tudo, porém, esse direito não é respeitado e muitos canais de TV ou revistas tornam-se subornados a algumas instituições para entender interessses próprios acabando por ocultar informações que deveriam ser um direito da sociedade.
ResponderExcluirPaulo Henrique R. Scoassante
Para mim ,não se deve ter limites para se alto conviver em meia sociedade já que cada pessoa é livre para realizar suas próprias ações, sejam ela positivas ou negativas.Mas e bom frisar que cada coisa destinada para seu alvo pode vir sofrer reações a si mesmo .
ResponderExcluirRENAN MACEDO CARCABINBI
Deve a ver sim limite na liberdade de expressão na minha opinião. Somos livres, mas devemos olhar uns aos outros e respeitar a nós mesmos e as pessoas da nossa sociedade, pois teremos horas para nós expressar.
ResponderExcluirConcordo com a Mariana devemos sim por limites entre nossa liberdade pois , "esses direitos são necessários para se encontrar de uma forma ou de outra, os caminhos, as metas e os objetivos de cada indivíduo, tanto para que pratiquem ou façam o bem quanto para o mal, ou seja a liberdade será determinada pelos seus princípios de "direito " o errar e o acertar . Sendo assim tendo a liberdade em nossas mãos obtemos um grande " poder "e adquirimos uma enorme responsabilidade ,pois são os nossos atos que irão julgar se nossa liberdade é justa ou não.("Não faça aos outros o que não gostaria que eles fizessem a você").sheyla Maria lepaus Marques.
ResponderExcluirNo meu ponto de vista, a liberdade de expressão é muito importante, pois garante o nosso poder em relação a exposição de nossos pensamentos a respeito das questões sociais. Porém deve haver um limite ao expressarmos nossa opinião, pois esta pode vir a ofender alguém.
ResponderExcluirRaiane Almeida da Silva
No meu ver, a liberdade de expressão atualmente, é essencial, por isso não se deve ter limites, estes vão da consciência do indivíduo. Pelo simples fato de vivermos em um pais democrático, percebemos que o desenvolvimento é algo bem complexo, pois não existe democracia sem que haja a participação de todos em debate sobre questões essenciais a sociedade. Enfim, cada um expondo ideias e pontos de vistas diferentes de forma positiva se torna algo relevante para a sociedade em geral.
ResponderExcluirErica Oliveira Carvalho
Na sociedade devemos ter o livre funcionamento individual,para que assim não se tenha um limite.Alias,o que voce fará sendo positivo ou negativo, sofrerá um retorno.Afetando sua vivencia de certa forma.
ResponderExcluirKaroliny Lucimar De Souza Lima.
Na minha opinião deve sim haver liberdade de expressão, pois cada indivíduo tem direito a liberdade impondo limites as suas próprias ações respeitando o espaço do outro. Ricelia Garabelli Camara
ResponderExcluirNa minha opinião deve haver liberdade de expressão, pois cada individuo possui uma forma de se expressar , levando em consideração o respeito ao proximo . Valdiceia da Silva
ResponderExcluirA liberdade de expressão deve ser impor limites no senso de cada ser, de cada um julgar o que é "certo" ou "errado". Porém em nossa sociedade devemos seguir "pequenas normas" para que haja uma sociedade com respeito,igualdade, educação e harmonia.
ResponderExcluirFernanda Giuriatto Boldrini
A liberdade de expressão deve andar de mãos dadas com o respeito. Cabe a nós sabermos unir estes e entender que esse nosso direito se sobressai sobre várias coisas, exceto quando este afeta o outro. A liberdade de expressão, o direito a expressão, a responsabilidade de nossos atos e o senso comum devem ser equilibrados e levados em conta em nosso convívio, para que assim, possamos exercer nossa liberdade com consciência.
ResponderExcluirA liberdade de expressão é um direito de todos,podemos criar e opinar onde e quando queremos em meio a sociedade,mas é preciso lembrar que mesmo podendo expor nossas opiniões devemos saber respeitar o próximo sem ofende-lo,colocando limites em nossos próprios conceitos.
ResponderExcluirBerenice Moro Benedito
Atualmente, nós, como integrantes de uma sociedade, desrespeitamos continuamente a liberdade de outras pessoas, pois nos julgamos a estar certos sobre nossa própia liberdade de expressão.
ResponderExcluirA liberdade de expressão deve ser administrada de forma autônoma, em outras palavras, cada indivíduo deve possuir um censo a proporcionar o "...certo e errado..." sobre suas ações.
Fernando Venturini Fernandes
A própria liberdade de expressão em si, é direito de cada ser humano tendo como objetivo, em meio a uma sociedade tão preconceituosa,enfrentar a própria barreira criada pela mesma. Uma missão como essa deve ser passada para frente com um enorme esforço para que mude essa situação de opressão à essa liberdade.
ResponderExcluirCristiano Azeredo Bossato
A liberdade de expressão consiste em ter o poder de estar dizendo o que pensamos pois somos diferentes e cada um tem sua própria linha de pensamento e cultura.Portanto apesar de termos este direito e necessário saber respeitar os outros pois os mesmos direitos que eu tenho o outro também tem.
ResponderExcluirBreno Biancardi