sexta-feira, 22 de maio de 2015

A sexualidade na Adolescência e/ou Juventude



A escolha pelo caminho que deveremos seguir é uma difícil decisão em qualquer fase da vida.
Na adolescência e/ou juventude, essas decisões ou escolhas, ficam mais difíceis ainda, causando até grandes tormentos, gerando dúvidas e conflitos, principalmente quando o assunto é a sexualidade.
O comportamento do adolescente e/ou jovem mudou muito nos últimos anos. A sexualidade é vista de maneira bastante banalizada, assim como também os relacionamentos afetivos. A aparente liberdade gera conflito, principalmente entre os jovens que estão vivendo um momento de transição entre a adolescência e a vida adulta.
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo, onde a sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, a professora e psicóloga Ana Cláudia Bortolozzi Maia (do departamento de Psicologia da Unesp de Bauru), essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto em alguns ambientes familiares.
Segundo ela, a questão da virgindade feminina, que antes era supervalorizada e hoje é vista como um problema para muitas meninas, faz com que as garotas iniciarem a vida sexual de forma precipitada, sem saber o que é, e como é etc., para responder uma exigência do grupo em que faz parte.
O jovem do século XXI é visto como “antenado”, com eles mesmo diriam, mas, pesquisas mostram que quando o assunto é sexo há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Assim, essa tal liberdade sexual é mais aparente, pois, ao mesmo tempo, as pessoas comparam e são, em comparadas, pelas ditas regras, do passado.
Devemos refletir sobre nossas atitudes, sobre nossa história, valores e concepções. Assumir comportamentos apenas para seguir os padrões, por considera-los certos, sem refletir sobre eles, é ser inconsciente, pois é melhor viver de acordo com os valores, sempre tendo certeza das responsabilidades, das escolhas feitas, independe de opiniões alheias.

Fonte: http://www4.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade/sexualidade_texto_html.htm 
Professora Cássia Manthaya Battisti

Com base no texto, na sua experiência social e/ou familiar, descreva: Devo seguir os valores herdados da família, ou assumir o comportamento adotado pelo grupo em que frequento e/ou participo? Qual a melhor opção?


23 comentários:

  1. Acredito que isso deve vim de cada cabeça, pois existem jovens que possuem uma boa estrutura familiar e mesmo assim segue os padrões da sociedade. Não preciso seguir o que o grupo que participo adota. Na minha opinião, os valores familiares são de extrema importância, pois eles mostra quem somos. Sexo na adolescência ainda é um grande tabu, embora a maioria das pessoas digam que existe "liberdade". Sabendo da responsabilidade, e consequências, isso deve vim da consciência de cada um.

    Ass: Iara Capelini - 1°V02

    ResponderExcluir
  2. creioque cada um si tem seu pensamento proprio porem devemos seguir os dois ensinamentos devemos nos comportar segundo o que realmente sabemos pelos familiares ou pelos "amigos" por issso nao existe uma resposta concreta.

    Ass: Antonio Henrique Zuqui - 1°V02

    ResponderExcluir
  3. Acredito que cada jovem deve tomar suas próprias decisões, mas sempre sendo orientado pela família. Os tempos mudaram muito, mas isso não significa que nosso corpo se tornou um objeto e que nós não temos mais controle sobre ele. Nós jovens temos uma mente aberta, então devemos usar isso à nosso favor.
    ASS: Maiara Entringer. 1ºV01

    ResponderExcluir
  4. A sociedade contemporânea vem abandonando os valores herdados de uma família, e impondo novos padrões a serem seguidos, e aqueles que os recusam, tornam-se alvo de gozações. Acredito, que apesar de estarmos vivendo em um “novo século” onde a juventude tem modificado os costumes antigos, o corpo continua sendo um “templo sagrado” e que deva ser preservado para o bem de nossa mente. A herança familiar continua sendo o maior tesouro que possuímos, pois ela é quem guarda nossa verdadeira personalidade e nosso caráter como pessoa. Deve-se sempre pensar antes de agir ou tomar qualquer decisão, pois não possuímos uma máquina capaz de concertar erros ou consequências do passado que prejudicam nosso futuro.
    Ass: Shara Parma. 1º V02

    ResponderExcluir
  5. Bom muitas familias são muito rigorosas a respeito de sexo outras já é mais libertas então eu acho que isso depende da pessoa,ela não pode simplismente achar que por que suas colegas já transaram ela também tem que ter relação sexual,tudo tem seu tempo e algumas ficam com medo de ter relação e logo na sua primeira transa engravidar.Então na minha opinião voce não tem que ser influenciada e sim ir pela sua própria vontade!

    Mariana Furlan Racaneli 1 V01

    ResponderExcluir
  6. Acredito que vc deve fazer essas coisas por vontade própria e quando ja tem maturidade e sabe os ricos que podem acontecer. A sociedade perdeu muito esses valores nos últimos anos, na maioria das vezes as pessoas fazem isso por influencia de amigos ou ate mesmo gozações pelo fato dos seus amigos ja terem feito e você ainda não, a família também influencia muito nesse assunto, as conversas entre os pais é importante para esclarecer as duvidas e fazer com que os jovens pensam mais antes de fazer!
    Ass: Ana Julia Armani 1 V01

    ResponderExcluir
  7. Acredito que sexo na adolescencia e algo narmal, muitas vezes o sexo parte de influencias de amigos ou ate mesmo da falta de conselhos da propria familia. Creio que cada um sabe o que faz, e que cada ato tem suas consequencias.
    Ass:Lucila Rovetta 1° V02

    ResponderExcluir
  8. Creio que cada pessoa tem seu modo de pensar e agir e sao justamente esses modos que determinaram se ela seguira os padrões sociais ou os familiares Ass:Felipe Costa Soares 1V02

    ResponderExcluir
  9. Nos tempos atuais, os valores herdados da família foram se perdendo devido as mudanças do comportamento da sociedade, ou seja, dos adolescentes principalmente. Devido a isso , a sexualidade na adolescência já é coisa normal para muitos, mas devemos ter consciência do que fazemos para não nos prejudicar no futuro, mesmo sabendo que deveríamos seguir e valorizar os valores passados através da família, mas cada indivíduo pensa de forma diferente,então basta saber o que está fazendo.
    Ass: Danielli Breda 1° V02

    ResponderExcluir
  10. Acredito que cada um possui um modo de penssar.E atravez de seus penssamentos que escolhemos o caminho que devemos sefuir,seja familiar ou social
    Ass:Luiz Henrique. 1°V02

    ResponderExcluir
  11. acredito que cda um tenha seu modo de pensar nao precisando de outras pessoas para seguir o seu caminho somente de algums empurroe para seguir em frente.eu acho qe a família e a melhor opção pois haja o qe houver ela estara ao seu lado
    ass:Antônio Borges 1v02

    ResponderExcluir
  12. Cada um pensa de modo diferente,o jovem deve tomar sua própria decisão desde que saiba as consequências de suas atitudes, portanto não existe a melhor opção.

    Daniela P. Fabiano 1ºV02

    ResponderExcluir
  13. Acredito que cada jovem tem que levar em consideração a sua opinião, e nunca ir muito na opinião de "amigos" , sexualidade na adolescência e um dos assuntos mais comentados hoje em dia, seja na escola, na rua, com os amigos. Creio eu que cada decisão tomada na vida de um adolescente, deve se basiar muito no futuro para não se prejudicar, e sem duvidas nunca deixar de comunicar a família sobre as suas decisões. Pois família sempre estará do seu lado independente do que aconteça.
    Ass:. Pamela Perim. 1° V01

    ResponderExcluir
  14. A sociedade impõe regras aos jovens, por outro lado a família traz para a vida tradições e valores que pesam na hora de fazer escolhas, e isso faz com que fique ainda mais difícil tomar decisões quando o assunto é sexualidade. Cabe a cada um ter consciência e responsabilidade para seguir o caminho escolhido, pois o futuro é que dirá se a escolha foi correta. Pensando assim é sempre bom lembrar que existe um tempo certo para que as coisas aconteçam de forma espontânea e saudável.

    ResponderExcluir
  15. Se o jovem estiver consciente do que irar fazer,e saber lidar com as consequências depois,é claro que ele terá a sua própria opinião.Mas nunca é demais pedir opiniões família. Leticia gambarini1ºv01

    ResponderExcluir
  16. No mundo em que estamos vivendo agora esta muita dividido porque muitas vezes as família falam uma coisa e os amigos outras, pois eles cobram muito de você principalmente sobre esse assunto e eu acho que isso deve vir de cada um, pois cada um sabe o que quer e deseja para sua vida e é claro q ele terá que saber lidar com as consequências.
    Ass: Maryana Sesana Breda 1°V02

    ResponderExcluir
  17. A sociedade impõe um padrão difícil de se encaixar,e a maioria dos jovens quer seguir esse padrão,viver em grupos,mas isso não é errado,se você souber frequentar e viver naquele meio.A sexualidade se tornou algo maior,pois a juventude atual não se preocupa com as consequências,eles só querem viver o momento do desejo e pronto.sim,a sociedade influencia ,mas também tenta ajudar a prevenir,mas ficamos divididos entre amigos e família,mas acho quando o assunto é sexo,acho que isso deve vim de cada um,independente se você seja novo,se for a hora certa será,você só tem que estar ciente das consequências que isso pode acarretar.
    Ass:. Letícia Libardi 1°V02

    ResponderExcluir
  18. Acho que cada um sabe o que e melhor para ele.Na adolescência a família e o primeiro grupo de refência.Padrões, sua dinâmica e valores moldam o pensamento desde a infância.

    ResponderExcluir
  19. Acho que cada um sabe o que e melhor para ele.Na adolescência a família e o primeiro grupo de refência.Padrões, sua dinâmica e valores moldam o pensamento desde a infância.

    ResponderExcluir
  20. Se o jovem tiver cosciencia do que esta fazendo e lidar com as consequencias (filhos, DSTs, etc.), ele tem direito de escolher começar sua vida sexual.
    Por: Warlei Gineli 1ºV02

    ResponderExcluir
  21. eu acho que apartir do momento que voce decide que tem idade suficiente para tomar suas proprias decisoes, voce tambem tera que arcar com as consequencias que virao , levando em conta que o nosso corpio nao e um objeto mais muitas vezes e tratado como tal.
    Ass: Inez Tomazelli 1°V_1

    ResponderExcluir
  22. A sexualidade hoje em dia é mais comum do que imaginamos, alguns jovens se preocupam com a prevenção, mais outros não ligam, ou ainda nem conhecem as formas de prevenção. A questão da virgindade não é mais falada nesses últimos tempos, os jovens não ligam mais para isso, no momento, é uma questão de honra perder a virgindade. Não a mau nenhum em se relacionar com alguém, mais devemos saber que esse ato pode gerar consequências, o melhor é se prevenir.
    Beatriz Biancardi 1°V01

    ResponderExcluir
  23. o comportamento dos jovens mudou muito nos ultimos tempos, hoje em dia eles nao se preocupam tanto com as cosequencias em que pode surgir no futuro.
    ass: Valeria da silva 1°V01

    ResponderExcluir