quinta-feira, 23 de julho de 2015

JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS


2ª e 3ª séries do Ensino Médio
Diariamente os telejornais de todo o país noticiam uma avalanche de crimes, que fazem as vítimas e/ou parentes, desesperadamente suplicarem: “eu quero justiça”! A dor é ainda maior, porque no momento mesmo da súplica, eles tem a triste certeza de que não serão atendidos.
A pena restritiva de liberdade, consoante o Código Penal brasileiro, se dá em virtude do indivíduo infringir as normas de convivência pacífica entre os homens. No século XVI, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro Leviatã, pontuou que o estado natural do homem é a guerra, em virtude de desejarem as mesmas coisas, só podendo se adquirir a paz, mediante um Contrato Social, onde renunciariam suas liberdades ao Estado, passando a ser este o responsável pela aplicação da justiça. Como o Estado tem fracassado na sua missão, o estado natural do homem ressurge e o que se vê é uma violência espraiada por toda a sociedade.
O descrédito com o Poder Judiciário no Brasil, trás como consequência o aumento no número dos justiceiros. Pois se o Estado não me oferece justiça, a farei com as próprias mãos, é o que toma assento no inconsciente coletivo das pessoas vitimadas pela violência generalizada. Isso de fato não aconteceria se vigente fosse, o Contrato Social.
A sensação de impunidade fica clarividente, na letra da canção, Mãos, de Zeca Pagodinho, que diz: “pago pra ver queimar em brasas, as mãos de bacharéis, que não condenam o mal, que inocentam réus em troca do vil metal”.
Para nossa tristeza, esses justiceiros, fazem nosso país cada vez mais vil, que varonil.
O Brasil é de fato, o país da impunidade. Apresenta-se então, os seguintes questionamentos: qual a ideia que se tem sobre justiça? O que é a justiça? A quem cabe dar  essa justiça?

 
Professora Tatiane Smarçaro Caliman

 

51 comentários:

  1. É preocupante a situação do país nos últimos tempos. Por parte dos políticos, vemos o abandono da segurança pública. Definitivamente, não há investimentos na polícia nem leis que lhe garantam mais independência e efetividade para fazer a prevenção e a investigação dos crimes.
    A fim de que seja fortalecido o combate ao crime, à corrupção e à impunidade em nosso país, é necessário que a polícia civil e federal tenham autonomia e independência para realizar as suas funções. A punição ao indivíduo que pratica um ato criminoso não pode ser aplicada apenas aos mais pobres. É necessário que a lei seja aplicada com efetividade para todos, sem distinção de cor, raça, sexo, condição social, origem, religião ou idade.

    ResponderExcluir
  2. Nos dias atuais a violência vem aumentando desesperadamente,algo preocupante para todos já dizendo um ditado popular ''A violência só gera violência''. umas das maiores causadoras da violência se da em razão a falta de justiça no Brasil,pois muitas veses ao ocorrerem assaltos, estupros,assassinatos, a justiça acaba não agindo de forma correta,fazendo assim com as pessoas façam a justiça com as próprias mãos,não vendo que ao invés de justiça acabam fazendo ainda mais violência.O correto seria que a justiça do Brasil fosse melhorada para que possamos andar na rua despreocupados, pois com uma justiça relativamente boa a violência seria quase exterminada.
    EDMILSON RIGONI CHRIST.

    ResponderExcluir
  3. Diariamente vemos pelos diversos meios de comunicação casos de impunidade em diversas situações: latrocínio, tentativas de homicídio (com ou sem vitimas fatais), estupro, etc. Essa impunidade ocorre devido ao não cumprimento das leis, ou seja a falta de justiça na sociedade atual.
    Muitas vezes os familiares das vitimas se revoltam com o descaso da justiça do pais e resolvem agir por conta própria. Essa situação "cria" novas vitimas, o que acaba dando origem a um ciclo vicioso sem fim.
    Se a situação continuar dessa forma, e os responsáveis pela punição brasileira não se mobilizarem, o Brasil continuara se destacando em seu índice de violência, fazendo com que esta nunca acabe.
    Graziele Riguetto Venturin 3°V01

    ResponderExcluir
  4. Em muitos casos as pessoas fazem a justiça com as próprias mãos pelo fato de esperarem pela justiça mas ela nunca fazer nada,ou quando faz demora muitos dias,ou até anos.O fato das pessoas fazerem justiça com as próprias mãos acaba fazendo cada vez mais vitimas,o que aumenta cada vez mais o número de crimes nas sociedades.A única maneira de acabar de vez com essa enorme onda de violência e criminalidade é fazendo com que a lei seja aplicada justamente e igualmente para todos e em todos os casos.
    Francieli Scopel 2° V01

    ResponderExcluir
  5. A violência aumenta, o sistema de segurança pública falha e a sensação de impotência e insegurança cresce. Diante disso, grupos de pessoas resolvem se reunir para, elas mesmas, julgar e penalizar suspeitos de cometer crimes. Se auto intitulam como "justiceiros", que buscam fazer a justiça, que aparentemente não é feita pelo poder público, com as próprias mãos. As "penas" vão de amarrar suspeitos a postes, humilhação, espancamento e, em alguns casos, até execução.
    Lucineide dos Santos Venturini (2° V01)

    ResponderExcluir
  6. Devido ao sentimento de impunidade que a população sente, acabam querendo fazer justiça com as próprias mãos, e se prejudicam. Se nossos governantes se conscientizarem a criar leis mais eficazes isso poderia surtir efeito na população dando um pouco mais de tranquilidade

    ResponderExcluir
  7. Na sociedade contemporânea ,a justiça vem sendo cada vez menos aplicada em nosso meio,pelo qual esta se danificando diariamente.As ilegalidades podem ser um forte fator que incentiva o aumento da injustiça penal no Brasil.
    As varias insatisfações referentes a justiça pode "caracteriza-la" como uma ação sem validade ,gerando um desiquilíbrio sem fim.
    Uma forma de preservar a tranquilidade social ,pode ser a criação e o cumprimento de leis para reprimir ações imorais de indivíduos que efetuam atos delituosos .
    Alias,justiça é a virtude moral que inspira o respeito dos direitos do próximo, e que faz dar a cada um o que pertence .
    Entretanto,os responsáveis pelas leis brasileira precisam fazer com que o índice passe do estado de guerra para o de paz com forças militares de um país mais justo .

    Renan Macedo Carcabini (3° V01)

    ResponderExcluir
  8. Como se diz o ditado: A justiça tarda mais não falha , será que a justiça não tarda mesmo?! Para mim a justiça tarda até demais.
    Muitas pessoas do nosso país questiona-se "em meio a tanta impunidade dos desonestos que pintam e bordam na sociedade de nosso país, até quando a massa aceitará em silêncio tanta desonestidade e falta de punição? "
    Por isso que muitos acabam fazendo a justiça com as próprias mãos, pessoas de alto poder em nosso país infelizmente
    não estão aplicando realmente uma justiça justa !
    Aluna : Tamires Martins de Souza

    ResponderExcluir
  9. " A falta de impunidade e indignação com as leis no Brasil nos obriga muitas vezes a tornarmos os próprios justiceiros e agir por impulso de emoções, em busca de uma solução,mas que, definitivamente não é a melhor. Infelizmente a própria lei que prende é a mesma que deixa as pessoas que cometeram crimes inadmissíveis livres pelas ruas. Cabe a nós lutar para que essas leis mudem e que a verdadeira justiça seja feita, mas enquanto isso não acontece devemos apenas rezar e jamais buscar a justiça com as próprias mãos pois estaremos entrando no grupo dos injustos por estar praticando crimes também "
    Julia Gabriela Sesana Seith 3°V01

    ResponderExcluir
  10. Ao meu ver, justiça é quando o cidadão é julgado pelos atos que comete, sendo inocentado ou não.
    A justiça deveria vim de cada cidadão, sabendo respeitar seu próximo. Mas quando a pessoa não reconhece que seus atos são prejudiciais ao próximo, o Estado tem que tomar atitudes fazendo com que se forme um verdadeiro cidadão, mudando o modo de pensar para melhor.
    3° série do ensino médio.

    ResponderExcluir
  11. O Brasil é um dos maiores em crime do mundo, por ser um país sem direitos iguais e nem segurança as pessoas estão fazendo justiça com suas próprias mãos. Em busca de soluções os cidadãos acabam agindo sem pensar e assim complicando também a sua própria vida. Até quando os cidadãos vão ter que suportar isso? Já está na hora do governo tomar atitudes e melhorar o país para que seja mais justo e seguro. Bianca Giuriatto 2° série do ensino médio.

    ResponderExcluir
  12. O Brasil como você sabe tem uns dos piores índices de educação e é por causa disso que temos muitos roubos. E você pensa que isso acontece só em São Paulo e Rio de Janeiro não isso acontece em todo lugar. Muitas pessoas fazem isso por que a família manda ou também por que a família nem liga para as coisas Oque o filho faz.
    Samara Foeger 2°V01

    ResponderExcluir
  13. Como a maioria das coisas em nosso país a jústiça é uma a mais que deixa a desejar. As pessoas de bem se vêem aprisionadas em seus próprios lares, refém da criminalidade crescente e vergonhosamente impune.
    Frustrado com o descumprimento do contrato Estado-população por parte dos governantes,o cidadão que paga impostos altíssimos para mantê-lo de pé, acaba por tomar medidas drásticas para vingar a impune violência cometida contra seus familiares e amigos. Essa atitude apesar de injustificavel é completamente natural "Pagar com a mesma moeda" , como se diz. Em minha opinião, os justiceiros deveriam pagar por sua "vingança", pelo fato de não deixar de ser um crime, porém,esse deveria ser tratado como uma situação específica se levado em conta a frustração com a indiferença do Estado.
    MILENA DA SILVA 3ºV01

    ResponderExcluir
  14. A impunidade no Brasil é preocupante. O que leva cada vez mais a população a praticar justiça com as próprias mãos, não levando em conta as próprias consequências disso. Essas pessoas são movidas pela dor da perda de entes queridos. Considerando esses fatos, mesmo não sendo certo, acho que qualquer um, numa situação dessas agiria no impulso, em parte com sua razão, porém, não deixaria de ser um crime e essa pessoa também deveria ser punida.
    RICÈLIA GARABELLI 3ºV01

    ResponderExcluir
  15. A situação do pais esta cada vez pior com relação a violência, onde as pessoas não tem mais direitos, pois, querem justiça mais nunca conseguem e acabam fazendo as próprias mãos, sendo causada pela dor da perde de entes queridos. Isso acontece porque o Brasil necessita de mais direitos e atenção para as famílias das pessoas que são assassinadas de forma trágica onde ele se torna um dos países mais violentos e com o índice de educação lá em baixo muitas vezes sendo esse o grande motivo do pais estar desse jeito. Ate quando as pessoas vão ter que passar por isso e terem que ficar quietas?
    Vanessa Regiani Ferraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando as pessoas sentem que podem – ou que até devem – tomar de volta a possibilidade de usar a força física, com a alegação de que estão fazendo justiça, a mensagem transmitida é que não se crê mais no pacto social. Quer por falta de ação do Estado, quer por excesso de violações com que se deparam, elas considerarem que seu senso de justiça não está satisfeito e resolvem agir por si mesmas.
      Brenda Giuriatto



      Excluir
  16. A cada dia a violência é um dos maiores problemas nas sociedades, está aumentando por falha de seguranças publica, as pessoas resolvem se reunir para eles mesmo, julgar e penalizar o suspeito de cometer crimes.a justiça é uma construção cultural e que pode ser pensada a partir de um ponto de vista racional,está presente nas relações interpessoais, mas principalmente nas instituições sociais.
    Karolyne Malanquini Marotto

    ResponderExcluir
  17. A justiça brasileira deixa muito a desejar,deveria ser mais severas e cumpridas.De fato a justiça é particularmente do que é justo e correto.Mas no país em que vivemos nem sempre é comprida,culpando inocentes e os que deveriam estar atrás das grades estão soltos.Cabe aos governantes do país modernizar as leis, para que um pague o que cometeu.
    Tainah Passamani

    ResponderExcluir
  18. O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. O grande índice de assaltos, sequestros, violência doméstica e contra a mulher é altíssimo. Suas causas são sempre as mesmas: pobreza, má distribuição de renda, desemprego e vingança.

    A forma usada pela polícia para combater a violência gera conflitos e insegurança na população. As autoridades não sabem mais o que fazer, pois as pessoas se revoltam ao tipo de combates que eles usam.
    O governo, por sua vez, concentra o poder nas mãos de poucos deixando de lado as instituições que representam o povo. A estrutura do governo torna a violência necessária em algumas situações para a manutenção da desigualdade social. Não se sabe ao certo onde a violência se concentra, pois se são presos sofrem torturas, maus tratos, descaso e perseguições fazendo que tenham dentro de si um desejo maior de vingança.

    Se a violência se concentra fora dos presídios, é necessário que haja gente com competência para diminuir isso. Medidas precisam ser tomadas para diminuir esses fatos, mas é preciso que se atente para a estrutura que vem sendo montada para decidir o futuro das cidades brasileiras.

    Contudo, não é necessário um cenário de guerra com armas pesadas que acabará, mas de pessoal capacitado para combater a violência e os seus causadores. Um importante passo seria cortar a liberdade excessiva que ocorre no país e aplicar punições mais severas aos que infringirem as regras, só assim poderemos ter um mundo melhor.
    Heloisa Agrizzi Smarzaro (2º série do ensino médio)

    ResponderExcluir
  19. A ideia que se tem como justiça, de modo geral, é a punição de um individuo pelo ato cometido, mas esta não se apresenta completa, pois a justiça é realmente, a ação ou poder de julgar, não só punindo, mas também recompensando alguém. Cabe ao órgão judiciário aplicar essa justiça, entretanto ele não a faz como deveria, isso faz com que o cidadão fique indignado e queira fazer ele mesmo com as próprias mãos.

    ResponderExcluir
  20. Justiça é o correto ,a igualdade por todos os cidadães, mas, infelizmente isso não vem ocorrendo no Brasil, a justiça está deixando muito a desejar e isso faz com que as pessoas fazem a justiça com as própias mãos e com isso a violência e a falta de 'justiça' só aumenta.
    Katiane Marinho Foeger (2º série do ensino médio)

    ResponderExcluir
  21. A cada dia a violência aumenta assustadoramente,portanto a justiça e algo que não tem no brasil.onde número de pessoas resolve julgar e fazer justiça com as própria mãos.
    Pois a justiça e a igualdade para todos a direito a moradia ,saúde, e a educação.
    A justiça do homem e falha,onde cabe a essa pessoas resolver determinada situações ,portanto temos que entregar na mãos de Deus,onde ele resolvera os problemas que surgem na sociedade.
    Maria Aparecida Mendonça Garabelli (2º série do ensino médio)

    ResponderExcluir
  22. fazer justiça com as próprias mãos, vem sendo umas das atitudes comuns na sociedade brasileira, pois com a justiça brasileira deixa a desejar muitas normas e não e capaz de exercer seu dever de forma certa, pessoas comuns tentam de alguma forma fazer um pouco de justiça para para que o indivíduo que cometeu o crime não saia de nenhuma forma impune.
    Gustavo Geacomin

    ResponderExcluir
  23. Por vivermos em uma sociedade que está em constante transformação, a violência é um dos fatores que mais se generalizou no meio social, seja nos grandes centros urbanos e até mesmo nas pequenas localidades.
    É certo que a falta de justiça na punição dos violentos causa revolta às famílias das vitimas, levando-as muitas vezes a faze-la com as próprias mãos.
    Ao meu ver, a justiça deve ser feita cumprindo as regras, não sendo injusto para ninguém, proporcionando aos violentos sua pena, de modo que o faça entender que cada ação tem uma reação proporcional, provinda das pessoas encarregadas à segurança e não aos familiares revoltados.
    Erica Oliveira Carvalho. 3°V01

    ResponderExcluir
  24. A cada dia que passa a violência só vem aumentando,assaltos, estupros ocorrem e a justiça não faz nada, fazendo com que a sociedade sinta-se fragilizada sendo assim estimulada fazer justiça com as próprias mãos.Tudo isso deve-se a uma política injusta que não cumprem com os direitos cidadãs deixando a sociedade revoltada.
    Entretanto a justiça é um fator que estabelece o equilíbrio social para que cada ser humano viva melhor em sociedade com todos.
    Adriel Moro 3v01

    ResponderExcluir
  25. A justiça atualmente ta deixando muito a deseja , pois com uma simples propina o individuo paga afiança e é solto sem ter quer pagar pelo seus atos . no meu ponto de vista isso deveria ser visto com carinho e não deixando que o dinheiro entre na frente da legitima justiça . pois tudo será um trabalho por água a baixo e fazendo a justiça com as suas própria mãos
    Erics Trevezani Schimit 3V01

    ResponderExcluir
  26. Na verdade o brasil é um país q existe as leis , mas na pratica elas não funciona. onde leva nós próprios a fazer justiça com nossas mão, o Brasil não investe e educação e segurança é um país na verdade de muita corrupção.

    ResponderExcluir
  27. Justiça é, segundo o dicionário, qualidade do que está em conformidade com o que é direito; maneira de perceber, avaliar o que é direito, justo. Ou seja, a sociedade tem a ideia de que o Estado é quem cabe dar essa justiça, que de certa forma preza pela igualdade de direitos e proteção contra os que não a obedecem. Porém, este não está cumprindo com seus deveres. Sabemos muito bem em que estado o Brasil se encontra quando falamos em direitos, deveres, segurança e justiça. Os infratores andam por aí, dispersos e sem sua punição prejudicando os cidadãos de bem. Enquanto isso não sabemos o que ocorre dentro do governo e o que está sendo feito contra isso. Já dizia Renato Russo: ‘’Que país é esse?’’...
    3ª série do ensino médio

    ResponderExcluir
  28. Diante da ausência e do descaso da gestão pública as pessoas como por exemplo trabalhadores honestos, e cidadãos do bem, tem que suportar em silencio todas as injustiças e crueldade que bandidos fazem na nossa sociedade e esperar pacientemente a lerda Justiça do nosso pais mesmo com o sofrimento. Enquanto a justiça não é feita teremos que esperá-la ou praticá-la com nossas mãos e sofrer as consequências da injustiça.

    ResponderExcluir
  29. Na sociedade brasileira a justiça e pouca eficaz, vários crimes cometidos São passados por despercebido causando assim um grande distúrbio Pois o país fica com um grande índice de criminalidade ,já que a justiça não é feita.
    Fernanda Giuriatto Boldrini

    ResponderExcluir
  30. A justiça está aumentando cada vez mais em nosso país,não à Polícia que lhe garantem mais prevenção e investigação dos crimes,isso ocorre devido a falta de justiça na sociedade atual.
    Se há violência em nosso meio,é necessário que tenha pessoas capazes para diminuir isso.A sociedade pede mudanças para esses fatos,contudo poderia ter menos liberdade e se ter mais punição,talvez assim teríamos um pais melhor.
    RAIANE ALMEIDA
    3° SÉRIE

    ResponderExcluir
  31. A ideia que se tem sobre justiça é que seja algo bom pra todos e de fato isso é sua definição. O ideal seria os governantes aplicarem a justiça, porem é necessário que a sociedade também corra atras dos seus direitos
    Marília Marcarini 2ano

    ResponderExcluir
  32. A primeira ideia que temos sobre justiça é a do ato de não deixar impune o individuo que cometeu um crime fazendo-o pagar pelo mesmo de maneira justa a modo que possa ser impedido de comete-lo novamente. A função de dar essa justiça cabe ao Estado seguindo as leis do código penal brasileiro, mais em meio a um Brasil tão conturbado, violento, inseguro, e com governantes e autoridades que não pensam no bem comum da sociedade e até mesmo o meio em que vivem e só em si mesmos, é muito difícil vermos a justiça sendo feita, essa impunidade causa muita revolta na sociedade ao ponto da mesma chegar a fazer justiça com suas próprias mãos, sabemos que essa não é a melhor maneira de fazer uma pessoa pagar por um crime que cometeu, mas, em que podemos julgar e condenar uma pessoa por querer justiça sabendo que o nosso país em questão de justiça vai de mau a pior?.
    Jucélia Fernandes de Souza 2° V01

    ResponderExcluir
  33. Com a atualidade em que estamos vivendo,a ideia que temos sobre a justiça é cada vez pior "aparentemente" contrária,beneficiando criminosos,os concebendo a liberdade envez de impor a justiça cabível. Justiça é a forma de decidir uma punição ou não punição a um determinado réu,a quem cabe fazer isso seria o estado, onde nem sempre acontece essa,deixando pessoas revoltadas com as decisões,buscando justiça com as próprias mãos, o que nem sempre é correto.

    ResponderExcluir
  34. É indiscutível o descaso da justiça brasileira para com os cidadãos. Temos muitos exemplos que evidenciam esse fato, desde noticiários à situações que nós mesmos vivenciamos. E é diante de todas essas arbitrariedades que o indivíduo passa a se sentir no direito de fazer justiça com as próprias mãos. Infelizmente, a inexistência de punição será responsável por gerar ainda mais atrocidades e enquanto nada for mudado, teremos que conviver ou sobreviver em meio a violência que afeta nosso país.

    ResponderExcluir
  35. Atualmente a justiça não vem fazendo muita diferença para muitos cidadãos.O poder público é um descaso para os que precisam,a criminalidade só vem aumentando,inocentes são mortos e a família solicita seus direitos e nada é feito.Na verdade os que precisam de ser julgados e condenados continuam por aí a ferir indefesos,por isso muitas vezes querem fazer justiça com as próprias mãos.
    Berenice Moro Benedito-3°V01

    ResponderExcluir
  36. o verdadeiro sentido da justiça se da pelo fato de o individuo se defender ou se vingar de um problema que possa ter acontecido em sua vida e possa ter prejudicado o mesmo . Nos dias atuais a situação do país esta se tornado cada dia mais catastrófica ,prejudicando assim a nossa nação e aumentando diariamente o uso da justiça com as próprias mãos.As vezes podendo ate afetar pessoas inocentes e sem condições de se defender.Precisamos de punições mais severas e medidas mais complexas a serem tomadas para um melhor convívio na sociedade.
    Isadora Marchiori 2v01

    ResponderExcluir
  37. Nos tempos de hoje, por motivos ás vezes bobos acabamos fazendo algumas besteiras e acabando afetando pessoas inocentes. É assim a situação em que vivemos atualmente em um pais em que a justiça não colabora com as pessoas mais humildes, aumentando assim as agressões e o mau comportamento dos cidadãos. Necessitamos de medidas mais drásticas para melhorar a situação da justiça em nosso pais, tornando-a melhor.
    Ritiele Marinho 2v01

    ResponderExcluir
  38. Na atualidade a segurança do nosso país está cada vez mais a desejar, pelo simples fato de os Órgãos responsáveis por isso está deixando o povo como segunda opção. Com isso a sociedade fica revoltada e quer fazer o que não esta sendo feito, fazendo assim a justiça com as próprias mãos, sendo que prejudica tanto quem faz como aqueles que estão ao seu redor.
    Lucas Calenti

    ResponderExcluir
  39. Estamos em um mundo em que a justiça não esta sendo feita, a sociedade esta sofrendo a cada dia que passa, e por esse motivo resolve se vingar por si mesmo. Criminosos hoje em dia fazem o que bem querem pois pra eles a polícia não os intimidam mais. A cada dia que passa, famílias sofrem perdas por falta da segurança. A sociedade e sua segurança esta ficando em segundo plano, fazendo com que pessoas se tornem criminosas pelo simples fato de quererem justiça.
    Letícia Miguel

    ResponderExcluir
  40. Sobre a ideia de justiça, justamente teria q ser algo justo e correto para todos. Em relação aos atos de crimes deve ser aplicadas para todos os criminosos independente de ser rico ou pobre, negro ou branco, pois todos são seres humanos capazes de possuir os mesmos direitos e punições.

    ResponderExcluir
  41. Justiça deveria acontecer em todos os casos que inocentes pagam com a vida o alto índice de criminalidade em que vivemos,os criminosos estão tranquilos com o que vai acontecer a eles, pois temos hoje um sistema fraco que traz impunidade aos delinquentes, que matam sem razão e são liberados com o pagamento de fiança. Mas essa fiança não tira a culpa de ninguém e muito menos apaga da memoria de familiares a dor da perda.
    Heloisa Bossato Pereira

    ResponderExcluir
  42. A justiça atualmente não esta sendo feita e por isso a sociedade sofre as consequências e passamos a nos revoltar com essa injustiça que a cada dia cresce mais... Muitos casos, pessoas inocentes são condenadas injustamente, a família sente-se só, fraco, triste, vazio, por causa da perda. Por isso é justo que todas as pessoas pagam pelo que elas fazem de errado não importando se é negro ou branco, rico ou pobre, sábios ou ignorântes... A justiça deve ser feita para acabar com essa desigualdade que esta gerando ainda mais no mundo, pois todos os seres humanos devem possuir os mesmos direitos sem desigualdade social....
    Amanda Canal Vieira 2º V01

    ResponderExcluir
  43. A justiça em nosso pais e muito falha. ainocentes que pagam por crimes que não cometel, em alguns casos as pessoas da familia do inocente condenado resouven fazer justiça. Na Alemanha um crime leva em media 5 a 6 anos para ser resouvido, e no brasil 6 meses.
    WElington R. R.Entringer

    ResponderExcluir
  44. Bom todos nois sabemos que fazer justiça com as própias mãos não é melhor manera de se resolver um problema, penso que reajindo de forma passiva é o melhor a se fazer, mas nem sempre reajindo de forma passiva termina da melhor forma, pois nois temos um poder judiciario bastante falho, assim sendo quando a pessoa recebe uma pena judiciaria não caba recebendo a punição correta.
    "Rafael Armani "

    ResponderExcluir
  45. A justiça é o modo que existe de todos sermos iguais perante a lei , bom pelo menos na teoria seria isso. Mas, como sabemos geralmente a justiça não é feita em todos os casos , por exemplo, quando acontece algum crime em uma familia inocente e o autor desse crime não recebe uma pena havendo , desse modo, a falha do poder judiciario. Esse é um dos motivos com que acontece a justiça com as próprias mãos , pois, muitos pensam que como a justiça nao existe corretamente, devem responder a violência sofrida com mais violência gerando ainda mais problemas na sociedade.
    Pedro Henrique Entringer

    ResponderExcluir
  46. Na atualidade no mundo hoje em dia quase não existe lei. Por isso nos tentamos fazer justiças com nossas mãos . No Brasil por exemplo se nós fomos esperar para resolver um ''problema'' em certas cidades de algumas regiões de uns estados de acordo com a lei demoraria muito pois a justiça de algumas regiões estão muito precárias precisando de melhorias, pois não estão investindo correto para melhorar a justiça do nosso país.

    ResponderExcluir
  47. A violência é um dos maiores problemas na sociedade , pelo fato de deixar a desejar , por isso algumas pessoas fazem justiça com as próprias mãos , pois vários crimes passam por despercebidos sendo assim milhares de pessoas inocentes morrem gerando frustração e revolta nos parentes e amigos que muitas vezes optam pela justiça com as próprias mãos . No entanto cabe ao órgão judiciário aplicar a justiça aos criminalizados . Será que a falha é nossa de querer fazer justiça com as próprias mãos? Até quando milhares de pessoas inocentes vão continuar morrendo?
    Sheyla Maria Lepaus Marques 3°V01

    ResponderExcluir
  48. Ao tratar-se de justiça, tem-se em mente algo que seja capaz de ressarcir, ou seja, suprir de alguma forma algum dano causado a determinado individuo, porém nota-se que esta se encontra cada dia mais escassa no Brasil. Diariamente pais e mães, tios e tias, avôs e avós, irmãos e irmãs, filhos e filhas sofrem e lamentam a perda de seus entes queridos em meio a enorme onda de violência que atinge o país e nem sempre medidas precisas são tomadas em relação a isto oque consequentemente vem gerando revolta em meio a sociedade que cada dia mais tem sede de justiça e consequentemente tenta adquiri-la com as próprias mãos. Algo extremamente negativo pois não se puni violência com mais violência, essa ideia de "vingar" de forma bruta alguma atitude barbara de algum individuo é débil pois é muito claro que automaticamente isto geraria mais transtorno. A ideia seria "punir reeducando", mas enquanto essa realidade se encontra distante da sociedade atual o ideal seria cada qual fazer sua parte ou seja respeitar as normas da convivência humana e andar sempre atento diante daqueles que não respeitarão, "salve-se quem puder". Rsrsrsrs.

    ResponderExcluir