quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A intolerância religiosa - desafio de um país democrático e laico



2ª e 3ª séries do Ensino Médio

O tratamento legal contra a intolerância religiosa ainda está comparável às ações contra o assédio moral e o assédio sexual quando as ações só eram permitidas quando houvesse provas objetivas e testemunhais da ocorrência de tais assédios.
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.
A liberdade de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.
O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. A Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.
É importante salientar que a crítica religiosa não é igual à intolerância religiosa. Os direitos de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Todavia, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo religioso a que é direcionada a crítica. Como há muita influência religiosa na vida político-social brasileira, as críticas às religiões são comuns. Essas críticas são essenciais ao exercício de debate democrático e devem ser respeitadas em seus devidos termos.
Diante deste conceito amplo, poderemos, portanto, resumir como liberdade religiosa:
1) O direito de ter uma religião e crer num ser divino;
2) O direito de não ter uma religião e não crer em um ser divino;
3) O direito à neutralidade religiosa em espaços de uso comum (públicos).
Vivemos num país rico em manifestações e crenças religiosas e muitos que, por opção, não professam nenhuma. Vivemos num País democrático e gigante por natureza, mas, ainda imaturo no exercício da verdadeira liberdade religiosa. Nossa pátria mãe gentil, ainda convive com a intolerância religiosa sutil.
 
  • A falta de crença também não deve constituir motivo para discriminação ou ódio. Não se deve ofender ou discriminar. Um crime causado por tal motivo representa uma séria agressão às liberdades de expressão e opinião e, assim sendo, deve ser denunciado da mesma maneira que todo crime de ódio. Diante de tal problema que é enfrentado desde muito tempo, faça um breve comentário expondo seu ponto de vista.                                                                                                                                                                                                                                          (http://www.mprj.mp.br/areas-de-atuacao/direitos-humanos/areas-de-atuacao/combate-a-intolerancia-religiosa-e-defesa-do-estado-laico;https://pt.wikipedia.org/wiki/Intoler%C3%A2ncia_religiosa)                                                                                                                                                                                                                Professora: Tatiane Smarçaro Caliman    

49 comentários:

  1. Eu acho que mesmo se pessoa não acreditar em nenhuma crença ela deve ficar quieta pois mesmo ela colocando sua opinião ela pode arranjar uma confusão com a pessoa ou ate mesmo com familiares. E como todos sabemos o bem mais precioso nosso é a família nunca podemos quebrar esse vinculo.
    Samara Foeger 2°V01

    ResponderExcluir
  2. Penso que todos tem o direito de se expressar. Pois somos indivíduos diferentes, com crenças diferentes. Devemos respeitar o espaço do outro. Desde que minha liberdade de expressão não agrida, de qualquer forma, o meu próximo, não vejo problema nenhum de seguir e acreditar no que eu queira.
    Não precisamos concordar em tudo. Pois somos seres racionais com ideias e modos de vida completamente diferentes.
    Contudo, temos que nos expressarmos sim, na nossa liberdade, sem ofender o outro.

    ResponderExcluir
  3. Penso que todos tem o direito de se expressar. Pois somos indivíduos diferentes, com crenças diferentes. Devemos respeitar o espaço do outro. Desde que minha liberdade de expressão não agrida, de qualquer forma, o meu próximo, não vejo problema nenhum de seguir e acreditar no que eu queira.
    Não precisamos concordar em tudo. Pois somos seres racionais com ideias e modos de vida completamente diferentes.
    Contudo, temos que nos expressarmos sim, na nossa liberdade, sem ofender o outro.

    ResponderExcluir
  4. Acredito,que cada pessoa tem o direito de se expressar sobre este,desde que seje uma opinião e nao uma critica ofenciva,pois apartir o momento em que se ofende qualquer outra religião, alem de ser uma tremenda falta de respeito pode ser denunciado porque de certa forma trata-se de um crime. Cada um segue o que quer e na religião que se sentir melhor,temos do direito de expor opinião mas respeitando o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Uma pessoa nasce com o direito de fazer escolhas, tais escolhas são próprias e não ofendem a ninguém.Qual é o direito de qualquer pessoa questionar ou interferir nisso?
    A existência desse questionamento nos faz perceber que cada individuo deve respeitar o outro, pois como seres humanos temos nossas culturas e queremos que elas sejam respeitadas.
    Cristiano Azeredo Bossato 3º V01

    ResponderExcluir
  6. As pessoas tem o direito de ter escolhas,desde que elas nao ofende ninquém e não enterfere no espaço do proximo.sendo assim cada individo podera respeita cada tipos de crenças.
    Karoliny De Souza Lima 3°V01

    ResponderExcluir
  7. Acredito que cada o tem o direito de se expressar da forma que quiser. Sem interferir na vida dos outros, respeitando as diferentes tipos de crença,respeitando o easpaço do proximo.
    Ricelia Garabelli Camara 3°vo1

    ResponderExcluir
  8. Em minha opinião todos temos direito de se expressar o que sentimos e achamos ,cada um possui sua crença cada individuo possui um modo de vida diferente ,cada pessoa faz o que quer segue o que quer da maneira que ele bem entenda a vida de um ser humano e criado por ele mesmo cada escolha tomada e fruto de que a pessoa esta temente e com consiência do que faz. Entao se expressar defendendo nossa liberdade e demonstrando respeito nao à problema algum.
    Gabriel (2°serie EM)

    ResponderExcluir
  9. No meu ponto de vista, o respeito é algo indispensável, a pessoa tendo ou nao uma religião tende a aceitar,respeitar e expor opinião sem ofender a crença do próximo, pois nem todos convivemos em uma mesma religião.
    Francieli (2°serie EM)

    ResponderExcluir
  10. Intolerância religiosa e um assunto que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar crensas religiosas do próximo.Honda cada hum cré e pensa o que quer sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  11. Todos temos o direiro de expor opinião sobre este, porém sem ofender a crença do próximo e respeitando sua opção religiosa,mesmo que não se acredita nesta,até porque nem todos creem no mesmo Deus.
    Letícia 2°serie EM

    ResponderExcluir
  12. Quem exige respeito tem o dever de respeitar o seu próximo, pois não deve haver forma alguma de preconceito ainda mais sobre uma questão tão pessoal como religião. Claro que existem varias opiniões mas que seja colocada sem ofender ninguém. A partir do momento em que defendemos nossos conceitos todos tem o mesmo direito de crer naquilo que defende e acredita.
    Heloisa Bossato Pereira 2º série

    ResponderExcluir
  13. "Não faça ao outro aquilo que não gostaria que fizessem a você".
    Partindo deste ponto de vista, qualquer ser humano deveria ser capaz de discernir entre certo e errado e reconhecer que, assim como queremos ser respeitados, outros também precisam desse mesmo respeito. Isso é um fato consumado e há séculos é um tema de discussão. Mas o que parece funcionar na teoria, não é tão eficaz na prática e como prova disso temos as leis brasileiras que, na maioria das vezes, não fazem valer os direitos humanos.

    ResponderExcluir
  14. Toda as pessoas deveriam ter o seu direito de escolha, em todos os aspectos respeitados, inclusive em relação a religião. Num país como o Brasil onde desde sempre se é acostumado a conviver com pessoas de diferentes raças e cores não deveria ser diferente em relação ao seu credo ou no fato de decidir crer ou não num ser divino. Esse direito deveria ser resguardado pelo Estado, e a concientização e o respeito por toda e qualquer religião deveria partir, primeiramente, da familia que é onde se forma maior parte da opinião do indivíduo
    MILENA DA SILVA 3oV01

    ResponderExcluir
  15. No meu ponto de vista cada pessoa segue o que quer na vida, mas sabendo respeitar as decisoes de cada individo que convive ao nosso redor sem qualqer preconceito ou distinçao. Particulamente, comsidero que nenhum pais deveria existir uma regra que ditasse a que religião seguir, pois isso fere o direito de ter suas proprias decisões que todo cidadão deveria possuir.
    ADRIEL MORO DOS SANTOS 3V01

    ResponderExcluir
  16. Ninguém é obrigado a ter uma crença ,cada pessoa tem garantida pro lei de acordo com a constituição brasileira, O direito de ter ou não uma crença ou religião .isso depende do pensamento e opinião de cada um. Maria Aparecida (2º serie EM)

    ResponderExcluir
  17. Todos temos o direito de acreditar ou não em Deus, porém devemos saber respeitar a decisão do outro, principalmente quando se trata de religião. Temos que ter cuidado ao falarmos algo sobre esse assunto,para não ofender outras pessoas. YASMIN SAMPAIO ( 3º v01)

    ResponderExcluir
  18. O Brasil por ser um país laico ou seja não há uma religião oficial por tanto devemos respeitar a cultura de outra religião. As críticas feitas ou ate mesmo agressão a pessoa pode não ter a liberdade de expressão e pode até mesmo acabar com a dignidade humana.
    Lucineide Venturini (2°V01)

    ResponderExcluir
  19. Quando tratamos do tema religião em uma sociedade gera muitos conflitos ,entre eles o preconceito e muitas vezes havendo até agressões físicas e mentais. Diante desses problema é direito do ser humano ter sua religião e crer em um ser divino, sem que sofram com a intolerância religiosa.
    Fernanda Giuriatto Boldrini 3°V01

    ResponderExcluir
  20. Acredito que cada pessoa tem o direito de seguir a sua própria religião, afinal todos nos acreditamos em um mesmo Deus.Já as pessoas que dizem não acreditar ou não participar de uma das mais diversas religiões nos não precisamos jugar ou combina-las, pois não temos esse direito, pois a única pessoa que tem esse direito é Deus.
    Tainah Passamani 2ºV01

    ResponderExcluir
  21. Cada cidadão tem o direito de escolher a sua religiosidade e também ter a consciência de respeitar a escolha de cada um. Nem todos respeitam a escolha do outro causando transtornos, ofensas e agressões a quem quer viver em paz a sua vida com ou sem religião. Todos dependente da sua escolha devem ser bem recebidos pela sociedade, onde todos devem ser tratados iguais.

    ResponderExcluir
  22. Todos tem seu direito de escolha, cabe a cada um saber respeitar e ter como foco que o Deus é o mesmo independente da sua religião . Julgar as pessoas pela sua religião é algo desumano, pois temos que aceitar e tratar as pessoas igualmente.
    Lucas ( 2°vo1)

    ResponderExcluir
  23. Cada Ser humano tem direito de fazer suas próprias escolhas, portanto cabe a sociedade respeitar e não interferir nas decisões do próximo, mesmo que muitas vezes algumas pessoas acabam sofrendo com atos violentos.Todas as pessoas e todas religiões merecem proteção e respeito.

    ResponderExcluir
  24. Cada cidadão tem seu direito de escolha. Há casos de agressão física e moral as pessoas de diferentes religiões,no entanto,cada povo, cada cultura, cada comunidade tem o direito de possuir sua própria religião e um modo próprio de reverenciar suas divindades. Bianca Giuriatto 2ª V02

    ResponderExcluir
  25. Diferentes religiões devem ser respeitadas, nem todos tiveram a mesma criação e não são obrigados a crer nas mesmas coisas. Todos tem direito de escolha e não devem ser discriminados ou agredidos por esses. num pais com tantas diferenças religiosidade é apenas mais uma,mesmo que não creia na mesma coisa deve se respeitar e aceitar os novos conceitos e ideias.
    Marília Marcarini ( 2 V01)

    ResponderExcluir
  26. No meu ponto de vista todos tem o direito de fazer suas escolhas e devemos saber respeitar essas decisões, mesmo que as vezes sendo certa ou errada.Cada um tem seu jeito de pensar e de agir.
    Julia Gabriela Sesana Seith 3°V01

    ResponderExcluir
  27. Como seres racionais e formadores de opinião temos livre direito de se expressar e acreditar em que acharmos convinientes a nos mesmos seja ela certa ou errada,desde que não ofendemos o outro.É preciso saber respeitar o próximo para se obter o respeito.
    Berenice Moro Benedito

    ResponderExcluir
  28. Todos devem respeitar as diferentes escolhas religiosas pois cada um tem seu modo de pensar, sua crença e seus ensinamentos. Não devem de forma alguma serem julgados ou agredidos por isso, a escolha do que se deve acreditar vem de cada um e cabe a nos respeita-las.
    Karolyne Malanquini Marotto ( 2 V01)

    ResponderExcluir
  29. A meu ver, todo indivíduo possui a liberdade de professar ou não qualquer religião, desde que não haja discriminação e ofensa. Todos nós devemos ser tratados de maneira igualitária, independente da religião que professamos. Afinal,ninguém tem direito de interferir nessa escolha. Contudo, não se pode acreditar ou ter fé por outra pessoa a não ser por nós mesmos, cabendo a nós cidadãos respeitarmos o espaço de cada um, no que se propõe tanto na justiça humana, quanto na divina, independente de qual acreditemos.

    ResponderExcluir
  30. Cada um de nós tem direito a escolher que religião ira seguir. E a sociedade tem que respeita isso, todos têm direito de escolha e não devem ser discriminados ou agredidos por ninguém. Não podemos julgas as pessoas por sua religião, temos que aceita e tratar as pessoas igualmente, pois nem todos acredita no mesmo Deus.
    Mauricio Raymundo Travezani 2°vo1

    ResponderExcluir
  31. Acredito que todos nós temos direito de escolher sua própria religião e direitos de liberdade de expressão , porem devemos respeitas a opinião e a religião de cada um .
    Quando se trata em religião em meio de diversas pessoas de opiniões diferentes sempre tem conflitos no meio . Portanto , quando o tema for debatido em um grupo de pessoas deve ser feito de forma que não haja desrespeito ao grupo religioso a que é direcionada a crítica !
    Tamires Martins de Souza (3º V01)

    ResponderExcluir
  32. O Brasil é mundialmente conhecido como um pais cuja sociedade tem como características naturais a tolerância e o respeito à diversidade. Porem, todos sabem que as coisas não são bem assim. A diversidade religiosa, por exemplo, está aumentando a cada dia elevando consigo o número de denúncias de intolerância religiosa. Esse fato se da devido ao mal habito da população de confundir liberdade de expressão com preconceito e discriminação.
    Os seguidores do candomblé são os que mais sofrem preconceitos, seja em escolas, ruas, locais propícios para o exercício da fé, etc. Tal fato provem principalmente de pessoas que são fanáticas por determinada religião.
    Segundo o Jornal alemão Deutsche Welle, houveram em 2013 aproximadamente 231 denuncias de intolerância religiosa, ou seja mais que o dobro da quantidade registrada em 2012 (109 denuncias)
    É certo que em um pais tao grande como o Brasil não se pode tolerar tal situação. Deve-se então criar programas que ensinem a sociedade, sobretudo as crianças e os adolescentes, o quão importante é o respeito ao próximo. Afinal, da mesma forma
    que todos têm a liberdade de se expressar, possuem o dever de respeitar as escolhas dos outros, seja no campo da religião ou em qualquer outro.

    Graziele Riguetto Venturini 3°V01

    ResponderExcluir
  33. Penso que todos tem o direito de fazer suas escolhas em relação à religião e sua liberdade. Assim devemos respeitar as escolhas de ambas pessoas, pois cada um tem seu modo de pensar,sua crença e sua cultura.
    Ritiele Marinho 2 v01

    ResponderExcluir
  34. Na minha opinião, o Brasil por ser um país com grande diversidade religiosa deveria se conscientizar que não e um país de religião unificada, mesmo sabendo que a religião é de Matriz afro - brasileira, a sociedade insiste em aborda transtornos pelo fato de alguns defensores de sua religião acharem que todos devem ter a mesma crença e opinião.
    Vanessa Regiani Ferraço

    ResponderExcluir
  35. Essa crise com religiões surgiu desde a época da escravidão. É uma polêmica no Brasil ocorrendo violência em decorrência de religiões diferentes.
    Hoje é quase difícil ver pessoas de diferentes religiões se dando bem, saindo juntos. As pessoas estão levando "religião" a sério e não a palavra de Deus que é o que se é pregado em todos os centros religiosos. Na igreja aprende-se a amar o próximo e quando chega a porta e sai, desrespeita a primeira pessoa de outra religião que passa pela sua frente, não a cumprimenta e acaba ignorando.
    Não praticamos o que ouvimos e em conversa com si mesmo diz que não tem pecados e que é o que a igreja pede e ensina. E aquela pessoa que você deixou de cumprimentar por ser de uma religião diferente? Não está escrito que devemos amar o próximo como a si mesmo?
    Se todos os fieis que dizem acreditar em Deus, fossem capaz de praticar o que é dito e ensinado em qualquer igreja o país não se encontraria em tanta polêmica assim.
    (Heloísa Agrizzi Samarzaro 2 série do ensino médio

    ResponderExcluir
  36. Na sociedade contemporânea, a intolerância religiosa ainda está intensamente presente, podendo alterar um sistema religioso seguido por tal indivíduo.
    Os autores dessa desordem socioreligiosa, pode provocar o desmembramento de determinado conjunto religioso, causando transtornos aquém vive segundo as regras de uma religião.
    Muitos não obtém uma religião específica para se seguir,talvez por justamente em alguns pontos o mundo religioso ser um pouco confuso. Mas isso não se cabe julgalo,pois cada um tem seu livre arbítrio de viver e seguir seus caminhos como quizer. Querendo ou não,a própria sociedade regeita a influência da igreja nas instituições uma forte característica Laica.
    Entretanto, a sociedade em suas leis e instituições pode ser uma forma repreensiva da religião de uma forma ainda implícita mas que aos poucos deixa ver suas reações exteriores.

    Renan Macedo Carcabini (3°v01)

    ResponderExcluir
  37. Assim como em outros assuntos, o ser humano é uma entidade de debate, de persuasão e entre outras designações, de cobiça!
    Concordo plenamente do Estado apoiar a escolha de acreditar em uma entidade, seja lá que for, ou não. Mas discordo de práticas de pessoas de outras religiões ou Ateus que tentam a qualquer custo nos "arrastar" para outras doutrinas.

    ResponderExcluir
  38. Acredito que cada pessoa possui seus direitos de escolha de religião, que provavelmente partira dos seus descendentes, sendo assim, como queremos que nos respeitem também temos que respeitar o próximo, não interferindo na suas escolhas. 2°v01

    ResponderExcluir
  39. Todos nos temos o direireto de seguir a religião que nos comven. O Brasil é um pais de varias etinias, sendo assim cada uma delas possui um deus e uma forma de cultualo... Nao cabendo a nos jugala certa ou Erada
    Gustavo Giacomin

    ResponderExcluir
  40. Bom; eu penso que mesmo quando a pessoa não acredita em nenhuma religião ela deve aceitar a opinião do outro . Pois, todos nós temos direito de escolhas diferentes de religião e de qualquer outra coisa que nos convém,e isso não é dever do outro julgar como certo ou errado.
    Rodrigo .N. Santos

    ResponderExcluir
  41. Religião, uma parte filosófica do ser humano indiscutível. Cada pessoa escolhe de acordo com a sua necessidade de deus e sua criação, não posso julgar a escolha de uma pessoa, mas também não podem julgar a minha sou firme na religião católica, uma frase que respeito e ' cada pessoa e livre para escrever a sua historia tanto religiosa quanto social . você tem a sua vida o que tem haver com a minha nada então viva ela com felicidade', e respeite a minha historia. Welington. R. R. Entringer

    ResponderExcluir
  42. Penso que, mesmo não sendo todos da mesma massa religiosa, temos o dever de respeitar a todos independente de suas escolhas ou dogmas. Em um país como o Brasil, perante a lei o que prevalece é a liberdade de expressão, entao por que ainda presenciamos tantos casos de intolerãncia religiosa? simpes, há imdivíduos que veem suas ideologias com superioridade e nao aceitam escolhas diferentes, mas levando em consideração a grande variedade de raças, etnias e principalmente da cultura brasileira a intolerancia religiosa é considerada como crime grave e nao deve ser tratada como algo comum em nossa sociedade. Devems denunciar e nunca nos calarmos diante de tal preconceito, essa atitude nos faz mostrar o quantto é bom viver em meio a tantas diferentes culturas, pois isso torna o nossa nação mais rica e diversificada. jucélia Fernandes De Souza.2VO1.

    ResponderExcluir
  43. "Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa."
    Diante a isso, observa-se que a Declaração Universal dos Direitos Humanos consta a liberdade de expressão, tanto quanto o respeito a liberdade de escolha do próximo. A fim de que, apesar das diferenças culturais e de crença, seja possível perceber que unidos e respeitando o direito do outro, o mundo será um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  44. "Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa."
    Diante a isso, observa-se que a Declaração Universal dos Direitos Humanos consta a liberdade de expressão, tanto quanto o respeito a liberdade de escolha do próximo. A fim de que, apesar das diferenças culturais e de crença, seja possível perceber que unidos e respeitando o direito do outro, o mundo será um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  45. Cada indivíduo tem o direito de se expressar, desde que não ofenda o próximo. Mas quando se trata de religião temos que nos policiar, para não ofendermos os outros, pois dependendo do que falamos pode ser crime.

    Sheyla Maria Lepaus Marques
    3º V01

    ResponderExcluir
  46. Acho que cada individuo deve respeitar o espaço do outro, se um tem a sua religião diferente é porque ele foi vivenciado dentro dessa cultura . Valdiceia da Silva 3° V01

    ResponderExcluir
  47. Penso que cada um de nós temos o direito de escolher a religião que optamos , de certa forma para que não interferimos o espaço do outro , assim vivenciando a religião escolhida . Ricelia Camara Garabelli 3°V01

    ResponderExcluir
  48. Todos nos temos a opurtunidade de escolher qual religião seguir a que nos faz bem a ter Fé no nossa Senhor, ter amor ao próximo, a minha religião e Católica nem por isso vou ter preconceito com as outras religiões da minha sociedade pois cada ser humano se tem a religião que quer.
    "Se tem varias religiões, mais o Deus e único para todos".
    Amanda Sezana Giacomin. 2°V01

    ResponderExcluir
  49. Penso que tolerância religiosa é saber que cada um tem seu tipo de crença,que na sociedade em que vivemos todos devem ser tratado com muito respeito,portanto temos que ter consciência para não julga as escolhas dos seres da sociedade.
    RAIANE ALMEIDA 3°

    ResponderExcluir