Desde 2014 a Política
Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a proibição de disposição dos
resíduos em lixões a céu aberto. A PNRS é uma lei que estabelece regras para a
destinação e disposição correta dos resíduos gerados pela sociedade.
O assunto é polêmico, e
é registrado em quase todos os estados do Brasil, onde na maioria dos casos,
alegasse falta de recurso para contratação de empresas terceirizadas que captam
esses resíduos. Assim, muitas cidades depositam os materiais recolhidos em aterros
sanitários e até mesmo nos famosos “lixões”.
Diante desta realidade
vivida, percebe-se a alta da taxa de produção de lixo e também, a degradação do
meio ambiente.
Os consumidores são peças
fundamentais para engrenar na busca por um ambiente mais sustentável. A destinação
correta dos lixos como: materiais eletrônicos, a separação de resíduos
recicláveis (destinados a cooperativas), impediriam o despejo inadequado ao
meio ambiente, exigindo menos gasto energético e menos emissão de poluentes.
Na busca por soluções,
já foram apresentadas tentativas para solucionar o problema que envolve os
lixões, como foi feito na cidade de Ivatuba, no sul do país. As propostas foram
de recompensa para quem separa os resíduos recicláveis dos orgânicos, mesmo
sabendo que isso é obrigação do cidadão, o trabalho de conscientização nas ruas
apontando as consequências negativas e, ainda, apontar que muitos buscam por um
mundo perfeito, mas que poucos colaboram para que vivamos essa realidade.
A transformação do país
é de responsabilidade de cada um, e só com a conscientização haverá redução do
lixo produzido, que se dará pelas posturas adotadas em casa, na
comunidade/sociedade, na escola, e outros ambientes propícios, levando então, redução
dos impactos ambientais e até mesmo os sociais.
Fonte:
http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/tag/escola-municipal-afranio-peixoto-ivatuba
Professora Cássia Manthaya Battisti
O
texto lhe faz pensar sobre suas atitudes diárias?
Você
tem consciência dos tipos de lixo produzidos na nossa sociedade? Como os
descarta?
Você
adotaria práticas sustentáveis que envolvam o consumo consciente e o descarte
correto de resíduos sólidos para a recuperação do meio ambiente?

Incrível como o ser humano não tomou consciência de como suas atitudes em relação ao meio ambiente pode afetar e muito a sua vida cotidiana. Pequenas ações como jogar o lixo no lugar certo, reutilizar, diminuir o consumismo, pode sim, fazer a diferença. Além disso, a quantidade de lixo produzido vem aumentando cada vez mais, demorando dezenas, ou até milhares, de anos para se degradar completamente. Cabe a cada um tomar consciência de suas atitudes em relação ao meio ambiente e saber que isso pode fazer com que a vida na natureza e no mundo em que vivemos melhore, e muito.
ResponderExcluirIara Capelini - 1º V02
O Homem, o ser mais inteligente de nosso planeta e o mais destrutivo. Ele é capaz de inventar maquinas, curas doenças,avanços e mais avanços ,mas não é capaz de jogar um simples lixo em uma simples lata de lixo ou guardar uma embalagem guando não se tem um lixeiro nas proximidades são atos que podem mudar o mundo.Os lixos produzidos pela sociedade variam de um guardanapo até grandes quantidades de lixo eletrônico e nuclear,que por muitas vezes não são descartados de maneiras corretas muitas vezes prejudicam o solo , a água e o ar,causando poluição, morte de seres vivos ,além da destruição de m ilhares de populações animais. Contudo por muitas vezes esses lixos são descartados incorretamente devidos não se ter um local de coleta e reciclagem onde os mesmos são jogados ao ar livre ou queimados prejudicando ainda mais o meio ambiente. Por isso lembre-se do sistema de 3R: Reciclar, Reduzir e Reutilizar; e faça a sua própria maneira de ajudar o meio ambiente, veja também revistas de reciclagem ou tutoriais da internet e veja os matérias incríveis feitos a partir de lixos ou velharias.
ResponderExcluirAntonio Henrique Zuqui -1º V02
Incrível como o ser humano não se preocupa quando o assunto é o meio ambiente. Pequenas ações como jogar o lixo em lugares apropriado, diminuir o consumo acaba fazendo a maior diferença no meio ambiente. Cabe a cada um de nós tomarmos consciência de nossos atos e percebermos que acabando com o planeta
ResponderExcluirValéria da Silva 1v01
Eu acho que nos devemos ter vergonha na cara em vez de poluir o meio ambiante ,eu acho tanbem que a populacão tem e que morrer de sede ,pois nao valoriza o nosso mundo
ResponderExcluirFeliphe Bianchi 1°V01
Eu acho que nos devemos ter vergonha na cara em vez de poluir o meio ambiante ,eu acho tanbem que a populacão tem e que morrer de sede ,pois nao valoriza o nosso mundo
ResponderExcluirFeliphe Bianchi 1°V01
Sim este texto me fez refletir sobre minhas atitudes sobre o planeta Terra.
ResponderExcluirBom o lixo produzido por nós seres humanos demora milhões de anos para se decompor por isso temos que descartá-lo de jeito sustentável e que não prejudique o meio ambiente.No meu caso eu jogo no lixo da rua.Mas eu não sei certo o o destino deste lixo.
Eu adotaria sim meios que ajudem a melhorar nossa vida.
Por isso eu tento o máximo possível ajudar o nosso planeta e espero também que todos se conscientize para vivermos um mundo melhor e mais saudável.
Mariana Furlan Racaneli 1V01
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSim, com certeza o texto faz refletir muito, sobre nossas atitudes tomadas no nosso dia a dia, se ajudamos ou pioramos a nossa humanidade no planeta.
ResponderExcluirTemos vários tipos de lixos que são produzidos em toda a parte do mundo, sendo alguns que podem ser reciclados, e outros que não podem ser reaproveitados, para os que não vão nos servir mais temos, varias formas de descartalos sem nos prejudicar muito.
Sim, muito provável que eu adotaria sim práticas sustentáveis para ajudar o meio ambiente, até msm para vivermos em um mundo melhor, sem tanta poluição.
Ass: Pamela Perim. 1°V01
Infelizmente uma grande parcela da população mundial não adquire consciência do mal que estão causando ao meio ambiente, basta olhar em volta que veremos como a ação humana prejudica o planeta. A realidade já é vivenciada por muitos, a cidade de São Paulo por exemplo, já lançou leis que proíbem a utilização de sacos plásticos em lojas e supermercados, pois um resíduo como este demora centenas de anos para se decompor. Mas muitos não a põem em prática, com isso todos são prejudicados pela falta de água, devido a poluição ambiental. O mínimo que a sociedade hoje possa fazer pra salvar o mundo, é começar a descartar os lixos em locais corretos, como vem estabelecendo a PNRS, pois o mesmo não seria depositado em aterros expostos. Assim como também, começar a utilizá-lo de forma mais econômica e consciente, para que não seja produzido em quantidades absurdas. Acredito que impor regras mais severas, possam ajudar gradativamente a mudar esse cenário, mas, somente isso não basta, o princípio que devemos fazer é tomar consciência do que a contaminação proporciona a nós, seres humanos, e começar a agir o mais rápido possível para não perdemos o que mais temos de valioso, a nossa vida.
ResponderExcluirShara Parma- 1º V02
Este é mais um caso em que povo e governo deviam trabalhar em conjunto. Com os recursos certos e a nossa boa vontade, tanta coisa podia mudar! É uma situação muito frustrante. Todos os dias vemos as consequências da nossa indiferença com relação à natureza e mesmo assim insistimos no erro. Somos a forma se vida mais inteligente, mas adoramos nos fazer de idiotas.
ResponderExcluirASS: Maiara Entringer 1 V01
hoje em dia o ser umano nao se preocupa com o meio ambiaente e nao se da conta de que o seu lixo acaba degradando cada vez mais o meio em que vive. todos os dias vemos as conssequencias das nossa acoes mais preferimos fechar os olhos.
ResponderExcluirASS: Ines Tomazelli 1°V01
Acho que o ser humano deveria se consientizar e comessar a fazer a sua parte em relação ao lixo de cada dia, pois se agora as pessoas já estao achando dificio viver, imagina daqui alguns anos como vai está nosso planeta.
ResponderExcluirASS: Lorena Suave 1°V01
Por causa dessa poluição no meio ambiente, hoje nos estamos sofrendo por causa da falta de água. Pessoas que não cuidaram do nosso planeta, agora sofrem pela seca. Muitas vezes quando as pessoas falavam para não jogarmos o lixo nas ruas nos não escutava e continuávamos jogando, hoje estamos colhendo o que plantamos. ASS; Alexandre Lopes Marchiori 1V01
ResponderExcluirAs pessoas desse mundo não sabem o mau que estão fezendo poluindo o meio ambiente ,desmatando,desperdiçando àguas sem necessidade e etc. Eles não pensão que um dia esta àgua pode acabar .
ResponderExcluirAntonio carlos 1ºV01
sim este textos me fez refletir sobre meus atos em relação ao meio ambiente .
ResponderExcluirno meu ponto de vista eu descarto meu lixo da forma mais pratica, pois procuro formas de não poluir mais o ambiente.
sim, minha vontade era de promover instituições que podessem melhorar o meio ambiente e torna-lo, mas agradavel para nosso convivel humano.
Ana Karina Fabiano 1ºV01
A poluição está constante desde as queimadas às fumaças que os carros soltam. Têm lugares que estão proibindo a utilização de sacos plásticos em lojas de supermercados, para que as pessoas evitem os desperdícios, como, por exemplo, jogar as sacolas no meio ambiente de forma desnecessária, demorando muito tempo para se decompor. Além de muitas pessoas jogarem papel de bala, todinho e outros na rua, entupindo até os bueiros do nosso distrito.
ResponderExcluirPhilip Marotto - 1v01
gugu hie hie
ResponderExcluirInfelizmente o ser humano finge que não notou a gravidadade do Problema. Se não nos concientizarmos, cada vez mas a situação piorará, e futuramente Pagaremos o Preço estimado por nossas acções!.
ResponderExcluirLuiz -1°V02
Devemos nos conscientizar sobre o que estamos causando ao meio ambiente. Temos que parar de poluir. Um lixo qualquer que jogamos no meio ambiente demora milhares de anos para se decompor. Aindas mais agora com essa falta de agua que estamos enfrentando, as matas estão começando a queimar devido a falta de chuva. E o lixo que jogamos em qualquer lugar só vai acumulando poluindo cada vez mais. Por isso preserve o ambiente que ainda nos resta.
ResponderExcluirWellington Ribeiro 1ºV02
Sim, pois apesar de tudo que está acontecendo, nós ainda não nos conscientizamos e começamos a tomar suas devidas providências sobre isso. Todos estão vendo como o mundo está, prova disso é a falta da chuva há um bom tempo. A água está acabando e as pessoas ainda continuam jogando lixo nas ruas, e esses lixos demoram anos para se decompor, isso contribui muito para a falta da água. Acho que se cada um conscientiza-se e começassem a mudar, o mundo não estaria na atual situação.
ResponderExcluirMaryana Sesana Breda 1º V02
Sim, a sociedade não tem noção do que fazem e estão pouco se importando com o meio ambiente.O governo por si deveria criar campanhas e conscientizar as pessoas a não poluir,e não acabar com algo tão maravilhoso que é o planeta.Afinal se não tomarmos simples atitudes logo como: Não jogar lixos nas ruas,rios e economizar água,que é algo que esta se tornando raro,o que será de todos nós da atualidade e da nova geração.O ser humano tem que preservar e economizar em vez de criticar,tem que ajudar em vez de se fazer de idiota em meio a sociedade.Afinal,somos a máquina perfeita,só que nesse caso está faltando a perfeição.
ResponderExcluirLeticia Libardi - 1º V02
Sim, com certeza, por que é uma forma de nos demonstrar novamente sobre o que fazemos em relação aos lixos todos os dias no nosso planeta.
ResponderExcluirSim, temos os recicláveis que podem ser reaproveitados para outras coisas e os não recicláveis que não servem para nada.
Sim e aliás são vários tipos, materiais eletrônicos, orgânicos, recicláveis e etc. Separando-os os orgânicos, de lixo seco, e os levando até um lixeiro para que sejam levados ao seu destino.
Sim, adotarias praticas sustentáveis, para que eu faça minha parte em relação a esse assunto, e faria o possível para mostrar a todos do meu convívio, que devem também cada um fazer sua parte , por que se continuar indo do jeito que está, cada vez aumentando mais o número , vai piorar a situação.Então cada um deve ter consciência e saber fazer sua parte para que todos de modo geral tanto nós como o meio ambiente sejamos favorecidos.
Danielli Breda 1° V02
Sim. Produzimos diversos tipos de lixo em nosso dia a dia. Muitos são recicláveis e outros não. Podemos descarta-los de várias maneira, como reciclando, coleta seletiva, entre outros. Sim, adotaria, pois assim estaria cooperando para um melhor e agradável convívio entre nós e a natureza e ajudaria em muito o meio ambiente.
ResponderExcluirDaniela-1ºV02
o textos nos faz refletir nao só nas açoes de uma unica pessoa mais sim no que um conjunto de seres de uma mesma sociadade coseguiu que poluir tanto. Hoje podemos ver as consequencias de um passado que acabou sendo muito atual o disperdisio de agua juntamente com o alto indice de poluição esta levando milhares de pessoas a morte . Ai vem a pergunta '' De quem é a culpa? ''
ResponderExcluirDe nós mesmo que mesmo com a capacidade de pensar destruimos o mundo, que com a nossa sede de poder e a vontade de evoluir não persebemos que levamos o mundo a decadencia. E assim podemos concluir que somos muito mais que simples pessoas destinadas a nascer, creser e morer , somos destruidores de uma naçãõ futura .
Djulia Pereira Rodrigues 1º V02
almente nos dias de hoje as pessoas não se concientizam desta realidade vivida percebe-se alta taxa de produção de lixo.Mas algumas pessoas não colaborão pois se reaproveitarmos o lixo menos dele ira parar no lixão.
ResponderExcluirjoão paulo budrini - 1° V02
Atualmente as pessoas nao pensan no que faz,hoje a agua esta virando raridade,pois o ser humano não cuide dela.Mas algun dia a sociedade irar concientizar e iram oarar de disperdiçar agua.Eu so espero que nao seja tarde demais
ResponderExcluirJoão Paulo silva dos santos 1°V02
Em dias atuais a produção de lixo se tornou impossível de ser combatida,mas isso nao significa que nao podemos tomar providencias para que este seja descartado de maneira correta ,coisa que nao parece ser muito difícil mas que o ser humano insiste em fazer preferindo assim destruir o próprio habitat,temos a escolha de cuidar e viver mas por pura comodidade e preguiça preferimos acabar com nossas próprias vidas
ResponderExcluirFelipe Costa 1V02
Nos dias atuais a poluiçao é bastante visivel em todos os lugares pois nos acabamos destrindo nosso proprio ambiente com nossas proprias mãos.
ResponderExcluirAss:Geandra Ferraço 1VO2