quinta-feira, 10 de agosto de 2017

INTOLERÂNCIA




A intolerância - seja de qualquer espécie - raça, religião, opção sexual, política ou cor - fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por isso, todo tipo de preconceito deve ser combatido para, no futuro, haver uma sociedade mais igualitária e livre.
Há intolerância no mundo todo, contudo o Brasil merece certo destaque nesse contexto, pois é um país plural, com diversas crenças, raças e etnias que mantém tratamento degradante a tantos grupos. No caso do preconceito racial, este está vinculado à submissão do negro ao branco desde a época do Brasil Colônia e perdura até os dias atuais, visto que os negros ainda buscam seu lugar na sociedade. Esta intolerância prejudica a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país na medida em que esses indivíduos são humilhados e excluídos com frequência.
Para aqueles que ainda não sabem, abaixo estão alguns artigos e parágrafos da Constituição do Brasil que defende todas as pessoas e o uso da expressão sem censura:                                      
  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em  Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    • V - o pluralismo político
  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    • IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    • VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
  • Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    • § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística
Como assunto que cerca nosso cotidiano, as pessoas não sabem conciliar liberdades individuais e liberdades que envolvem um grupo em sua totalidade. Com isso, situações contrárias ao que deve acontecer são comuns em nosso contexto atual.
Reflita sobre o assunto e deixe seu comentário: como é possível agir contra o problema da intolerância, hoje, no Brasil?

3ª série do Ensino Médio;
Professora: Tatiane Smarçaro Caliman

26 comentários:

  1. A intolerância esta presente cada vez mas em nosso cotidiano e para solucionar tal problema deve-se tomar medidas preventivas e educativas para seu combate como a intervenção da escola de forma a tratar todos iguais e conscientizar grande parte dos alunos ao direito de liberdade de expressão e aceitação de culturas divergentes. Outra forma é nos como humanos tomar-mos em conta que as diferenças talvez não sejam tão terriveis assim, além de termos um conhecimento de cada cultura permite uma maior aceitação, a má compreensão dos simbolos de uma cultura é a principal fonte de preconceito, nos tememos aquilo que foge nossa compreensão assim devemos abrir nossa mente para que juntos possamos lutar e transformar o mundo em uma utopia igualitária.
    Aluno: Antonio Henrique Zuqui
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a solução para esse problema é saber respeitar ao próximo,independente de sua raça ou etnia.Temos muito que aprender com as diferenças sociais e intectuais,não é aceitar,mas sim ter respeito para que possamos também ser respeitados. A sociedade de hoje não tem tolerância as causas diferentes do comum,tudo o que é novo,ou novo para alguns é tratado com desprezo e imoralidade. É tão simples respeitar as pessoas,é simples respeitar opinião, e principalmente os direitos humanos de cada um.
    ALUNA:Letícia Libardi
    SÉRIE: 3°M01

    ResponderExcluir
  4. Apesar de vivermos em um mundo onde a diferença esta por toda parte, ainda existem pessoas preconceituosas em relação a isso, por esse motivo precisamos mudar esse pensamento ultrapassado. O respeito com o próximo é a melhor maneira de fazermos a diferença, tornando todos os povos igualitários e assim sendo pessoas melhores.
    Aluna:Beatriz Biancardi
    Série:3°M01

    ResponderExcluir
  5. Considerando todos os relatos já estudados, não se diz em nenhum lugar que existem diferença entre as pessoas, pelo contrário, todos nós somos humanos da mesma forma independente de raça, religião ou culturas diferentes.
    Aluna:Paula Travezani Manente
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  6. Já se passaram séculos desde o descobrimento do Brasil e, mesmo assim, as ideias preconceituosas que regiam a hierarquia daquela época não se desvaneceram. Relatos de racismo são ainda frequentemente noticiados, assim como outros tantos casos de intolerância.
    Esse mal, que passa de geração em geração, tem se mostrado um inimigo difícil de combater. Portanto, é preciso que as pessoas sejam ensinadas desde a infância a praticarem a tolerância com relação as diferenças dos demais. O que vivemos nessa fase da juventude define em grande parte o que seremos para o resto da vida.
    Assim sendo, a escola tem um papel importantíssimo no combate ao preconceito, visto que tem grande influencia na educação de crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
  7. Já se passaram séculos desde o descobrimento do Brasil e, mesmo assim, as ideias preconceituosas que regiam a hierarquia daquela época não se desvaneceram. Relatos de racismo são ainda frequentemente noticiados, assim como outros tantos casos de intolerância.
    Esse mal, que passa de geração em geração, tem se mostrado um inimigo difícil de combater. Portanto, é preciso que as pessoas sejam ensinadas desde a infância a praticarem a tolerância com relação as diferenças dos demais. O que vivemos nessa fase da juventude define em grande parte o que seremos para o resto da vida.
    Assim sendo, a escola tem um papel importantíssimo no combate ao preconceito, visto que tem grande influencia na educação de crianças e adolescentes.
    Aluna: Maiara Entringer
    Série: 3ªM01

    ResponderExcluir
  8. A intolerância está presente em todo mundo, mas em destaque o Brasil no qual é considerado um país de várias etnias e a dificuldade de entender e aceitar essas diferenças geram um conflito étnico, social e cultural.
    No entanto para o combate dessa violência é preciso o respeito com as características e opções de cada individuo. E os preconceituosos que insistem nesse ato devem ser punidos com leis mais severas, só assim podemos tornar o mundo melhor e com mais igualdade.
    Aluna: Marina Neves Gama
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  9. Acredito que para resolver tal problema é necessário uma maior abordagem na temática, para que todos entendam que o mundo é constituído por uma enorme diversidade. É preciso que haja aceitação e compreensão, e principalmente, respeito entre todos.
    Acredito também que a mídia tem um papel fundamental para ajudar no combate a intolerância, afinal ela possui uma enorme influência. Por fim, acredito que o Estado deve fazer sua parte não deixando atos intolerantes impunes, fazendo um intervenção e aplicando as devidas punições.
    Os pensamentos intolerantes devem ser cada vez mais extintos, e por eles ainda existirem só nos mostram o quanto é preciso evoluir.

    Aluna: Iara Caliman Capelini
    Ano: 3° M01

    ResponderExcluir
  10. Para combater a intolerância é preciso ser passado para todos valores de igualdade, como forma de respeito as características e opções de vida de cada um sem diferença alguma, que os indivíduos passem a aceitar, reconhecer e respeitar as diversidades de culturas , raças , crenças e opiniões pelo qual o mundo é formado. Para intolerantes e preconceituosos que sejam impostas punições severas para que o país evolua e se torne mais justo e igualitário.
    Aluna: Danielli Breda
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  11. Alguns meios para combater a intolerância é criar campanhas para conscientizar as pessoas, implantar atividades escolares que envolvam todas as crianças, mas isso principalmente deve vim da educação familiar. Também deve-se aceitar as diferenças para o bom convívio e o respeito com o próximo.Os preconceituosos devem ser punidos com criação de leis de acordo com a intolerância, mas penas que realmente sigam o protocolo, para se viver melhor na sociedade.
    Aluna: Lorena Suave Lopes
    Série:3°Mo1

    ResponderExcluir
  12. A intolerância está cada vez mais presente em nosso cotidiano, desde muitos séculos, entretanto para solucionar o problema devemos nos concientizar em não desrespeitar o próximo independente de raça, cultura ou etnia. Por isso devemos lembrar que em vez de julgar culturas diferentes, devemos valorizar, pois cada cultura carrega contigo suas qualidades que não deve ser criticada.
    Aluna: Pâmola Vertuani Perim.
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  13. Uma alternativa seria criar um calendário cultural elaborado pelos diversos grupos sociais, que possibilitam a todos uma convivência mais tolerante e respeitosa. Sendo a mídia uma grande influência das massas, se assim o quiser, por certo, encotrará uma forma de abordar o assunto ajudando no combate a intolerância. E nós como cidadãos temos que fazer nossa parte respeitando as diversidades que estão ao nosso redor. Aluna: Ana Késia Ewald Araujo. Série: 3M01

    ResponderExcluir
  14. Vivemos em uma era moderna, mas que ainda vive regida de antigos paradigmas preconceituosos. A cada dia os relatos de intolerância vem se multiplicando e se estendendo por todas as partes. O Brasil em especial, desde o seu período colonial demonstrou ser habitado por etnias que não se respeitavam, como é o caso dos portugueses que aqui chegaram e foram logo expulsando os nativos habitantes do país.
    Mas o que seria necessário fazer para extinguir tal problema?
    Infelizmente não temos a solução que prometa arrancar o mal pela raiz, mas se cada um souber usar o respeito e a consciência creio que muito ajudaria reduzir a incidência de casos, contribuindo assim para a formação de um mundo mais solidário!
    Aluna: Shara Parma
    Série: 3M01

    ResponderExcluir
  15. O Brasil é um país com uma das maiores diversidades do mundo pois há nele diversas crenças, raças e etnias o que consequentemente gera uma certa intolerância.
    Portanto acredito que para acabar com a intolerância, além das punições existentes, devemos acrescentar outras medidas para esse problema como por exemplo a inclusão de mais conhecimentos da diversidade étnica e cultural que compõe o país.

    Aluna: Lucila Rovetta
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  16. Como bem sabemos o Brasil é marcado pela questão da diversidade. O processo de colonização proporcionou a mistura entra varias etnias tornando assim, um pais multicultura.
    Portanto, o caminho para vencer a intolerância passa pelo acesso a informação e a educação com o objetivo de alerta, principalmente crianças e adolescentes para que haja o respeito multo entre os indivíduos.
    Aluna: Érika Travezani Quirino
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O Brasil um pais miscigenado com uma vasta paleta de culturas não deveria possuir casos de intolerância mas essa não é nossa realidade e Acredito que para combater a intolerância no pais deve der necessária a participação das escolas na reeducação das crianças para que estas não se tornem possíveis infratores dos direitos humanos, a atuação de nos cidadãos para que possamos criar um pais mais igualitário.
    Aluna: Ana Karina fabiano Venâncio
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  19. Como foi dito acima, as pessoas não sabem ter o respeito de seu próprio espaço, o que vemos hoje em dia são os grandes desrespeitos que por existirem diferentes raças, cores, religiões os povos acabam invadindo espaço de cada um gerando o desrespeito e sendo intolerantes, minha conclusão sobre tal problema é que tem que se cuidar disso desde pequeno para no futuro não estar presente e gerando o desrespeito a todos.
    Aluno: Gabriel Souza de Oliveira
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  20. Sabe-se que o Brasil é um país bastante miscigenado, mas essas diferenças não são respeitadas pela sociedade.Para conter a intolerância seria necessário a utilização de palestras, aulas e campanhas e também que tivesse leis mais severas para os intolerantes.
    Aluna:Leticia Gambarini Santos
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  21. Justamente pelo fato de o Brasil ser um pais com tanta pluralidade em relação aos diversos aspectos de cultura, que envolvem nao somente as escolhas religiosas, opção sexual e a raça de cada indivíduo, é quase ironia dizer que a intolerância está tão presente em uma grande parcela da população. Para amenizar esse problema deveriam existir mais campanhas que promovam a igualdade, respeitando as opções de cada um.
    ALUNA: Inez Tomazelli
    SÉRIE:3°M01

    ResponderExcluir
  22. Há intolerância no mundo todo, contudo o Brasil merece certo destaque nesse contexto, pois é um país plural, com diversas crenças, raças e etnias que mantém tratamento degradante a tantos grupos. No caso do preconceito racial, este está vinculado à submissão do negro ao branco desde a epóca do Brasil Colônia e perdura até os dias atuais, visto que os negros ainda buscam seu lugar na sociedade. Esta intolerância prejudica a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país na medida em que esses indivíduos são humilhados e excluídos com frequência.
    Warlei Gineli
    3ª EM

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente, a intolerância só vem aumentando no nosso País. O Brasil por ser um País com tantas culturas diferentes é o que mais sofre quando se fala de intolerância. Em minha opinião, devemos respeitar os gostos e raças de cada um, pois sabemos que em nosso meio existem pessoas de várias regiões com gostos e costumes diferentes. Se passarmos a respeitar isto, o Brasil seria um País muito melhor e até mesmo com menos agressões!
    Aluna: Ana Julia Armani Scaldaferro
    Série:3ªM01

    ResponderExcluir
  24. A intolerância está presente em todo o mundo. No meu modo de pensar deveria comessar desde de pequeno em casa, na escola, comunidade, ente outros, a coversar sobre saber respeitar as diferenças das pessoas,o modo de pensar de cada um etc.
    Aluno:Valéria da Silva
    Série:3°M01

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente a intolerância ainda é uma realidade do cotidiano brasileiro, o que faz o tema ser tão abordado é o fato de o Brasil ter sido construído por vários povos e consequentemente várias culturas diferentes, o que torna a intolerância um fator difícil de ser explicado racionalmente, contudo campanhas de conscientização são indispensáveis para tentar erradicar o problema em um futuro próximo e ameniza-lo em nosso presente.
    Felipe Costa 3M01

    ResponderExcluir
  26. Em um pais miscigenado como o nosso com varias crenças,raças,etinias e diversas culturas a intoleraçia deve ser cobatida com base nos conceitos de que ela viola os direitos humanos,e que algumas vezes as pessoas nâo podem expressar suas opiniões da maneira que elas querem saber ouvir o proximo e respeitar as opiniões dos outros ajudaria cobater a intolerançia afinal nos não precimos pensar de maneira igual
    Aluno:João Paulo Budrine

    ResponderExcluir