
A homofobia é o termo usado para designar o
preconceito e aversão aos homossexuais. Atualmente
a palavra é usada para indicar a discriminação às mais diversas minorias
sexuais, como os diferentes grupos inseridos na sigla LGBTI (lésbicas, gays,
bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis e intersexuais) levando muitos a sofrerem preconceito por gostar de pessoas do mesmo sexo.
A metáfora da pluralidade, da multiplicidade que o
arco-íris representa faria sentido se a sociedade aceitasse as diferenças e
percebesse o quanto isso é importante para se viver dignamente em grupo.
Consequentemente, haveria um melhor relacionamento da humanidade, sem
interferência de cor, de religião, de orientação sexual ou de qualquer outro
tipo de preconceito, pois cada um tem sua opção sexual e ninguém é obrigado a
aceitar e sim respeitar.
Apesar de vivermos em uma sociedade homofóbica, a
aceitação da homossexualidade teve avanços nos últimos anos. O que não era e
ainda não é levado em consideração é que ser gay não é uma opção sexual, muito
menos doença ou crime e sim uma orientação sexual de causa biológica, cultural
e psicológica.
É lamentável que o homossexual esconda-se, negue
sua homossexualidade para não ter de enfrentar as discriminações.
Mas, então, quais seriam as soluções para esse
preconceito, que assim como todos os outros, é um senso comum, não tendo portanto
um fundamento?
3ª série do Ensino Médio.
Professora: Tatiane S. Caliman
Infelizmente a homofobia vem crescendo cada vez mais no país. É comum vermos diariamente pessoas sendo agredidas e até mesmo mortas pela sua opção sexual.
ResponderExcluirAcredito que, devemos buscar através da educação e conscientização o fim da homofobia, para construir uma sociedade mais justa e igualitária, com menos agressões verbais e físicas. Assim, reduzindo o número de pessoas que sofrem e praticam este ato, pois o cenário no país esta cada vez mais lastimável com essa situação.
Aluna: Ana Julia Armani
Série: 3M01
É lamentável dizer que em um mundo tão avançado tecnologicamente ainda vive rodeado de antigos paradigmas. Hoje em dia, falar de homossexualidade é motivo de críticas e principalmente de violência.
ResponderExcluirSó para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado, a cada 25 horas morre uma pessoa homossexual. O nosso país lidera o ranking dos lugares onde mais se matam travestis e transexuais no mundo.
Então, cabe a nós jovens o dever de reaver esses padrões impostos, como uma tentativa de erradicar o preconceito e a violência. E como podemos fazer isso? Acredito que a maneira mais viés de se obter êxito seria por meio da educação. Pois é desde a educação infantil que as crianças começam a desenvolver o seu caráter, por isso, podemos começar educando-as para que cresçam cientes de não cometerem essas atrocidades, moldando assim uma sociedade mais igualitária e sem preconceito sexual.
Aluna: Shara Parma
Série/turma: 3M01
A homofobia pode ser definida como uma versão de preconceito,a pessoas com orientações sexuais diferentes,como o grupo LGBT. No Brasil, tem se tornado um tema muito polêmico, sendo um dos países mais perigosos para essa população, concentrando maiores índices de crimes homofobicos que tiram a vida de muitos a cada ano que passa.Portanto, é necessário a criacao de medidas sobre o tema como campanhas para que instruam a população sobre o tema e também comentar nas escolas para que todos respeitem os direitos humanos de cada um.
ResponderExcluirAluna: Danielli Breda
Série/turma:3MO1
O atual cenario brasileiro vem crescendo exponencialmente os casos de homofobia, uma lei aprovada por um deputado declara a homossexualidade uma doença e que pode ser "curada", fato esse que so contribuiu para o aumento do preconceito, visto que descriminar uma classe ou grupo gera uma visao negativa dos externos, um caso alarmante ocorrido no Rio de Janeiro conta com o espancamento acompanhado de morte de um casal homossexual, ate nesse ponto algo "comum" mas errado, entretanto se tratava de um casal de idosos com mais de 6o anos que foram agredidos por seus 20 vizinhos, um fato muito chocante que assola a sociedade brasileira. Contudo, podemos direcionar esse odio para os governantes corruptos que corroem a politica brasileira e prejudica o povo, devemos ampliar nosso conhecimento e nossa aceitaçao, é da natureza humana temer aquiulo que lhe foge da compreensao.
ResponderExcluirAluno:Antonio Henrique Zuqui
Série: 3ºM01
A homossexualidade carrega consigo uma serie de tabus. Ja vivendo no seculo XXI a sociedade ainda se arrasta como em tempos remotos alimentando um preconceito e tirando os direitos do ser humano de ser "diferente". A homofobia é um ato egoísta, pois o homofóbico não tem a consciência de que todos tem os mesmos direitos. E necessário, uma mudança de comportamento no sentido de reeducar toda a sociedade formando crianças e jovens conscientes de que os direitos humanos devem ser respeitados em toda e qualquer escolha sabendo que não é uma opção sexua que forma o caráter do cidadão.
ResponderExcluirAluno: Erika Travezani Quirino
Serie: 3M01
A homofobia é um problemática constante em nosso país, enraizada ao longo dos anos. Todo esse preconceito é fruto de uma sociedade conservadora, que não aceita o "diferente". É necessário punir severamente quem comete tais atos, com leis que realmente funcionem, uma vez que a homofobia ainda não é tipificada como crime no Brasil. Além disso, é preciso dialogar sobre o tema e divulgá-lo, fazendo campanhas contra a homofobia, que, inclusive, poderia envolver a mídia. O respeito as diferentes orientações sexuais é fundamental para combater esse male. É preciso agir rápido para evitar que os LGBT's sofram mais.
ResponderExcluirAluna: Iara Caliman Capelini
Série: 3ª M01
Mesmo com todos os avanços que tivemos ao longo dos anos, a nossa sociedade não está preparada para Cultura diferente. Hoje muitas coisas mudaram, direitos foram garantidos, é mesmo quando a constituição brasileira prevê igualdade entre todos, ainda nos deparamos todos os dias com casos ele é homofobia no Brasil.
ResponderExcluirPortanto, acredito que o preconceito não vai ser diminuído sem que alguém faça algo. Uma nova geração deve ser ensinada a respeitar e conviver com pessoas independente de sua orientação sexual.
Aluna: Lucila Rovetta
Série: 3°M01
Não basta os avanços tecnogicos que tivemos, toda essa evolução não elimina o preconceito das pessoas, a homofobia vem crescendo cada vez mais, os casos de agressão vem aumentando ao longo do tempo, devemos abrir nossa mente e expandir nosso conhecimento para facilitar na aceitação e inclusão dos homossexuais nos meios em que vivemos para que estes possam viver livres da preocupação de serem agredidos ou sofrerem preconceito.
ResponderExcluirAluna: Ana Karina Venancio
Série: 3°M01
A homofobia,atualmente se encaixa em um dos maiores preconceitos cometidos pela sociedade, por não aceitar o inovador, as famílias moderna. Entretando no Brasil o número de casos de agressão contra homofóbicos cresce radicalmente com o passar dos dias, podendo ser cometidas por agressões físicas e verbais. Acredito que a pessoas que cometece tais atos deveria ser punida, severamente, onde o poder judiciária deveria por leis mais severas agora ajudar nesse combatep contra a homobofia, como a lei LGBT que ampara lésbicos,gays, bissexuais e travestis.
ResponderExcluirAluna: Pâmola Vertuani Perim
Série: 3°M01
Diante os fatos que vivenciamos na atualidade, há diversas maneiras para desconstruir esse preconceito. Uma delas é o indivíduo assumir sua orientação sexual. Para uma melhor visibilidade social,tal indivíduo deve dar preferência a candidatos de mesma orientação sexual para combater seus interesses como cidadão. Os pais apoirem o filho LGBT também e augo importante, já que a formação do indivíduo vem do lar. Combater a homofobia é um ponto chave. Buscar o respeito das demais orientações sexuais é o caminho para o fim do preconceito, com tudo, sem o uso da violência. O fim do preconceito e questão de respeitar o indivíduo, sendo ele da orientação sexual que for.
ResponderExcluirAluna:Lorena Suave Lopes
Série: 3°M01
Incrível como o pensamento resiste ao tempo! Por mais que o mundo avance, antigas crenças persistem e continuam a ser passadas de geração e geração. Infelizmente, o preconceito faz parte da nossa herança tanto quanto nosso próprio sangue.
ResponderExcluirTeoricamente, vivemos numa era de grande liberdade. A comunidade LGBTI alcançou várias conquistas. Mas de que serve isso se a sociedade é incapaz de aceitar? Se anda há pessoas que não aceitam os outros e que transformam sua reprovação em violência?
A solução mais cabível não está somente em leis, mas principalmente na educação. A única forma de desencorajar o preconceito é combatê-lo desde a infância. Assim, é possível que, no futuro, as pessoas estejam mais dispostas a conviver em harmonia apesar de todas as diferenças.
ALUNA: Maiara Entringer
SÉRIE: 3ªM01
A homofobia e um preconceito que algumas pessoas tem contra homossexuais,onde eles são atacados de forma verbais entre outras onde procuram suas defesas, so que a sociedade acaba sendo tolerante a maneira como esse tipo de pessoa são postos a sociedades e pelo simples fato de ter um gênero diferentes acabam sendo exonerado por ter outro gosto sexual.
ResponderExcluirALUNO: feliphe Bianchi
SÉRIE 3 M01
A homofobia define o ódio, o preconceito, a repugnância que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais. Aqueles que abrigam em sua mente esta fobia ainda não definiram completamente sua identidade sexual, o que gera dúvidas, angústias e uma certa revolta, que são transferidas para os que professam essa preferência sexual. Muitas vezes isso ocorre no inconsciente destes indivíduos.
ResponderExcluirGabriela Silva
3M01
A homofobia vem crescendo a cada dia,pois vivemos em uma sociedade muito maxista.A forma de agredir essas pessoas são por meio de palavras que machucam muito por dentro,assim elas gardam muita mágoa e assim ficam com medo de sair de casa e ser abusada novamente
ResponderExcluirPhilip Marotto
3m01
A homofobia é o preconceito existente em pessoas contra os homossexuais ou a homossexualidade. A homofobia inclui também o ódio, a aversão, repulsa, nojo, enfim, qualquer sentimento contra a homossexualidade.Todos os dias, em todos os países, indivíduos são perseguidos, violentamente atacados ou mesmo mortos devido à sua condição sexual. Quer seja explícita, quer não, a violência homofóbica causa um enorme sofrimento, que é frequentemente dissimulado sob um véu de silêncio e vivido na solidão.Contudo,um dos meios para erradicar esse preconceito é o respeito com o outro, respeitando as escolhas e características de cada um.
ResponderExcluirMarina Neves Gama
3°M01