DESAFIOS NA SAÚDE PÚBLICA – COMO LIDAR COM EPIDEMIAS NO BRASIL?
Durante a história, a irresponsabilidade humana fomentou
inúmeros surtos epidêmicos. No século XIV, devido à falta de higiene nas ruas
europeias, a Peste Bubônica causou a morte de milhares de pessoas. Hoje, apesar
do desenvolvimento da medicina, o desmatamento, a poluição e outras
negligências do homem ainda fomentam a incidência de mortes por doenças
infecciosas.
O desmatamento é responsável por destruir habitats de
espécies transmissoras de doenças e forçá-las a migrarem para os centros
urbanos, como o mosquito “Aedes aegypti”, o qual é vetor da dengue, febre
amarela e também é associado à Síndrome de Guillain-Barré e microcefalia,
segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde. Dentre as doenças citadas,
todas apresentaram grande incidência no Brasil nos últimos meses e na maior
parte dos casos pode levar à morte. Segundo o ativista Martin Luther King,
“toda hora é hora de fazer o que é certo”, portanto, a profilaxia dessas
doenças faz-se premente na sociedade desde já.
Existem, ainda, alguns empecilhos para a amenização desse
problema. A poluição, a qual acresce o aquecimento global e propicia a
proliferação desse inseto, ainda apresenta altos índices e a fiscalização das
leis ambientais contêm falhas por insuficiência de vigilância. Ademais, a
população não segue de maneira correta as instruções do Ministério da Saúde com
relação a medidas de prevenção, como evitar água parada, por exemplo. Somado a isso,
a saúde pública no Brasil é lenta em relação à demanda e muitas pessoas morrem
sem nem mesmo serem atendidas.
·
A
partir da leitura do texto, apresente uma proposta de intervenção para que
epidemias atuais possam ser combatidas.
Professora: Bruna
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirToda a população deve ser conscientizada, através de palestras, campanhas entre outros, para que assim os conhecimentos adquiridos sejam efetuados, tais como: descartar corretamente nosso lixo, não destruir a fauna e a flora para que a cadeia alimentar não se "desorganize", ficarmos atentos a mudanças em nosso organismo, etc...
ResponderExcluir1° série EM.
Desde 1500 os portugueses chegarem ao Brasil os índio foram expostos a várias situações na qual eram desconhecida. Um exemplo foi a exposição desde as doenças que foram contraídas doa portugueses devido a este portadores ficarem muito tempo em um local desprovido de higiene ou seja as caravelas.
ResponderExcluirNa atualidade as doenças sai contraídas muitas das vezes ao contato do homem com a poluição mesmo que este seja o responsável por ela.
Alessandra silva santos
1M01
Bom, O erro disso tudo está no modelo de desenvolvimento econômico que o Brasil adotou,por exemplo,coleta regular de resíduos sólidos,Fornecimento de água de modo regular para consumo doméstico e a própria distribuição geográfica.
ResponderExcluirCom base nisso, concluímos que devemos também nos concientizar e fazer coletas de lixos... Campanhas, etc.
1° série M02 EM
JOICE LIBARDI
Para que não ocorra epidemias é preciso uma conscientização da população. Não é só cobrar das autoridades uma limpeza regular das ruas, terrenos baldios, etc, é começar de nós mesmos. Não poluindo, não jogando lixo nas ruas, e principalmente não deixar recipientes descobertos expostos, pois o Aedes Aegypti pode se reproduzir ali se haver água parada. Não podemos esquecer que esse mosquitinho, que parece ser inofensivo, pode transmitir doenças que muitas vezes levam a morte, já que a saúde pública brasileira é bastante precária.
ResponderExcluirSTELLA BATISTA ZANDOMINIQUE
1 M02 EM
Para que não ocorra epidemias é preciso uma conscientização da população. Não é só cobrar das autoridades uma limpeza regular das ruas, terrenos baldios, etc, é começar de nós mesmos. Não poluindo, não jogando lixo nas ruas, e principalmente não deixar recipientes descobertos expostos, pois o Aedes Aegypti pode se reproduzir ali se haver água parada. Não podemos esquecer que esse mosquitinho, que parece ser inofensivo, pode transmitir doenças que muitas vezes levam a morte, já que a saúde pública brasileira é bastante precária.
ResponderExcluirSTELLA BATISTA ZANDOMINIQUE
1 M02 EM
Bom para podermos acabar com essas doenças causadas por essa poluição a sociedade deveria se conscientizar para não se jogar lixo em lugares públicos e também pesquisarmos sobre esses assuntos para podermos se informar. Desse modo cada pessoa deveria ter consciência do que se fazer em relação desse problema.
ResponderExcluirLEONARDO SESANA SEITH
1M01
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDevemos ficar atento com a poluição das ruas e das florestas e o mais importante as doenças que e causada pela poluição,temos que ajudar de forma como:fazer a coleta de lixo corretamente,e cuidar do que e nosso, assim ajudando não só nós mas todo mundo
ResponderExcluirA princípio é necessário que a população seja alertada do que esta acontecendo para que juntos possamos agir a respeito desse mal.É necessário que ocorra palestras e projetos de conscientização.A Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.E para ser mais eficaz o governo poderia estar distribuindo vacinas que combatem tais doenças para que a população esteja em segurança.Outro fato que poderia ajudar era tentar reconstruir o habitat natural do mosquito para que ele não venha a procurar meios urbanos,onde coloca em risco nossas vidas.
ResponderExcluirDaniele Libardi Benakio
1°Ano M02 EM
" As mudanças geralmente ocorrem da parcela maioritária da população até chegarem ao governantes, e não ao contrário como a maioria de nós espera que aconteça, portanto, uma minima atitude tomada por cada um de nós pode trazer mudanças que serão vistas por todos futuramente, e que podem mudar o pensamento de quem está no poder e que realmente podem tomar grandes atitudes para agilizar o processo de prevenção e precaução à essas doenças, mas que devem ser iniciadas por nós para atingir os lideres e "abrir o olho", dos mesmos."
ResponderExcluirLeonardo Falqueto Passamani
1ª série M02, Ensino Médio .
É de suma importancia que a população tenha conhecimento sobre a situação, valendo ressaltar que o desmatamento e a poluição (causadas pelo próprio homen), levam alguns animais a migrarem para os centros urbanos, o que acarreta na maior proliferação de doenças. Então, tendo consciência disso nós deveríamos repensar nossas atitudes para preservar a saude humana.
ResponderExcluirAlice Sofiati
2ª série M01
Devemos consientizar a população para que não deixemos que essas epidemias voltem a acontecer. Devemos eliminar qualquer tipo de proliferação de casos de epidemias transmitidas pelos mosquitos,e ratos. Devemos mostras a população formas de como evitar que essas epidemias voltem fazendo palestras e anúncios em televisões para que consientizem as pessoas com formas de lidar com essas epidemias. Domingos Henrique . 2ªSérie M01
ResponderExcluirÉ de muito ajuda que a população tenha noção do assunto, para poder tomar as precauções necessárias em sua residência,com a ajuda do ministério da saude.
ResponderExcluirYandra Lombarde
2M01
É necessário que os agentes de saúde alertem a população através de palestras para não desmatarem e não poluirem, para que atravez disso as pessoas criem a consiencia de que não pode haver a proliferação dos mosquitos transmissores dessas doenças e que cada um deve permanecer em seu habitat sem interferir nos dos outros.
ResponderExcluirLidiani Gambarini Cypriano
2M01
Pode-se observar que no brasil há constante crescimento populacional o qual è acompanhado juntamente com a formação da sociedade brasileira no período pré-colonial por motivo desses acontecimentos temos que concentizar a populacao por meio de oficinas e paletras para que tenha uma sociedade com menos problemas poluicão e devastacao da meio ambiente ,deminuindo surtos e epidemias de doenças infecciosas. CARLOS HENRIQUE DASILVA MACIEL 1ANO M01
ResponderExcluirAcho que cada um deve fazer a sua parte, conscientizando as pessoas do que é certo a se fazer. Mostrá-las que a falta de cuidados, a poluição, o desmatamento prejudica a nós mesmos e que devemos denunciar caso presenciarmos tal fato
ResponderExcluirISABELLA FORNACIARI
1M01
Na minha opinião deve ter sim programas ,palestras,entre outros meios de comunicacão para que todos possam realmente ter um melhor conhecimento do assunto e sabermos das consequências e de todo o mal que isso nos causa.
ResponderExcluirCada um deve fazer sua parte,não poluindo e não desmatando por exemplo,fazendo com que tais epidemias possam diminuir ou até mesmo acabarem. E claro que não vamos ver e nem saber o resultado,mas já e um início e uma grande ajuda para que gerações futuras não passem por esses problemas.
Para podermos diminuir e acabar com essa epidemia devemos e temos que nos conscientizar e tomar atitudes imediatas para que esse mosquito não se prolifere pelos lugares na sociedade. Não desmatando, não poluindo, não deixando água parada pode ajudar muito a termos uma vida mais tranquila.
ResponderExcluirAndressa Marques
2M01
É fato que a maioria das pessoas são totalmente descuidadas em relação a higiene do ambiente em que vivem, mesmo com palestras para orientar oque devem fazer para ajudar a evitar essas doenças continuam fazendo o mesmo, jogando lixo no chão, desmatando etc. A única forma de mudar isso é cada um ter consciência de seus atos e segui as orientações que passam para elas, fazer palestras e outras formas de orientar pessoas com pouco acesso para que elas possam evitar que essas doenças sejam transmitidas.
ResponderExcluirKetylla Rigoni Foeger
2° M02
As pessoas deveria contribuir mais com a saúde pública fazer mais palestras cocientisando as pessoas e fazer mutirões de limpesas nas casas
ResponderExcluirabamdonadas e também fazer mais palestras sobre lixo nas ruas
Werick Entringer
As pessoas deveria contribuir mais com a saúde pública fazer mais palestras cocientisando as pessoas e fazer mutirões de limpesas nas casas
ResponderExcluirabamdonadas e também fazer mais palestras sobre lixo nas ruas
Werick Entringer
Em minha opinião tinha que fazer reuniões,palestra,etc.para conscientizar as pessoas para que elas parem de poluir e consequentemente acabe com essas epidemias.
ResponderExcluirEDUARDO SCHIAVON 1 m01
E extremamente importante que as autoridades tomen auguma atitude porém se nao houver o comprometimento da população em combater o desmatamento e a manter os locais sempre limpos nao sera possível evitar e nem acabar com nenhuma epidemia.
ResponderExcluirBRUNO ZUQUE 2M01
As pessoas têm que se conscientizar a não jogar lixo em terrenos baldios; - Retirar a água que fica acumulada sobre lajes; - Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada; - Limpar calhas com frequência, para que galhos e folhas não dificultem a passagem da água.
ResponderExcluirFlávia Souza 2M01
E de extrema importância a concientização de todas as pessoas para tentar mudar este ranking de que o Brasil é um dos países mais poluentes do mundo, precisamos dá colaboração de todos não destruindo a fauna e flora. Com essa destruição vários animais migram para cidades, alguns trazendo consigo as mais diversas doenças causando mortes e epidemias,devemos não apenas praticar a preservação mas também concientizar outras pessoas, e passar para sociedade o quão importante é cuidar de nosso meio ambiente, pois ao destruir a natureza o ser humano está destruindo a si próprio.
ResponderExcluirUm bom exemplo de epidemia ocorrida no Brasil é a febre amarela transmitida pelo mosquito, propaga-se por animais e insetos. Uma parte disso é ocorrido pela falta de irresponsabilidade de nós seres humanos, devido a desmatamentos,falta de vigilância competente pelos órgãos responsáveis, e isso tudo causa uma desordem no hábitat animal influenciando os mesmos a "mudança" para a cidade que acontece a transmissão do patogêno para nós.
ResponderExcluirCom tal evidência deixada explicita, as pessoas do mundo deve se conscientizar de todas as formas possíveis para manter o equilíbrio no reino animal minimizando as doenças transmitidas por tais seres.
Milena Fornaciari 2M01
para evitar a epidemia nao devemos jogar lixo no chao,nao desmatar ,evitar a poluição ,e concentiza a população nao jogar lixos no chão para causar muitas doenças e mostras as pessoas o que podem causar muitas doenças.
ResponderExcluirkyssyla de jesus vicente 1m1
nos podemos ajudar a população não jogando lixo nas ruas ,não deixando água parada, cada pessoa se conscientizar com esse problema evitando muita poluição para a melhoria da população.
ResponderExcluirAndressa Bomfim dos Santos Neves
1 M01
Todo mundo tem que se ajudar cada um fazendo sua parte, não jogando lixos nos lagos nos rios e também nas matas e temos que nos conscientizar doque que é certo doque é errado ,assim todos nos conseguiremos viver melhor com meio ambiente.
ResponderExcluirTodo nos devemos nos conscientizar as pessoas a faz e o bem para o motivo para o futuro proximo para a humanidade e para ser par não deixar agua parada nossa melhor coisa e deixar viver em paz preservar o meio ambiente
ResponderExcluirÉ possível conter uma epidemia de alguma doença contagiosa evitando que ela se espalhe, como evitar viajar e frequentar locais fechados.
ResponderExcluirUma epidemia pode acontecer quando doenças, como Ebola ou a gripe A, que são altamente contagiosas, começam a contaminar muita gente da mesma região num espaço curto de tempo.
E deveriamos cuidar mais da natureza pq o lixo q jogamos pelas ruas e em qual quer lugar acaba sendo um criador de mosquito q acaba no futuro ajudando pra o acontecimento de uma ipdemia
Nos devemos nos conscientizar sobre essas coisas de doenças e tudo mais.pois essas doenças vem de coisas que nois jogamos nos rios e também que jogamos até nas matas e nas ruas assim vai tudo pro rio e as aguas não são bem tratadas e nos podemos pegar essas doenças para melhora issu so nao jogar as coisas na rua.
ResponderExcluiro governo deveria fazer mais campanhas de conscientização para o povo para de deixar agua parada e começar a reverter esse quadro de doença
ResponderExcluirA população devia pensar mais,e olhar se tem agua parada e tirar, o governo devia fazer palestra e um mutirão e ir em casa a casa tratando dessa doença,1 vez por mês assim essa doença reduzirá bastante , não é só aqui e sim no pais todo.
ResponderExcluirA primeira mudança deveria vir de toda a população adotando medidas como parar de desmatar,poluir e se conscientizar que só está prejudicando a nós mesmos e depois deveria ter outros metodos adotados pelo governo para retirar entulhos deixando a cidade mais limpa e fazer mais campanhas e palestras para tentar mudar a atitude de muitos.
ResponderExcluirLARA FABIANO VIANA 2M02
Todo mundo tem que se ajudar cada um fazendo sua parte, não jogando lixos nos lagos nos rios e também nas matas e temos que nos conscientizar doque que é certo doque é errado ,assim todos nos conseguiremos viver melhor com meio ambiente
ResponderExcluirMARIA VENTURIM SECCATTO
2M02
É preciso inicialmente uma conscientização a população, para que esta possa entender de forma correta o risco de epidemias. As atitudes devem ser tormadas por nós, membros da sociedade juntamente aos profissionais da área. Ex: não poluindo, não deixando água parada, não desmatando, etc e entender que essas providências serão feitas para o bem comum da população
ResponderExcluirFernanda Neitzel
1°M01
É de extrema importância a conscientização da sociedade através de palestras e campanhas com a finalidade de abrir os olhos para coisas que podem ser simples e de uma grande significância como : não desmatar, não poluir entre outras coisas que refletem no mal para sua própria espécie em um futuro próximo.
ResponderExcluirMYLENA MARQUETTI 2M02
A população deve se conscientizar reduzindo a poluição,afim de inibir a proliferação e o contagio com essas doenças. E os governos devem agir oferecendo apoio a canpanhas de prevençao,e oferecendo bons tratamentos aos doentes reduzindo assim o risco de transmissão .
ResponderExcluirIAGO MARINHO 2M02
A população deve ser concientizada por meio de palestras e debates sobre o assunto.
ResponderExcluirLaura Ferreira de Jesus 2M01
A população deve se conscientizar e tentar resolver o problema
ResponderExcluirReinaldo Marciel da Silva
Inicialmente, a população deve ser alertada sobre os riscos da epidemia, é necessário que todos ajudem na prevenção: não desmaiando, não poluindo. E os membros do governo devem ajudar nesse combate.
ResponderExcluirLIVIA FOLLI COMETTI 2M01
Devemos consientizar a população para que não deixemos que essas epidemias voltem a acontecer. Devemos eliminar qualquer tipo de proliferação de casos de epidemias transmitidas pelos mosquitos,e ratos. Devemos mostras a população formas de como evitar que essas epidemias voltem fazendo palestras e anúncios em televisões para que consientizem as pessoas com formas de lidar com essas epidemias.
ResponderExcluirA primeira mudança deveria vir de toda a população adotando medidas como parar de desmatar,poluir e se conscientizar que só está prejudicando a nós mesmos e depois deveria ter outros metodos adotados pelo governo para retirar entulhos deixando a cidade mais limpa e fazer mais campanhas e palestras para tentar mudar a atitude de muitos.
ResponderExcluirBom essas epidemias são causadas por lixo q fica espanhados na beiras de calçadas entre outra então se revemos nossa atitudes podemos reverter essa situação.
ResponderExcluirMARIA LETICIA CASTELARI 2M01
Para nao ocorra a epidemia e preciso fazer uma conscientização para fazer campanhas nas ruas e palestras para evitar. E o governo tem que agir como manda equipes médicas para ajudar a diminuir o risco de transmissão
ResponderExcluirTAINÁ FIRMINO DOS SANTOS 2M01
todos nos sabemos o que essa doença causa, então depende de cada um fazer sua parte pra ajudar, por exemplo não jogar lixos nas ruas e nas matas ,porque com a poluição aumenta a chace dos mosquitos se multiplicar. chaiane N. Sabarreto 2MO2
ResponderExcluirPara que nao acorra essa epidemia,todos nós Devemos parar de poluir as ruas e matas,porque ate mesmo um simples papel de bala vai esta poluindocontent://media/external/file/4290, e vai esta contribuindo para que os boeros entopen e alague as ruas deixando agua parada e ajudando os mosquitos a se reprodusirem.
ResponderExcluirNome:Mariele S.Azeredo
Serie:2M02
Falar sobre doenças epidêmicas é muito relativo porque é fato que a expansão dessas doenças só vão a frente pelo descuidado e desvalorização do homem quanto a natureza porque ele é considerado o único ser vivente capaz de destruir o seu habitat natural.
ResponderExcluirAo jogar lixo nas ruas ,e em seguida haver a presença das chuvas o lixo em questão vai direto para bueiros e esgotos causando entupimentos e assim facilita na expansão epidemia
Seria necessário uma auto mudança no psicológico de cada um dos moradores de uma sociedade para que saibam que é para seu bem e que com isso eles aumentam sua imunidade física
e psicológica
Sabemos que devemos conscientizar todos, por que nem todas as doenças que acontecem todos sabem os motivos, por isso que devemos fazer cartazes, panfletos, ect. Pra que todos saibam as causas.Fazem palestras pra que tenha a conscientização de todos da sociedade que vivemos.
ResponderExcluirVANESSA CAMATTA 2M02
Deve se ter uma melhor preservação ambiental,e uma conscientização da população para evitar essas epidemias.
ResponderExcluirRian Pablo De Andrade Quintino 2MO2
O desafio da saúde depende de ações políticas que levem a uma melhor administração e mudanças de velhos hábitos. Neste sentido, um primeiro passo para isso, é um maior investimento do estado na saúde pública e , além disso, a escolha do caminho da administração e não do descaso.
ResponderExcluirMatheus Roza 2M01
Inicialmente, é importante que sejam passadas maiores informações a respeito da origem das doenças que causam epidemias no país, principalmente a população carente e desprovida de maiores conhecimentos sobre atitudes a serem tomadas afim de mitigar a continuidade de ocorrência dessas doenças.
ResponderExcluirDessa forma a população poderá se conscientizar em relação aos desmatamentos, cuidados com o armazenamento de água nas residências, cuidados com a higiene entre outras ações que contribuam para a reeducação das epidemias e consequentemente maior tranquilidade da população.
Além disso, maiores investimentos na área da saúde, contribuirá de grande forma para amenizar os impactos das doenças a população, reduzindo o número de casos e até mesmo os casos e morte, o que seria benéfico para todos.
Para haver melhor resultados contra essas epidemias, e presiso ter mais meios de passar informações sobre de onde veim e como combater essas doenças, que só trazem malefícios para a população,com mais informações ,conhecimentos e ajuda sobre esse assunto pode haver a diminuição e até mesmo o fim das mesmas,que seria ótimo para todos.
ResponderExcluirRaquel Aguiar
As epidemias podem ser combatidas e evitadas através de insentivos,por parte do Estado,nas áreas de saúde e de pesquisas sobre as doenças.Assim com a colaboração das Ciências, poderia-se abalisa os seres causadores dessas doebdoe,a fim de modifica-los geneticamente,e sem os prejudicar,fazendo com que os seus descendentes não portem os microrganismos causadores desses problemas prejudicias a humanidade
ResponderExcluirTales Ferraço 1anoM01
Nos poderíamos fazer campanhas que anunciaram sobre,o que o lixo que nos jogamos nas pracas,ruas,rios etc.poderiar causar as proprias pessoas como:doencas que se espalhariam e poderia passar adiante como um virius e o estado poderia dar o exemplo as pessoas.
ResponderExcluirSerie:1m02
Hercules dos santos lima.
É de extrema importância que a população se conscientize, para acabar com os desmatamentos e poluiçoes.
ResponderExcluirÉ necessário que as pessoas façam sua parte e cuidem de seu habitat, para que não haja certos tipos de constrangimento, como as doenças. A unidade de saúde deve fazer panfletos e divulgações, para alertar a população.
Tainara Giuriatto
2M01
Devemos nos conscientizar e conscientizar toda a população a não desmatar, a não poluir , a não jogar lixos na rua , e nem deixar frascos em que a água fique parada , assim não destrói os habitats desses indivíduos e nem irá ter motivos para eles desenvolverem ... Tendo mais palestras,reuniões, visitas dos agentes em nossas casas , toda a população irá ficar mais consientizada de como lidar com essas situações.
ResponderExcluirISABELLA SARDICE 1M02
Bom vejo que a maneira de acabar com as epidemias no Brasil é necessário a participação de todos nos .Então devemos nos unir para cuidarmos da limpeza de nossas ruas ,casas ,de bueiros ,e vários outros ambientes de nosso uso ,para q ñ haja a infestação de pragas e doenças .
ResponderExcluirdoenças epidêmica e um problema de todos já que o causador desse problema e o ser humano pq se jogarmos lixo nas ruas pode acontecer o aparecimento das chuvas assim o lixo jogado pode causar intopimentos em, bueiros e pontos de saneamento assim aumentando os riscos e os focos do desenvolvimento dessas doenças seria necessário um programa de cuidado com a prevenção dessas doenças para que assim aumente a imunidade das pessoas quanto a doenças epidêmicas JHONATHAN PEREIRA RODRIGUESW
ResponderExcluirNa minha opinião essas doenças são resultados dos nossos próprios atos já que jogamos lixo em qualquer lugar e com a presença das chuvas esse lixo pode se tornar focos de criação de mosquitos que hoje são os principais vetores de problemas nas sociedades. As pessoas que são portadoras dessas doenças deveriam ter um melhor tratamento por parte do governo.
ResponderExcluirEVERTON DE SOUZA
Brasil é um pais totalmente subdesenvolvido em comparação com os demais paises da americana latina,Brasil deveria toma caltera mas rígidas na saúde publica oq adianta termos indice de desenvolvimento,baixa mortalidade, PIB estável.ser isso tudo serve pra nada,mas também as grandes atitudes vem da gente ser nos todos fazer-se limpezas em nossos quintal,lixos acumulado entre outros talvez o Brasil BA faria passando por isso fica a dica.
ResponderExcluirASS:Evandro
SERIE:1ANO M01
Brasil é um pais totalmente subdesenvolvido em comparação com os demais paises da americana latina,Brasil deveria toma caltera mas rígidas na saúde publica oq adianta termos indice de desenvolvimento,baixa mortalidade, PIB estável.ser isso tudo serve pra nada,mas também as grandes atitudes vem da gente ser nos todos fazer-se limpezas em nossos quintal,lixos acumulado entre outros talvez o Brasil BA faria passando por isso fica a dica.
ResponderExcluirASS:Evandro
SERIE:1ANO M01
Pode-se observar no Brasil que há um constante crescimento populacional no qual vem aumentando juntamente a poluição poluiçã, o qual é acompanhado juntamente com a proliferação de diversas doenças, presentes desde a formação da sociedade brasileira no período pré-colonial. Para melhorar essa situação o ser humano tem que se conscientizar de que isso não afetara apenas no presente mas nossas futuras gerações tambem. Por meio de palestras, de campanhas, dentre outras formas. Para um futuro melhor temos que mudar desde ja
ResponderExcluirVITOR CERUTTI DE OLIVEIRA 1°M02
as pessoas poderiam se conscientizar em não jogar lixo em lugares errados por que isso ocorreria uma grande quantidade de água parada que nasceria os mosquitos causadores de doenças
ResponderExcluirLEONARDO GIOVANELLI