O bicho
Vi ontem um bichoNa imundície do pátioCatando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,Não examinava nem cheirava:Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,Não era um gato,Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira, Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 1947
O poema aborda uma denúncia social. Como observador, descreve as condições subumanas em que vive o homem marginalizado em nossa sociedade, onde os mesmos são esquecidos e tratados como bichos.
Documentário "Ilha das Flores"
Jorge Furtado
Ilha das Flores retrata a cruel verdade por trás do capitalismo. O documentário relata a vida de pessoas miseráveis, que buscam em um lixão, a sua alimentação diária, tendo de disputá-la com os porcos.
Que país é esse?
Legião Urbana
A música “Que país é este” compõe
um ambiente de esperança perdida, de miséria, de revolta, por
meio de colocações irônicas e sarcásticas. É representado como uma falácia
total da esperança. Ainda nos apresenta realidades diferentes no
aspecto físico, porém muito parecidas no aspecto comportamental, onde
ambos os locais estão sujos por um comportamento típico do povo brasileiro, que
se caracteriza pela a necessidade de se dar bem, mesmo que para isso tenha que
desrespeitar as leis vigentes no nosso país.
Analisando e relacionando o poema, o documentário e a música
abordamos as questões éticas e sociais do nosso país. Baseado em seus
conhecimentos prévios e sua visão frente a essa realidade, disserte sobre.
1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Professora: Tatiane Smarçaro Caliman
https://www.youtube.com/watch?v=CqttYsSYA3k

O poema fala sobre a desigualdade social,nos mostrando que quem tem capital tem chances de crescimento e quem é de classe baixa são excluídos. O texto nos mostra a realidade que infelizmente vivemos na sociedade. O autor mostra a necessidade das pessoas que se encontram em momentos difíceis da vida. Utilizando a expressão "o bicho meu Deus, era um homem". Chamando a atenção para as condições difíceis de um ser humano que não é bicho mas é comparado a um,por passar fome devido a desigualdade social. Wanessa zerboni 1°m01
ResponderExcluireu fico muito grato por ver essas postagens da professora Tatiane pois demonstra a realidade do Brasil mas nem só do Brasil em demais tocar cidades do mundo a crise financeira chegou com tudo a respeito disso é um problema que se agrava na sociedade em geral no meio urbano e no meio rural o vídeo um ponto que achei interessante que fala que a tomate faz aquele ciclo total e volta a mesmo ponto e se encontra no lixo uma desigualdade financeira social econômica a música do que país é esse achei interessante porque fala sobre a sociedade em geral porque ninguém mais está respeitando a constituição mesmo sendo os deputados vereadores lá na Câmara federal não respeitam imagine nós então que a sociedade posso fazer algo para nos ajudar . Que não deixe que ser humano seja extinto por ele Mesmo. Daniel Rigote Barros 3mo1
ResponderExcluirO poema aborda as questões sociais precárias do Brasil que continuam até nos dias atuais. O tema do poema é sobre a fome passada por cidadãos que para se alimentar necessitam procurar seu alimento em meio ao lixo ! Essa situação não é presente somente no Brasil, ela também se apresenta em outros paises subdesenvolvidos onde a fome , a desigualdade social, a corrupção politica , entre outros fatores predominam. Para que isso mude temos que correr atrás dos nossos direitos para reconstruir a sociedade de maneira mais justa, com o menor índice de fome e pobreza possível, pois somos todos seres humanos e não devemos ser tradados como animais!
ResponderExcluirAmanda Bissoli Armani 1m01
Os objetos (poema,musica, video) apresentados demonstram uma visão do Brasil em o ser humano é comparado como bicho ou animal semelhante as obras naturalistas que descreviam o homem com aspectos animalescos. Essas obras mostram uma perspectiva de diferentes âmbitos que as vezes nem todos tem conhecimento dos fatos em que as populações de difentes esferas sociais se encontram, de certa forma o Estado séria responsável pela alimentação da população segundo a constituição mas como é dito de forma implicita na obra da legião urbano na qual os políticos usufruem de seus beneficios enquanto pessoas vivem dos restos que são eliminados como em a Ilha das Flores mostrando a figura corrompida do homem pelo capitalismo.
ResponderExcluirRamom Zuqui Ervatti 1°M01
O poema mostra a desigualdade social presente nesse local chamado ilha das flores, e nos atenta que não só existe nesse local, mais no restante do mundo também, aonde seres humanos são comparados a animais, ou como mostrado no vídeo passado, seres humanos vivendo em situações precárias aonde tem que se alimentar de alimentos também oferecidos aos porcos, o correto seria o Estado se responsabilizar por essas famílias necessitadas, oferecendo situações melhores de vida, mais eles acabam usufruindo de certas coisas presentes e também acabam esquecendo de problemas muito recentes, e com isso acabam com essa figura do ser humano aonde se tem a imagem do ser humano depravada da forma que foi, e isso nos abre os olhos para construirmos um Brasil melhor sem tanta desigualdade social.
ResponderExcluirLeonardo F. Cypriano
1M01
Os itens acima retratam a desigualdade social que é consequência da má distribuição da riqueza, por isso gera uma desigualdade economia e social entre a populaçã em que uma pequena parte dessa população possuí uma alta qualidade de vida e a outra parte vive em situações precárias como mostra o documentário Ilha das Flores que mostra que as pessoas são tratadas como inferiores aos porcos , pois se dá prioridade a eles nas escolhas do alimentos despejados nessa ilha
ResponderExcluirAna Karoliny Bromeschenger da Silva
1M01
O poema descreve as condições precárias que vive um homem com dificuldade de sobreviver,o autor do poema compara ele à um bicho na imundície catando comida entre os restos.
ResponderExcluirO documentário "Ilha das Flores" apresenta as condições de vida de pessoas abandonadas miseráveis que tem dificuldade em sua alimentação diária disputando com os porcos sua refeição.
A música "Que país é esse" relata uma revolta da sociedade com o país que vivemos, um país perdido, com miséria e sem esperanças.
A relação entre os textos é a crise da desigualdade social que afeta drasticamente o país e a sociedade.
Amanda cominotti 3M01
o poema consegue despertar a nossa sensibilização e reflexão a respeito das desigualdades sociais e das condições subumanas em que se encontram milhões de seres humanos.
ResponderExcluirO documentário mostra a realidade évivida pelos ser humano,é consequência da desigualdade socioeconômica gerada pelo sistema capitalista da nossa sociedade.
A música que pais esse fala sobre a corrupção do senado,de como eles concentram o dinheiro nas mãos de poucas pessoas,ao mesmo tempo que negam auxilio e assistências para os pobres que precisam.
Mimicleia pereira santos
3m01
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO poema a cima nos toca porque diz e ao mesmo tempo desenha;com clareza e precisão,uma das situações que permanecem,que testemunhamos diariamente, perto de cada um de nós;nas cidades,nas ruas,nas calçadas,em muitos lugares.
ResponderExcluirDaniele da Silva Armani.
1m01
O poema mostra que no brasil existe muita desigualdade e as pessoas que necessitam de ajudam elas não conseguem por que o ser humano é muito ganancioso e não pensa no proximo mais sim pensa só nele,então devemos abrir nossos corações para atitudes como essas não se repitam pq o nosso brasil vendo isso e não fazendo nada se torna uma vergonha,devemos ter mais compaixão com o próximo.deveríamos abrir mais vagas de serviço para que essas pessoas que moram na rua ou que ficam catando comida no lixo tenham uma vida melhor e não passarem por isso
ResponderExcluirWallace ferreira dias
ExcluirWallace ferreira dias
ExcluirCom as postagens é possível ver a realidade de pessoas que são desvalorizadas por terem pouco "dinheiro".
ResponderExcluirA sociedade atualmente só consegue enxergar os bens materiais e esquecem que a maior riqueza de uma pessoa está no que ela é.
Como mostra o documentário "Ilha das flores", o ser humano é desvalorizado por serer pobre, onde os animais são mais bem tratados do que a própria pessoa.
Deveríamos ter consciência de que todos somos iguais e respeitar uns aos outros independente de como cada um seja.
Marisa Rigoni Caliman 1°M01
O poema acima refere se a questão social,ea ignorância do ser humano diante dela,a lugates que existe a pobreza extrema que pessoa se alimentam do lixo,como retratado no documentário "olha das flores",O ser humano não percebe que ele é tão ganancioso que trata melhor os animais,que vão lha arrecadar dinheiro,que as pessoas,ou seja animais tem mais direito do que uma pessoa numa situação extremamente precária.
ResponderExcluirA música "que pais é esse"também faz referência a desigualdade ocorrida no mundo,e a questão que o ser humano julgam pela classe social.
Concluindo então,nós seres pensantes,seres racionais,deveriamos agir como tais,e pensar que estamos maltratando nossa própria espécie,e se Deus ama a todos como somos independente da classe,digo "quem somos nós,para julgarmos uns aos outros"
Aluno:Ana Clara de Souza
1°M01
O Brasil é um pais onde o capitalismo e a desigualdade social são predominantes no dia a dia, assistir a pessoas mexendo no lixo ou nas esquinas pedindo dinheiro para comer, sendo comparadas a um "bicho" acaba sendo normal, porem não deveria. O ser humano deve exigir seus direitos até serem atendidos, para tentar melhorar o país dessa situação precária.
ResponderExcluirKetylla Rigoni 3m02
O poema descreve sobre as condições que o homem vive com a dificuldade de sobrevive, O autor do poema faz uma alerta para nos mostrar como samos insensíveis diante do outro que passa fome que perde a sua dignidade por causa disto e se trasforma em "animal ", o mais incrível é que passaram tantos anos e ainda continua a existir estes homens bichos na nossa sociedade, devemos criar um mundo mais fraterno e justo. O documentário "ilhas das flore" apresenta as condições de vida de pessoas abandonadas no mundo. A música "que pais é esse"relata uma revolta na sociedade e nos pais
ResponderExcluirRenaldo Maciel da silva 3M01
A circunstância da desigualdade social tratada não somente no poema, mostra a situação de um ser humano buscar seus alimentos no lixo para a sobrevivência. Denso isso uma realidade vivida no Brasil.
ResponderExcluirSendo um país capitalista, priorizando o lucro. Ocorre com que o Estado que deveria se responsábilizar pelo bem-estar das famílias, dos direitos dos indivíduos e pela melhora do desempenho da população. Acabam, usurbando dos bens desses cidadãos ocasionando aos relatos trazidos no poema, documentário e na música.
Porém, se o próprio Estado, priorizar pelo bem do seu povo, fazendo uma divisão igualitária. Futuramente, a situação que se encontra, poderá reduzir ou chegaria até mesmo a ausência.
Yandra Lombarde 3M01
A crítica feita por meio dos diferentes gênero textuais tem a mesma intenção, falar e discriminar a fome e desigualdade social no Brasil, comparando o ser humano ao bicho. Mostram a fome de uma maneira tão estrema até irem buscar seus alimentos para a sobrevivência em um lixão caindo em todos os sentidos na humilhação na nossa atual sociedade que vive diariamente com uma discrepância gigantesca onde poucos tem muito e muitos tempo pouco ao invés de uma entidade igualitária.
ResponderExcluirGabriela do C. Zuque 1°M01
O poema descreve as condições precárias na qual o ser humano vive tendo que muitas vezes se alimentar de resto que são deixados na rua .Enquanto muitos tem em fartura muitos não tem o que comer.Por isso da música que pais é esse no qual pessoa tem quer se alimentar de lixo pois não tem que comer ou ate mesmo lugar para morar e acaba se acomodando por ali mesmo ... A música faz uma reflexão será que vai ser essa sua situação nas gerações futuras . Na verdade deveria ser de maneiras igualitária na qual a pessoa tem seu alimento todos os dias e moradia a cada cidadãos pois São eles que faz uma sociedade ser mais justas .
ResponderExcluirMaria leticia Castelari 3°M01
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNo poema é possível observar a desigualdade social, mostrando como o ser humano se comportar Quando se sente fome, e é capaz de submeter a tal humilhação para sua sobrevivência.
ResponderExcluirClebson Dos Santos 1°M01
Analisando os itens acima expostos percebe-se a desigualdade existente na sociedade, onde muitos seres humanos sobrevivem com os "restos" descartados por outros. Essa triste realidade deve-se do surgimento do capitalismo onde prevalece o lucro, tudo é trocado por dinheiro, quem tem poder de aquisição dita as regras, enquanto a grande maioria vive de migalhas! Milhares de toneladas de alimento são descartados todos os dias, enquanto pessoas passam fome. Alimentos esses que poderiam saciar a fome, mas que simplesmente pelo fato de não terem dinheiro, muitas pessoas só podem ter acesso a eles depois de serem descartados, não servirem para mais nada, nem mesmo para os "porcos".
ResponderExcluirLeandro Azeredo 1°M01
Tanto o poema 'O bicho', quanto o documentário 'ilha das flores' abordam o mesmo assunto: A desigualdade social que faz com que uma grande parte de pessoas vivam em situações desumanas, tratadas como bichos. A música 'Que país e esse' faz refletirmos sobre a sociedade atual, onde muitos prezam em primeiro lugar o próprio lucro.
ResponderExcluir"Ninguém respeita a constituição mas todos acreditam no futuro da nação"
Paloma Ferri Fornaciari 1M01
Nos argumentos acima,podemos ver que todos usam questionamentos diferentes, mais chega somente a uma conclusão:a desigualdade financeira do país.
ResponderExcluirCom a baixa renda na sociedade, falta de emprego,algumas pessoas acabam tendo a necessidade de enfrentar a vida na rua e até mesmo em grandes lixões das cidades,chegando ao ponto de disputar comida até mesmo com porcos.
A economia do país,esta muito precária,tendo em vista que o país é muito julgado por ter renda mensal baixa,em que a sociedade brasileira precisa de estabilidade física e financeira, pois a sociedade governamental emprega custos muitos altos a população.
Para a redução dessa terrível sena que vemos diariamente,poderia ter intervenções políticas como institutos ou programas voutados a essa causa.
Flávia Souza 3°M01
O documentário e o poema relatam a desigualdade, ocasionada pelas extremas dificuldades de pessoas marginalizadas que passam por condições desumanas. Por não terem oportunidades de uma vida melhor os indivíduos buscam comidas nos lixos por isso são vistos e comparados como "bichos". Na música "Que país é este" percebe-se uma crítica em relação as corrupções e furtos que diariamente o povo brasileiro precisa conviver.
ResponderExcluirDiante aos textos é preciso que todos tenham seus direitos alcançados, para que consigam conviver bem, sem desigualdades.
Andressa Marques 3°M01
O objetivo do poema,do documentário e da música é nos mostrar o país em que vivemos ,tendo presente nele a desigualdade e a fome o texto "O bicho" compara o homem com um bicho podemos ver a que ponto chegamos onde pessoas não tem o que comer e procuram o lixo onde se alimentam de restos.A música "Que país é este"é feita uma crítica ligada a corrupções e furtos que nós brasileiros passamos.
ResponderExcluirNão somente em nosso país mais também no mundo inteiro a desigualdade estar fortemente presente , devemos ter nossos direitos para que consigamos conviver melhor uns com os outros.
Rafaela Oliveira Ferreira
O poema O Bicho, escrito pelo autor brasileiro Manuel Bandeira, tece uma dura crítica social da realidade brasileira dos anos quarenta. Infelizmente essa condição de desigualdade ainda hoje é encontrada nos grandes centros urbanos do nosso país fazendo com que o poema permaneça assustadoramente atual.
ResponderExcluirNOME:Mariele Santana Azeredo
SÉRIE:3M02
O que é representado no poema e no vídeo,é claramente um descaso social,a falta de consciência das pessoas que apresentam maior condições de vida em vista dos pobres e humilhados.Vemos que os pobres são tratados como porcos e bichos, mas na verdade eles são como qualquer outra pessoa humana,só que não tem o mesmo valor.Devemos fazer uma relação do que é ver isso e passar por isso,coisa que ninguém pensa em passar,mas esse é o nosso mundo,cheio de corruptos e ignorantes de sabedoria e honestidade.
ResponderExcluirEduarda P. Marquioli
1°M01
Quanto o poema "O BICHO" quanto o documentário "ILHA DAS FLORES" abordam o mesmo assunto e crítica: ambos descrevem a forma desumana que o homem vive,o colocando inferior aos porcos,comparando a quaisquer animal, se alimentando de sobras de outros humanos. Esquecido pela sociedade,onde, um país extremamente capitalista beneficia somente os mais privilegiados.Assunto, que também é abordado na música "QUE PAÍS É ESTE",em que,relata pessoas se tornam ignorantes de consciêcia, querendo mudar tal nação sendo que, não lutam para mudar o mesmo.
ResponderExcluirMARCELA G. TRAVEZANI
1°M01
O poema e o documentário retratam o homem visto como um "ANIMAL", que por não ter o que comer e não ter uma vida digna buscam comida no lixo se alimentando de restos.Já a musica "QUE PAÍS É ESTE" faz uma severa crítica social ao país, não apenas a classe política, mas também a corrupção espalhada e arraigada no nosso dia-a-dia.
ResponderExcluirLIDIANI G. CYPRIANO 3°M01
O poema retratado relata a fome e a desigualdade social presente no passado e infelizmente ainda nos dias atuais. Ele aborda principalmente a procura de alimento em meio ao lixo para os cidadãos mais carentes se alimentarem , por estarem em uma situação muito precária e não ter recursos para comprar se quer um alimento . Devemos abrir os olhos para tal situação, pois nenhum ser humano merece ser tratado como um animal de rua que passa frio, fome , não tem carinho ou algum tipo de afeto , que é desprezado pela sociedade por viver na rua ! Muitos tem um enorme preconceito por acreditarem que essas pessoas são mariginais que irão lhe fazer alguma coisa ruin , mas não é bem assim , porque esses indivíduos só querem ser ajudados e notados em meio a tanta desigualdade, tanto preconceito e tanta dificuldade.
ResponderExcluirMauro Ramos 1°M01
O poema retrata a desigualdade social, na qual o homem vive em péssimas condições, sendo comparado a um animal e se relaciona com o documentário “Ilha das flores” que mostra as condições desumanas que algumas pessoas vivem( não somente na Ilha das Flores, mas também na realidade de muitos brasileiros), por vezes submetidos a procurarem sua própria comida no lixo; além de denunciar a cruel realidade do sistema econômico capitalista. Na música “que país é esse?” ocorre uma crítica ao governo que deixa a população em situação precária e mostra nitidamente o abismo entre as classes sociais do Brasil.
ResponderExcluirFERNANDA NEITZEL BRAZ
3°M01
De acordo com as postagens anteriores que retratam com o mesmo objetivo de mostrar a desigualdade social dentro da nossa sociedade sendo uma grande realidade em que vivemos pela má distribuição de rendas e falta de certos investimentos como saúde e educação , muitos vivem em meio a miséria sem nenhuma oportunidade , enquanto outros ostentam desperdiçam cada vez mais.
ResponderExcluirDhulyana Pires Lazarini Beloni
1°M01
O Poema demonstra a realidade sobre a Desigualdade social, Tanto no Brasil quanto no resto do mundo , nos mostrando o fato de que as pessoas pobres e moradores de Rua precisam vasculhar o lixo para ter o que comer ... enquanto outros são ricos e não vêem como o mundo hoje é afetado com um grande índice de pobreza.
ResponderExcluirKAYLANE GINELI
1°M01
O poema retrata a desigualdade social no Brasil que é uma das maiores do mundo,é o oitavo país que tem o maior indíce de desigualdade social e econômica. Sabemos que todo cidadão tem direitos e deveres o fenômeno da desigualdade se manifesta justamente na falta desses direitos e na inexistência de acesso a oportunidades, é nítido a existência de grupos privilegiados, classes sociais e econômicas mais favorecidas e triste ver que tão poucos tem tanto e tantos tem tão pouco. Os principais causadores desse processo de desigualdade são os órgãos políticos que fazem uma má distribuição de renda fazendo muitas pessoas entrarem em situações deploráveis a ponto de procurar alimento no lixo como vemos no poema, para mudar essa situação precisamos buscar nossos direitos devemos também ser mais solidários e ajudar quem está necessitando, assim tornaremos o Brasil um país melhor.
ResponderExcluirJuliana Reggiani de Angeli 3ºM01
Os fragmentos acima nos "apresentam" uma triste realidade vivida por muitos na atualidade.Problematica está impulsionada sobre tudo por revoluções categoricas ao longo de anos que previlrgiaram apenas grupos seletos,sem mencionar as dificuldades que uma pessoa de classe inferior é exposta a fim de alcançar uma certa estabilidade financeira,ja que as figuras mais importantes da cadeia visam apenas seu bem estar,levando o "homem"a situações degradantes a ponto de ser comparado a um animal.Ressaltando ainda mais os desníveis socioeconômicos presentes em nosso meio.
ResponderExcluirBruno zuque 3M01
O poema “O bicho”contextualiza com o vídeo “Ilha das Flores” abordando a miséria em que pessoas são submetidas, pois acham ali uma forma de sobrevivência, mesmo perigosa, prejudicial a saúde por exemplo. Que país é esse onde ainda existem pessoas que vivem de lixo?! O país capitalista em que o dinheiro é mais importante que a vida. Legião Urbana, em 1987, num contexto histórico em que já havia a sensação de impunidade, criticando a classe política, e em 2019, ainda se encontra em tal situação.
ResponderExcluirLETÍCIA GOMES
3°M01
Os tres itens expostos retratam alguns dos varios problemas enfrentados por parte da população brasileira caracterizada pela pobreza.Resultada da falta de planejamento na construção da esplêndida nação brasileira,essa classe vitima do abandono sofre diariamente explorando e selecionando o LIXO(para muitos a parte estragada da comida ja para outros o q lhes garante a sobrevivência) e que erroneamente é descartado.Contudo,esta triste realidade se apresenta longe de um fim, impossibilitado devido a elementos como a corrupção no governo e falta de consciência da populaçao.
ResponderExcluirIAGO 3M02
O poema "O bicho" está relacionado com o vídeo "ilhas das flores", pois ambos se direcionam ao fato de existir pessoas que se encontram em extremo estado de pobreza, sendo comparadas implicitamente com animas, essa situação acontece por conta do egoísmo do ser humano, que tem como objetivo maior o dinheiro e o lucro, deixando de lado o fato de estar se autodestruindo e junto com ele levando a destruição do planeta, chegando ao ponto de desrespeitar leis, é como diz a música de Legião Urbana:"Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação".
ResponderExcluirCHRISTIANO BONELLI CHAGAS
1°M01
Manuel Bandeira, em seu poema, consegue expressar e transmitir muito bem a realidade de grande parte dos brasileiros que passam por situações de mendicidade e extrema carência financeira, e, em diversos casos, nescessitam até mesmo buscar alimento em lixos, fazendo-os parecer animais selvagens.
ResponderExcluirArtur Mantovanelli-1M02
Jorge Furtado ao montar o filme em flashes, mostrandoao mesmo tempo a miséria de “Ilha das Flores”, em contradição com o esbanjo da sociedade urbana. Aqueles que possuem uma melhor condição social acabam por desperdiçar
ResponderExcluircomida, esta qual vai para os lixões e acaba alimentando a população menos favorecida. Montando assim uma rede de
idéias, as quais se entrelaçam entre si e montão o paralelismo do documentário. Podemos perceber em vários momentosa repetição de palavras e idéias, que fazem com que nos lembremos da idéia inicial que por fim acaba sendo a idéia final. A
população menos favorecida no Brasil, ainda vê essa mesma situação hoje; ricos esbanjam comida, roupas e outros artigos,
quando essas coisas passam da moda, validade ou se tornam ultrapassadas, elas também trocam de dono, e novamente
vão parar nas mãos da população menosfavorecida.
Outro aspecto importante do documentário que podemos perceber é o questionamento religioso.
Nome:Manuele Ferreira da Silva
Série:3M02
O poema e o documentário demonstra um grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.
ResponderExcluirMATHEUS ROZA 3M01
As situações retratadas nos textos enfatizam a capacidade do ser humano de se destruir, construindo ambientes de auto índice de precariedade. Isso acontece devido as disparidades sociais e dos indivíduos que através de seus “poderes” não visam o bem comum acarretando consequências para toda população.
ResponderExcluirMylena Marquetti 3M02
Enfrentamos em nosso país,um grande índice de desigualdade social, por tanto de veríamos nos sentir humilhados pois o homem é
ResponderExcluirUm indivíduo racional, diferente do animal que e um ser irracional, sarcasticamente é comparado dê uma tal forma sendo desprovido como um animal.Isso acontece por conta de um país egoísta onde as pessoas só olham pra sí e esquecem ao redor o que realmente acontece triste e saber que 1% da população é rica e os 99% são pobres.Situação precária e cada um em busca de uma melhora pra sí uma casa pra morar,ter o que comer, vestir,entre outros enquanto outros nem sabem o que sera do dia de amanhã e buscam saciar sua fome e sede no lixo!
TARCILA SANTOS 1M01
O poema apresentado mostra a desigualdade social que está presente em nossa realidade. também Representa a ignorância do ser humano por não ajudar as pessoas que necessitam de nossa ajuda , às vezes somos ruins por negar isso a essas pessoas Podemos perceber que nesse mundo capitalista até os animais são tratados da melhor forma enquanto os seres humanos não são valorizados como deveriam ser .
ResponderExcluirO capitalismo social ignora os seres humanos como se fosse algo qualquer fato mostrado na música "que país é esse" que reflete sobre um país onde nós não possuímos todos os nossos direitos que deveriamos possuir , também mostra um país corrupto onde a desigualdade está se mostrando cada vez mais presente.
Ramilly Santos
1°M01
O poema de Manuel Bandeira e o documentário "Ilha das Flores" transparecem a triste e cruel realidade vivida por muitos brasileiros atualmente, em que se vêem obrigados a sobreviver de restos de alimentos encontrados no lixo, em muitas vezes, rejeitados até mesmo para a alimentação de animais. A música "Que país é esse?" faz referência direta ao modo governamental da atualidade, em que, movidos pelo capitalismo, nada fazem para conter a desiguadade social que deixa muitos de sua população em situações críticas e desumanas.
ResponderExcluiro poema , o documentário relata o capitalismo e a desigualdade social que existe no país. No poema o ser humano é considerado um bicho por causa da sua miséria, devido a grande desigualdade social onde muitos tem poucos e poucos tem muito.No documentário o capitalismo domina à população onde o dinheiro e o lucro prevalece na sociedade, e o ser humano que não tem dinheiro e nem dono é tratado como um ser Irracional.
ResponderExcluirA música é um desabafo um grito de basta! Que país é esse que o ser humano vem depois das sobras de um porco! Um país rico por suas riquezas naturais onde se produz muito mais o capitalismo não deixa essa riqueza para ser dividida igualmente e sim para ser dividida com poucos. Infelizmente os textos relata a realidade em que vivemos hoje.
João Paulo Bisi
O poema e o documentário relatam que mesmo o ser humano sendo um ser racional pensante a desigualdade prevalece na sociedade, onde você só é tratado realmente como ser humano se tiver uma boa fonte de renda.Como é relatado no documentário, nem os restos de alimento que os porcos comem o ser humano tem que comer ,pois é o único alimento que conseguem para sobreviver .
ResponderExcluirRicardo Parma
1°M01
O poema retrata o grave problema que o Brasil enfrenta que é a desigualdade social,onde pessoas de clases baixas sofrem com a estupidez de um governo corrupto que afeta não só a sociedade mais as gerações futuras,um problema que está longe de um desfecho infelizmente.
ResponderExcluirRian Pablo 3° M02
O pema tratase da desigualdade social enfrenta em nosso pais ele mostra que o homem ele é comparado com um animal dependendo do lixo para sobreviver .infelismente essas condiçães de desigualdade ainda hoje são encontadas que dependendo do governo vai demora muito para se acabar . Angelo Mateus Da Vitoria 3°M01
ResponderExcluirNo poema é relatado a fome passada por pessoas que para se alimentarem precisam procurar comida no lixo, mostrando a realidade que é muito comum para alguns. Essa dificuldade não é só no Brasil mas também em outros países subdesenvolvidos como a África. A música “Que país é esse?” expõe a verdade e indignação por não termos todos nossos direitos dentro da sociedade.
ResponderExcluirLETÍCIA BARBOSA
3°M01
No Brasil Caacteriza As Necessidade Do Ambiente Que Precisamos Valorizar Essa Constituição, Todos Acredita Na Nação E Mostra No Videio O País Não Que é Abordado Pelo Governo Mas Simplesmente O Bicho Meu Deus, Era Um Homem Que Facilita O Seres.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO poema retrata como algumas pessoas vivem em extrema pobreza não tendo nem comida para se alimentar,e isso é confirmado no documentário onde as pessoas tem menas importância até mesmo que os porcos.Isso é resultado da ganância da maioria das pessoas que não se contentam com o que tem e querem sempre mais sendo na maioria das vezes as custas de outras pessoas.
ExcluirMurillo Marquioli Loss
1M01
Os textos fazem críticas as desigualdades sociais que se expandem por todo mundo, o acumulo de capital faz com que tamanha diferença exista entre indivíduos da mesma espécie.Contudo, os governantes fazem míseras coisas para alterar essa situação, sendo que se alternativas fossem tomadas o problema poderia ser alterado e mudaria a expectativa de vida de inúmeras pessoas.
ResponderExcluirLara Fabiano Viana
3M02
Os textos demonstram as diferenças de classes e a desigualdade que existe em nosso país, e que a cada ano se agrava mais e mais devido à falta de empregos, que leva estas pessoas a dependerem das ruas pois não tem com oque arcar. Contudo, se o governo investisse mais em ações para aumentar o número de emprego e também deixasse com que pessoas não alfabetizadas conseguissem empregos mais facilmente , ninguém estaria na rua ou no lixão caçando restos para sobreviver. Domingos Henrique Pereira Suave 3M01
ResponderExcluirO poema fala sobre a desigualdade social que é também relata sobre nossa realidade em que nos vivemos no nosso dia_dia.E o autor nos mostra o seu conhecimento necessário que temos que ajudar aqueles que precisam ajuda_los em algo mas difícil de vossas vidas.
ResponderExcluirPATRÍCIA PEREIRA.1M01
O poema mostra a desigualdade social presente no pais. Muitos paises sofrem com isso. Com a corrupçao dos politicos, a falta de investimentos os seres humanos vivem como animais, nas ruas comendo restos de comidas.
ResponderExcluirSi ouvesse um investimento do governo em ajudar a populaçao. Diminuiria muito essa situaçao precaria ao ponto de todo os cidadoes tenha moradia e alimentos.
@claudemir
ExcluirO poema "o bicho" tem como principal característica criticar a desigualdade social de muitas pessoas de hoje em dia como por exemplo moradores de rua onde que em sua sobrevivência diária estaria sujeito à situações precárias , que pode ser comparado a um bicho como diz um trecho do poema "o bicho não era um cão,o bicho não era um gato ,o bicho não era um rato , o bicho meu Deus era um homem" com essa frase muito impactante vemos o quanto a vida de algumas pessoas podem ser sofridas ,e que se continuarmos nesse caminho a nossa situação irá piorar cada vez mais , essa situação precária não está presente somente no Brasil e sim ao redor do mundo todo por isso deveríamos começar a mudar as coisas ,pois se não haver mudança tudo só vai piorar.
ResponderExcluirGabriel Geacomin Trevesani 1m01
Expõe a condição na qual vivem os habitantes de um bairro homônimo na região metropolitana de Porto Alegre.Fala de um sistema que causa desigualdade, e assim Talvez o Brasil seja o país mais desigual do planeta”,parte do filme surpreendente é O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono" . A letra da música é questionadora e pretende tecer uma severa crítica social ao país, de norte a sul, em todas as classes sociais.
ResponderExcluirVanessa Camatta 3 série M02
O poema e o documentário demonstra um grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria.A letra da música é questionadora e pretende tecer uma severa crítica social ao país, de norte a sul, em todas as classes sociais.mateus Machado 3°m02
ResponderExcluirO poema apresentado mostra a desigualdade social que está presente em nossa realidade.reflete sobre um país onde nós não possuímos todos os nossos direitos que deveriamos possuir , também mostra um país corrupto onde a desigualdade está se mostrando cada vez mais presente.
ResponderExcluir