Nas sociedades tecnológicas, o domínio da leitura e da escrita
adquire status privilegiado, uma vez que possibilita plena participação social.
Logo, precisamos da leitura para ser cidadão, fazer-se ouvir, ter ideias,
escrever bem, enfim, viver com dignidade em uma sociedade na qual a leitura é
considerada a porta de entrada para a cidadania. É por meio da leitura (no seu
sentido mais amplo) que o homem tem acesso à informação, defende seus pontos de
vista e partilha dos bens culturais que esse tipo de sociedade considera como legítimos,
podendo exercer, assim, sua cidadania. Logo, é fundamental que nós, cidadãos de
uma sociedade tecnológica e letrada, incorporemos as práticas de letramento
(práticas de leitura e escrita) em nosso cotidiano, nas mais diversas vivências
sociais.
Há uma nova realidade social, na qual não basta ler e escrever,
mas sim saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade
moderna nos faz a todo o momento, bem como interagir com as novas formas de
socialização, dentre elas a internet e as redes sociais. Nesse contexto, com o
objetivo de discutir e promover o uso da internet e das redes sociais enquanto recurso pedagógico
e mecanismo de ensino aprendizagem, desenvolveu-se o projeto de leitura: Outras
formas de ler e escrever refletindo sobre as potencialidades do uso das redes
sociais como recurso didático pedagógico para desenvolver
a prática da leitura e da escrita, através do acesso e produção de gêneros
textuais/digitais que permeiam esses espaços virtuais.
Ler é tudo de bom... através da leitura somos transportados para um novo mundo.
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