quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Introdução

Nas sociedades tecnológicas, o domínio da leitura e da escrita adquire status privilegiado, uma vez que possibilita plena participação social. Logo, precisamos da leitura para ser cidadão, fazer-se ouvir, ter ideias, escrever bem, enfim, viver com dignidade em uma sociedade na qual a leitura é considerada a porta de entrada para a cidadania. É por meio da leitura (no seu sentido mais amplo) que o homem tem acesso à informação, defende seus pontos de vista e partilha dos bens culturais que esse tipo de sociedade considera como legítimos, podendo exercer, assim, sua cidadania. Logo, é fundamental que nós, cidadãos de uma sociedade tecnológica e letrada, incorporemos as práticas de letramento (práticas de leitura e escrita) em nosso cotidiano, nas mais diversas vivências sociais.
Há uma nova realidade social, na qual não basta ler e escrever, mas sim saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade moderna nos faz a todo o momento, bem como interagir com as novas formas de socialização, dentre elas a internet e as redes sociais. Nesse contexto, com o objetivo de discutir e promover o uso da internet e  das redes sociais enquanto recurso pedagógico e mecanismo de ensino aprendizagem, desenvolveu-se o projeto de leitura: Outras formas de ler e escrever refletindo sobre as potencialidades do uso das redes sociais como recurso didático pedagógico para desenvolver a prática da leitura e da escrita, através do acesso e produção de gêneros textuais/digitais que permeiam esses espaços virtuais.

Um comentário:

  1. Ler é tudo de bom... através da leitura somos transportados para um novo mundo.

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