3ª série Ensino Médio
Cada sociedade age sobre o corpo de forma distinta, os padrões de
beleza são reflexos culturais que servem de referência para os
indivíduos se portarem no meio em que vivem. Sendo assim é possível
afirmar que as mudanças na noção da imagem corporal que ocorrem com o
passar do tempo são oriundas das mudanças de discurso. No Renascimento,
por exemplo, a percepção passou a ser guiada pelo método científico, os
indivíduos passam a apreciar a razão, sendo o corpo utilizado como
objeto de estudos e experiências, mudando da visão teocêntrica para a
Antropocêntrica. O corpo foi redescoberto nessa época, reflexo disso
são as várias obras de artistas como Da Vinci, Rafael e Michelangelo. A
crescente burguesia queria ser registrada em pinturas e para isso
pagavam bem caro. O corpo gordo era associado a fartura, enquanto o
magro era visto como sinônimo de fome e pobreza. Com o advento da
revolução industrial e a expansão do capitalismo no século XIX mais uma
vez a visão corporal foi modificada passando a ser enxergado como uma
máquina de acumulo de capital, as novas tecnologias de produção
desencadearam a homogeneização de gestos e hábitos, se refletido também
na educação do corpo, identificando-se não só com técnicas, mas,
sobretudo, com interesses de produção. O corpo passa a estar a serviço
da economia (corpo produtor) que precisa de saúde para produzir melhor e
ao mesmo tempo se adaptar aos padrões de beleza para consumir cada vez
mais. Nos dias atuais o corpo passou do mundo dos objetos para a esfera
dos sujeitos, que buscam reconhecimento e glorificação, para isso
investem cada vez mais em si, com a intenção de obter prazer e status.
Observamos um mercado crescente de serviços e produtos. Somos induzidos a
consumir mais e mais na busca de um corpo magro e sarado imposto pela
mídia. As pessoas que fogem desse padrão geralmente são mal vistas, os
que sofrem com questões de peso, por exemplo, são vítimas de
discriminações em todos os lugares inclusive na própria família. Os
modelos corporais são evidenciados como indicativo de beleza e sucesso
pessoal, a aparência muitas vezes é ligada a sensatez e ao bom gosto, ou
seja, pessoas magras e de boa aparência são considerados bons líderes e
melhor capacitados para o mercado de trabalho. Pessoas fora do peso são
vistas como preguiçosas, incapazes, e insensatas, pois, se não fazem
boas escolhas para si, não poderão fazer para os outros. Tal atribuição é
absurda, mas, infelizmente muito comum em nossa sociedade.
(Emanuelle dos Santos Gonçalves - Fonte: Portal Educação)
- Através do artigo refletimos a respeito do corpo como um Ser historicamente construído, como indivíduo e como coletivo na construção do Sujeito e de sua relação com o mundo. A mídia exerce sobre o ser humano um impacto em relação ao seu corpo bem como a influencia que isso acarreta sobre a autoimagem das pessoas fazendo com que o mesmo viva em processo de metamorfose corporal, conforme o interesse do sistema dominante. Diante das informações apresentadas, em que medida a mídia influencia a nossa concepção sobre o corpo?
No mundo moderno do qual fazemos parte infelizmente o caráter de uma pessoa é medido pela sua aparência e consequentemente somos "obrigados" a seguir os padrões que nos são impostos, ou porque somos fracos, ou talvez por medo da reação do mundo acerca de nossos atos. Muitos tabus devem ser extintos e o principal deles é referente ao corpo considerado perfeito, que na verdade é somente uma rotulação feita pela sociedade para criar verdadeiros 'robôs' que agem de maneira condicionada. Os valores foram esquecidos e a ideia de perfeição subiu à nossas mentes fazendo com que discriminemos nós mesmos e os outros ao nosso redor.
ResponderExcluirDevido a mídia,muitas pessoas estão se sentindo obrigadas a seguirem um padrão de corpo,o que as deixa com sua alto-estima muito baixa fazendo com que possa adquirir problemas tais como uma depressão entre outros.Em minha concepção não deveríamos sem julgados por nossa aparência,mas sim por nosso caráter e capacidade de realizar nossas responsabilidades,pois nem sempre o belo é o melhor. BÁRBARA BRAGATTO
ResponderExcluirNo mundo que vivemos as pessoas ligam muito para aparência de cada um.Nao ligam para o que a pessoa tem no seu interior.As vezes algumas criticas chegam ate nós por causa da nossa aparência.Na nossa sociedade deviamos tratar cada um como se fosse nós mesmo, não ligando para beleza exterior e sim pelo seu caráter.
ResponderExcluirJULIA GABRIELA SESANA SEITH
A busca para o "corpo perfeito"vem sendo idealizado por milhares de pessoas.A cobrança da mídia, a sociedade em si, julga muitos os padrões de beleza, levando a uma busca descontrolada para se igualar , consequentemente leva a um alto índice de problemas de saúde.
ResponderExcluirPortanto cabe a nos mesmo impor o verdadeiro padrão,se assumimos como somos, sem se preocupar com a opinião das pessoas ao redor.
Fernanda Giuriatto Boldrini
Hoje em dia as pessoas são mais valorizadas pela aparência de seu corpo de que sua capacidade, devido a isso nós seres humanos tomamos certas decisões de mudanças para sermos valorizados.
ResponderExcluirRAIANE ALMEIDA DA SILVA
É isso ai Raiane, percebemos que a mídia está cada vez mais presente na vida das pessoas exercendo influência quase total sobre elas, possuindo um grande poder de persuasão sobre as mesmas. Alguns perdem a própria identidade e vivem em um corpo que não lhe pertence, sendo muitas vezes valorizados pela aparência como você citou. As pessoas deixam-se alienar através dos meios de comunicação e vão a procura do que para eles é perfeito.
ExcluirPortanto, no mundo contemporâneo, a mídia desempenha papel estruturador na construção e desconstrução de hábitos. Cabe a cada um de nós sermos críticos perante o que a mídia nos oferece e não deixarmos que ela exerça tal influência em nossa vida. Tati Caliman
Houve uma época em que as mulheres consideradas bonitas eram brancas, gordinhas e de olhos azuis, pois simbolizava a riqueza. Podemos dizer que essa concepção é histórica e vem se modificando conforme a cultura e o passar do tempo. Na sociedade atual em que vivemos, a mídia influencia diretamente na construção dos corpos sarados e esbeltos, imposto por ela como um padrão a ser alcançado, nos oferecendo uma série de serviços, produtos e até mesmo cirurgias plásticas. Como se houvesse algum ideal do que é bonito ou não, podemos observar nos programas de televisão e nas propagandas que a mídia impõe o corpo ideal a pessoa que possui essas características e as que não têm acabam, infelizmente, sendo prejudicas tanto na área profissional como na área pessoal, em que ela acaba fugindo se sua própria personalidade.
ResponderExcluirNos dias atuais o corpo passou do mundo dos objetos para a esfera dos sujeitos, que buacam reconhecimento e glorificação, para isso investem cada vez mais em si, com a intenção de obter prazer e status. DANIELA OST
ResponderExcluirA Sociedade sempre nos impõe algo dando origem a cada vez mais pessoas alienadas as ideias e opiniões alheias. Isso prejudica o psicológico das pessoas em muitos aspectos entre eles a diminuição da autoestima por não ter determinado padrão de beleza e pela busca obsessiva pela magreza que a mídia, impõe causando doenças como a bulimia e a anorexia. Mesmo que se sinta bem com o seu corpo a pessoa acaba fingindo que se importa por medo de expressar sua opinião em relação a um modelo imposto pelos outros que se expandiu e tomou tanta força.
ResponderExcluirMilena Da Silva
Ao longo da historia do ser humano, foram criados vários padrões de beleza.Na idade media, por exemplo , ainda sob os efeitos de uma visão religiosa, os padrões de belezas foram reprimidos e punidos , mas a partir da idade moderna, tornou-se objeto do Capitalismo. Percebe-se, que o processo de transformação do corpo, até os dias atuais, sempre ocorreu por motivações políticas, econômicas e religiosas das classes que concentram o poder. Assim, o corpo exerceu papéis diferentes em cada sociedade.
ResponderExcluirA mídia usa o padrão de famosos para influênciar os pobres, que por serem tão fãs, adotam o objetivo de atingir o mesmo perfil
ResponderExcluirTemos vivido a era dos direitos humanos, mas por desconhecer o poder de influência que a mídia, através dos meios de comunicação, exerce em nossas vidas, em como penetra em nossa mente, não percebemos que nossos direitos jamais foram tão violados como nos dias de hoje. Temos visto um verdadeiro massacre humano, de mulheres, adolescentes se matando para atingir um inatingível padrão de beleza imposto pela mídia. Em uma sociedade democrática, as mulheres tornaram-se escravas da indústria da beleza, tão difundida pelos meios de comunicação, os quais têm dilacerado a nossa juventude, pessoas que estão perdendo o prazer de viver, tornando-se solitárias, por estarem inconformadas com sua forma física, controlam alimentos que ingerem, para não engordar; esta escravidão assassina a autoestima, produz uma guerra contra o espelho e gera uma auto rejeição terrível.
ResponderExcluirMuitas vezes nos vemos "forçados" pela mídia a mudar nossa vida a favor do nosso corpo, acreditando que assim obteremos mais riquezas e status, quando na verdade o que mais importa é a capacidade que o individuo possui para vivenciar as diversas situações a a que somos submetido.
ResponderExcluirGraziele R. Venturin
Diariamento tamos sujeitos a luxuria e poder , muitos estão ali julgando pessoa ,sem saber quem realmente eles sao . Erics Trevezani Schimit
ResponderExcluirHoje em dia a cobrança vem da própria pessoa, para que tenha um corpo malhado ou outras coisas assim. Com isso, quem está acima do peso se senti inferior as demais, e as vezes se isola do convívio social. Deixando de ser feliz por causa da opinião dos outros, preocupados com que os outros irão pensar e comentar sobre a pessoa. Mas cada um é de um jeito e temos que respeitar todos.
ResponderExcluirMariana F. Zocatelli
Nos dias atuais somos muito influenciados por uma forma ''padrão'' de beleza,que nos caracteriza querendo ou não dentro da sociedade , mas na verdade o que nos caracteriza é o nosso caráter e as nossas atitudes.Devemos ser nós mesmos e não deixar que isso nos prejudique, cada pessoa é de uma forma e a verdadeira beleza esta dentro de nós mesmos.Edmilson Rigoni Christ.
ResponderExcluirComo estamos vivendo em uma sociedade moderna, as pessoas seguem padrões de beleza sociais que julgam, na maioria das vezes, seu caráter. Porém, cidadãos de classes sociais baixas não conseguem acompanhar o modelo de vida atual da sociedade, julgando muitas pessoas por não conseguirem acompanha-lo.
ResponderExcluirPaulo Henrique R. Scoassante
O texto mostra claramente o poder alienador de redes sociais e ate mesmo aos meios públicos a respeito de beleza corporal para fazer dela sua verdadeira identidade . Mas na verdade a valorização do corpo promove um desgaste da imagem do próprio indivíduo fazendo com pessoas deixam de .viver seu próprio eu, se escondendo da verdadeira realidade individual .
ResponderExcluirRenan Macedo Carcabini
Em nossa sociedade, o corpo é explorado, além das formas de produção que são evidentes, como o desgaste produzido durante a jornada de trabalho, tornando o corpo máquina. Outro fator que cresce assustadoramente, pressuposto do capitalismo, é o massacre do consumo, pois, por meio dos ideais vigentes, as pessoas são induzidas a consumir, para não se sentirem excluídas do contexto social.
ResponderExcluir"Devemos ser felizes do jeito que somos"
Percebemos que de forma constante a mídia exerce um papel sobre a vida das pessoas. Obstruindo suas vidas habituais e adotando novos modelos, mantendo-as sobre falsas realidades passageiras.
ResponderExcluirPorém, muitas pessoas ainda não possuem condições financeiras de acompanhar o modelo moderno e capitalista da mídia, deixando-as desatualizadas e posteriormente causando rejeição social às mesmas.
A mídia possui um grande poder de persuasão que influencia a vida do ser humano. Hoje as pessoas seguem aquilo que está na moda, um corpo bem definido, uma boa aparência. Elas deixam de satisfazer suas próprias vontades para atingir o que a mídia impõe, seguem dietas rigorosas, gastam dinheiro com cirurgias plásticas e isso acarreta diversos problemas como preconceito, doenças, diminuição da auto estima e acabam ate mesmo fingindo de sua real personalidade.
ResponderExcluirA mídia em certos casos nos torna alienados em sermos o que a sociedade propõe. Somos "obrigados" a ser como os padrões considerados bonitos ou até melhores, sendo assim, quem não segue esse modelo, se torna alvo de descriminação, e são vistas como pessoas não capacitadas na realidade que vivemos hoje em dia. ANA CLAUDIA KUNSCH BRAZ.
ResponderExcluirNa sociedade em que vivemos atualmente a influência da mídia sobre as pessoas vem causando grande repercussão.As pessoas optam por aquilo que está em alta seguindo modelos de vida totalmente fora de padrão,elas desejam ter corpos esculturais e bem definidos acreditando que assim terão um bem estar social e não serão descriminadas,mas é preciso se conscientizar que nem sempre o que a mídia oferece é o melhor,muitas vezes o que era pra bom acaba prejudicando muitos.
ResponderExcluirBerenice Moro Benedito
A forma que a mídia influencia é seguida por muitos como padrão de beleza, mas as vezes quando não alcançada se torna uma forma de opressão em uma sociedade mais inferior. Cristiano Azeredo Bossato
ResponderExcluirA mídia atualmente vem influenciando muito a nova geração, a seguir um padrão de beleza, não vivendo a nosso gosto e sim aos dos outros, pois a sociedade atual valoriza apenas o corpo e não a mente. Gustavo Geacomin Trevesani.
ResponderExcluirOS VALORES ESTÃO SENDO PERDIDOS ...COM O DECORRER DO TEMPO AS PESSOAS PASSARAM A APRECIAR A RAZÃO SENDO O CORPO UTILIZADO COMO OBJETO DE ESTUDO E EXPERIÊNCIAS.COM O MUNDO MODERNIZADO SOMOS OBRIGADOS A SEGUIR OS PADRÕES IMPOSTOS ,DEIXANDO VALORIZAR A NOSSA APARÊNCIA AO IN VEZ DE VALORIZARMOS NOSSA CAPACIDADE... SHEYLA LEPAUS MARQUES
ResponderExcluirAntigamente os corpos não eram tantos expostos como hoje , e as pessoas eram valorizadas pelo seu caráter não pela sua beleza . Muitas pessoas julgam as outras pelo seu corpo sem saber se é verdade ou não . Valdiceia da Silva .
ResponderExcluirNo mundo atual a beleza infelizmente esta influenciando as pessoas a tomar medidas inconsequentes ,para estarem de acordo com o padrão de beleza que a mídia vem mostrando. E se esquecendo de valorizar a beleza interior que nos leva a pensar nas atitudes do presente e futuro , nos tornando seres pensantes em busca de um futuro melhor. Karoliny Lucimar de Souza Lima .
ResponderExcluirA sociedade em que vivemos deve parar de valorizar tanto a beleza e passar a dar mais importância para a capacidade do individuo.
ResponderExcluir