2ª série Ensino Médio
A função principal de um texto é
transmitir informações, mas nem sempre essas informações são conduzidas com
seriedade e autenticidade ao leitor, pois sua estrutura é formada de ideias
soltas, sem ligações se sem retomadas válidas que forneçam ao receptor o bom
entendimento do que está sendo lido. Essas ideias caracterizam-se através de
reflexões acerca do tema abordado pelo autor, e muitas vezes por falta de uma
boa estruturação argumentativa distanciam-se do que é esperado, ou seja, não há
uma verdade crítica sobre o que ele expressa.
Antes de tudo, não é por acaso
que afirmamos e reafirmamos que a leitura, concebida como fonte de
enriquecimento cultural, como aprimoramento da capacidade argumentativa e da
competência linguística, apresenta-se como algo imprescindível a todos nós,
usuários desse estimável, rico e precioso idioma – a língua portuguesa. Nesse
sentido, não conseguimos enxergar ninguém que a realiza sem nenhum intuito, sem
nenhuma finalidade, ou seja, inseridos em tal contexto, buscamos sempre nos
tornar um pouco mais conhecedores acerca de um determinado assunto.
Um texto cuja modalidade se
define pela natureza argumentativa representa, sobretudo, aquele texto
em que se atesta a capacidade de o emissor discorrer, defender seu ponto de vista acerca
deste ou daquele assunto.
Espera-se, dessa forma, que o
discurso nele abordado faça com que o interlocutor, a depender dos argumentos
firmados, deposite toda credibilidade a ele indispensável, buscando com isso
ampliar os conhecimentos e, consequentemente, manter-se informado acerca de
assuntos diversos. Assim entendido, cumpre ressaltar que essa diversidade de
informações contidas tanto no discurso oral quanto no escrito se caracterizam
tão somente pela INFORMATIVIDADE, como bem nos retrata o próprio nome.
No sentido de darmos sustentação
e vivacidade ao assunto a que nos propomos discutir, eis que um questionamento
emerge e se constitui de uma relevância inquestionável: o que você busca ao ler
um texto? Quais as expectativas que se formam mediante tal procedimento? Qual o
grau de informatividade dos textos que chegam até você? Será que para tornarmos
nossos textos mais informativos devemos ter um ótimo repertório de leitura?
Comente sobre:
Professora: Tatiane S. Caliman
Eu busco entender o contexto previsto no texto e é claro que meu grau de informatividade é baixo pois não tive conhecimento de algum texto e com certeza temos que ter um repertorio de leitura por que se temos um bom repertorio conhecemos palavras novas e com isso temos um bom texto.
ResponderExcluirSamara Foeger
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAo criar um texto devemos apresentar uma sequência para que o texto não fique repetitivo e que o grau de informatividade seja com o interesse do leitor. Os textos que chegam até a mim são de imformatividade baixa e média ,pois são textos que ja tenho conhecimento e que acrescentam algo a mais.
ResponderExcluirLucineide venturini
Ao ler um texto busco informações novas,que aperfeiçoa o meu conhecimento,entre tanto os textos que chegam até mim são de médio grau de informatividade,porém para obter um bom repertorio devemos conhecer novas palavras,para ter um ótimo resultado.Tainah
ResponderExcluirao criar um texto devemos prestar muita atenção para fazer com que o texto não fique repetitivo, com um grau de alta informatividade para chamar a atenção do leitor\ouvinte.
ResponderExcluirBrenda Ardiçon Giuriatto
De acordo com o texto que tenho oportunidade em fazer a leitura, busco informações para aprimorar meus conhecimentos. Em determinadas situações eles me enriquecem porem em outras elas apenas me reforçam.Os textos que tenho contato são de baixa e media informatividade.Concordo que para tornarmos nossos textos mais informativos devemos ter um ótimo repertório de leitura, sendo assim teremos condições de passarmos orientações e informações mais aprimoradas e de média informatividade.
ResponderExcluirHeloisa Agrizzi
Ao ler um texto busco principalmente novas e interessantes informações , no decorrer da leitura é de extrema importância que ele traga fatos, deixando o leitor curioso e com vontade de ler cada vez mais. Na maioria das vezes chegam até a mim textos de média informatividade ,pois são informações novas mas não muito especificas. Sem duvidas para um texto ter um bom grau de informatividade o autor deve ser um bom leitor , pois com a leitura ele aprende novas palavras e informações.
ResponderExcluirPedro Henrique H. Entringer
Precisamos de informações que sejam relevantes e que levem o leitor em busca de novos conhecimentos, levando em conta que o texto deve ser atrativo e com linguagem de fácil entendimento. Os textos que chegam ate mim são de baixa ou media informatividade. Quanto mais informações o texto oferecer a quem esta lendo, maior e melhor seu entendimento, visto que este tem a intenção de fornecer subsídios ao leitor que por adotar um habito constante de leitura, adquira mais conhecimento e conscientizar e aprimorar suas praticas e atitudes quanto cidadão.
ResponderExcluirVanessa Regiani Ferraço
O objetivo principal quando fazemos um texto é apresentar uma sequência didática com um bom desenvolvimento e a expectativa em representar um texto é ter uma qualidade de informação que pode caracterizar em maior ou menor grau. Se estivemos um bom repertório com certeza teremos uma boa inspiração de palavras e com isso termos um bom texto.
ResponderExcluirKarolyne Malanquini Marotto
Ao ler um texto buscamos o que acrescentar em nosso conhecimento prévio, a expectativa ao ler dependerá do assunto abordado, assim como o conhecimento que o leitor tras consigo, logo então quem tem um bom repertório de leitura terá facilidade em produzir um texto com um bom grau de informatividade.
ResponderExcluirMeriane Tessinari
Ao ler um contexto busco entender. Se ele for de um alto grau de informatividade é muito melhor pois consigo tirar todas as informações que preciso saber, e claro que quando o leitor vai ler a informação ele deve ter um ótimo entendimento de sua leitura.
ResponderExcluirBianca Giuriatto
Ao ler o texto eu busco entende-lo e a mim mesmo me informar mais e obter mais conhecimento, uma maior qualidade de informações e desenvolvimento. Devemos ter um bom repertorio de leitura mais clara e proporcional para ficar bem mais fácil de se desenvolver um bom texto.
ResponderExcluirGabriel Oliveira
O objetivo principal ao criar um texto é busca ter interessantes informações e presta bastante atenção para que ele não fique repetitivo.Os textos que chegam até a mim são de baixa ou média informatividade,pois são textos que já tenho conhecimento.Quanto mais informações o leitor obter maior e melhor será seu entendimento quando estiver em sua leitura.
ResponderExcluirFelipe Viana
Apos a leitura do texto sobre informatividade e argumentatividade a função principal e transmitir informação , para isso eu brusco entender o que esta transmitindo. Os textos que chegam ate a mim e de alta informatividade .
ResponderExcluirSim temos que ter ótimo repertorio de leitura. pois ao transmitir as informações teremos facilidade de se expressar e onde podemos defender nossos argumentos em determinados assuntos. Maria Aparecida
Ao ler o texto, vou em busca de novas informações que ajudam no meu conhecimento. o texto tem que ser de fácil entendimento para que o leitor possa entender e se interessar no assunto abordado. Dependendo do assunto tratado o meu gral de informatividade vai de baixo a médio. Para um bom texto temos que ser um bom leitor para concluirmos nele boas informações.
ResponderExcluirThais Layber
Ao ler um texto, eu busco sempre novas informações, e é de suma importância que o texto seja atrativo, que chame a atenção dos leitores e faça com que ele tenha cada vez mais vontade de ler. Na maioria das vezes, chegam até a mim textos de baixo e médio Grau de informatividade.Para tornarmos nossos textos mais informativos devemos ter um ótimo repertório de leitura, assim, faz com que seu texto tenha uma boa pontuação, palavras diferentes e um fácil entendimento.
ResponderExcluirKatiane Marinho Foeger
Ao ler um texto, busco me informar e a adquirir novos conhecimentos. Para que o texto me interesse, é preciso que ele seja bastante atrativo e convincente, para que este me traga novas informações. A maioria dos textos que já li, me trouxe um grau de informatividade baixo ou médio. Ao fazer um texto busco colocar neste informações atrativas e de interesse de todos, alem de um bom contexto e pontuação correta.
ResponderExcluirRitiele Marinho.
Ao ler um texto, busco entender oque nele a escrito e por esse meio aprimorar meus conhecimentos. Na maioria das vezes, busco encontrar textos em que contem um médio ou ate mesmo alto grau de informatividade, pelo fato de eu querer sempre acrescentar algo a mais ao meu vocabulário. Ao elaborar um texto tento transmitir por meio do mesmo as informações, cujo, acredito que tenha maior aceitação e entendimento aos leitores.
ResponderExcluirLetícia Miguel
Ao ler um texto busco entender o contexto presente nele.Geralmente os textos que leio sao de baixo e médio grau de informatividade.É claro que para um texto que criamos ter sentido e fazer com que o leitor tenha prazer ao lê-lo devemos ter um ótimo repertório de leitura para sabermos escrevê-lo de forma que quem está lendo o entenda.
ResponderExcluirFrancieli Scopel
Ao ler um texto tento no primeiro momento entender suas informações que nele a contido. Os textos que costumo ler, são de baixo ou médio grau informatividade. No momento que estou escrevendo um texto, tenho em mente em fazer algo em que quem ler tenha um maior entendimento, mais para isso o nosso vocabulário e nosso repertorio de leitura tem que estar ótimo.
ResponderExcluirLucas Calenti
Quando leio algum texto, meu primeiro interesse e aperfeiçoar meu vocabulário e acrescentar a ele novas informações, que consigo desenvolver ao decorrer do texto. Os texto em que leio geralmente são de médio grau de informatividade. Para se fazer um bom texto, o autor tem que ter bons argumentos, para que seus leitores tenham um prazer e uma melhor aceitação.
ResponderExcluirCarlos Henrick
Ao ler um texto,busco entender o maximo possivel do que se fala nele.Pois quando pretendo ler um texto busco adqurir mais conhecimento;mas se o texto for de baixa informatividade o mesmo nao vai me acrescentar em nada sobre o assunto tratado no texto.
ResponderExcluirRodrigo N. santos
Uma pessoa ao ler um texto seu principal interesse e o grau de imformatividade. Onde ira aperfeiçoar seu conhecimento com isso sua argumentatividade tera uma melhora.Sedo assim cada um que buca ler tambem esta buscando a mesma forma de conhecimento.
ResponderExcluirWelington r.r. entringer
Ao ler um texto procuro me atentar a ideia principal ao qual ele foi escrito e consequentemente adquirir o conhecimento e as informações por ele transmitido.A expectativa que se forma mediante tal procedimento é o enriquecimento do meu vocabulário através do conhecimento que irei adquirir. O grau de informatividade dos textos que leio é de baixa e média informatividade pois eles não me acrescentam ao máximo sobre o assunto tratado e sim reforçam o conhecimento ao qual já tinha.Com certeza, para que os nossos textos sejam mais informativos devemos ter um ótimo repertório de leitura, pois quando temos um conhecimento sobre determinado assunto o texto produzido será com um alto grau de informatividade. Jucélia Fernandes.
ResponderExcluirQuando procuro ler um texto, espero que esteja contido nele informações que me levem além do meu conhecimento prévio. Os texto que chegam ate mim com certeza tem grau baixo e médio de informatividade o que é insatisfatório para ganharmos uma boa leitura e para formamos novas opiniões que possam acrescentar conhecimentos a outras pessoas.
ResponderExcluirHeloisa Bossato Pereira
Busco em minhas leituras aprimorar meu conhecimento e ter um bom entendimento do assunto abordado, tento como consequência aprimoramento do vocabulário linguístico. O textos que costumo ler apesentam baixo e media informatividade, sendo assim são textos que acrescentam pouco ao meu conhecimento ou somente reforçam o que eu já sei.
ResponderExcluirAmanda Sezana Giacomin
Ao ler um texto busco aprender ou aprofundar- me no assunto abordado no mesmo, tendo um bom entendimento. Os textos que veem até mim não são de alto grau de informatividade , as vezes possuem até médio grau , mas procuro sempre buscar leituras que me tragam conhecimento que ainda não tenho. Sendo assim eles não acrescentam tanto e confirmam o conhecimento que já tenho prévio. O interessante e procurar outros textos que possuam um maior grau de informatividade para que aprendamos mais coisas que farão um grande diferença em nossa vida.
ResponderExcluirDara Sthela Vicentini Sesana.
Ao ler um bom texto, tento ter uma boa compreensão para aprimorar meus conhecimentos cada vez mais .Principalmente os que possuem um médio grau de informatividade na qual me proporcionam oportunidades de adquirir novas informações em minha vida.Para se fazer um bom texto , tento aprimorar nele informações de qualidade para que os leitores se interessem cada vez mais.
ResponderExcluirIsadora Marchiori
Ao ler um texto buscamos o que acrescentar em nosso conhecimento prévio, quando leio um texto com certeza tem grau baixo e médio de informatividade o que é insatisfatório para termos uma boa leitura e para formamos novas opiniões, quanto mais informações o texto oferecer a quem esta lendo, maior e melhor seu entendimento.
ResponderExcluirMauricio R. Travezani
durante a leitura de um texto o leitor busca aprimorar seus conhecimentos, descobrir coisas novas e consequentemente adquirir informações.
ResponderExcluirQuanto mais se lê,mas sente a necessidade de continuar para obter determinada informação por completo.Gerando certo êxtase.
Chega se ao leitor conteúdos de alto, baixo,e médio nível de informatividade, porem o de baixa não gera qualquer interesse enquanto o de alta da ao leitor novas experiencias e conhecimentos. Quanto mais leitura de alto e médio grau de informatividade adquire se mais argumentos e facilidade em interpretar e criar textos de boa qualidade, tornando assim a pessoa mais capacitada.
Marília Marcarini